Notícias

Deixar crianças sozinhas em casa pode ser muito perigosoalerta

Cléo Pinheiro 

No dia 28 de Julho, uma menina de cinco anos morreu carbonizada durante um incêndio que ocorreu no bairro Crespo,na Zona Sul de Manaus. Ela estava sozinha em casa. Vizinhos tentaram ajudar, os bombeiros foram chamados, mas não deu tempo de salvar a criança, porque a residência estava trancada.

Esta não é a primeira vez que esse tipo de fatalidade acontece na cidade. No dia 25 de Setembro do ano passado, dois irmãos, de um e dois anos de idade, morreram quando a casa onde eles moravam pegou fogo. De acordo com testemunhas, os meninos foram deixados sozinhos pela mãe, que teria ido à casa de uma vizinha, para acessar a internet. Ela foi presa. 

No último dia 9, houve um novo incêndio e,por pouco, a tragédia não se repetiu. Três crianças, de 2,4 e 6 anos, que tinham sido deixadas sozinhas em casa, foram salvas por vizinhos. Elas ainda tiveram várias queimaduras pelo corpo.

Esses acidentes nos levam a refletir sobre a maneira como as famílias, não apenas os pais, mas também avós, tios e demais parentes, estão cuidando das crianças.
É certo que quase todo mundo precisa trabalhar e nem sempre há condições financeiras para pagar uma babá ou deixar os filhos em uma creche pública, já que as vagas são sempre tão escassas. Ainda assim, deixar as crianças sozinhas nunca é a melhor opção, porque isso representa perigo para a segurança delas.

Segundo especialistas, até os 14 anos de idade, a maioria das crianças não é suficientemente madura para ficar sem a supervisão de um adulto, mesmo que seja por um curto período de tempo, já que elas correm o risco de sofrer vários acidentes como asfixia, envenenamentos e incêndios. 

Crianças que ficam sozinhas por longos períodos de tempo também podem estar vulneráveis a situações de violência física e sexual, ter alterações de comportamento, se sentir solitárias, com medo ou até deprimidas.

Além de colocar em risco a integridade das crianças, permitir que elas fiquem sozinhas pode ser considerado crime.

De acordo com o artigo 133, do Código Penal Brasileiro,deixar um menor de 16 anos sozinho em casa pode ser considerado crime de abandono de incapaz e resultar em uma pena de seis meses a três anos de prisão. Se houver morte, os responsáveis ainda podem responder por homicídio.

De acordo com a lei, aos 16 anos, a pessoa já é capaz de praticar, por conta própria, alguns atos da vida civil, mas ela só é considerada verdadeiramente capaz de cuidar da sua segurança e responder pelos seus atos aos 18 anos de idade. 

Portanto, cuidar das crianças e acompanhá-las sempre de perto é uma maneira de garantir o bem-estar delas e também uma forma de demonstrar amor.