Notícias

Pastor, professor, escritor eavivalista, o Pastor Enéas Togninifundou o Seminário Teológico Batista Nacional e a Igreja Batista do Povo. Foi um dos maiores responsáveis pelo movimento de renovação espiritual da Igreja Evangélica Brasileira e pela criação da Convenção Batista Nacional.
Natacha Rocha

morte togniniTognini foi o fundador da Igreja Batista do Povo, IBP, e do Seminário Teológico Batista Nacional. Na década de 1960, foi um dos líderes do movimento de avivamento espiritual, que deu origem à Convenção Batista Nacional, CBN, tornando-se presidente desta entidade posteriormente.
O Pastor era filho de imigrantes italianos e nasceu em Avaré, interior de São Paulo, no dia 20 de Abril de 1914. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro, RJ, ele esteve à frente das Igrejas Batistas do Barro Preto, em Belo Horizonte, MG, e Batista de Perdizes, em São Paulo, SP.
Tognini faleceu na manhã da última Quarta-feira, 09 de Setembro, aos 101 anos de idade, em São Paulo. O líder foi submetido a uma cirurgia em Março deste ano, para a retirada de um tumor no intestino, e, desde então, estava cuidando de sua saúde em casa. O Pastor Enéas deixou a esposa, Élia, suas três filhas, Dinéa, Edna e Noemi, três netos e cinco bisnetos.
Nas Redes Sociais, cristãos de diversas denominações lamentaram a partida de um grande avivalista e lembraram o legado deixado para as gerações. Tognini era respeitado no meio evangélico, era influente sobre líderes Batistas e de outras denominações, pois sua mensagem sempre veio acompanhada da pregação dos dons espirituais.
Conceituado escritor cristão, publicou mais de 40 livros e fazia parte da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Também atuou como presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, SBB, e em 2002, foi condecorado com o título de Cidadão Paulistano.
Em seu Instagram Oficial, Apóstolo Renê Terra Nova fez uma homenagem especial: “Transferido para o Céu! Aos 101 anos, o Senhor tomou para si um embaixador de verdade. Conheci poucos homens na Terra como esse, exemplo em tudo, reserva moral, caráter ilibado! O Eterno console os familiares e seus milhares de discípulos, Enéas Tognini.”