Estudos para Crianças

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé...” (Gálatas 5:22)

Já estudamos sobre o AMOR, o GOZO ou ALEGRIA, a PAZ, a LONGANIMIDADE, a BENIGNIDADE e a BONDADE. Hoje vamos conhecer o fruto do Espírito chamado .

E o que é ? Os dicionários dizem que é crer, acreditar, ter esperança em algo.

E o que a Bíblia fala sobre FÉ?

Vamos ver o que Hebreus 11:1 diz: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.”

Vamos entender direitinho? Fé é eu crer, acreditar em algo que eu ainda não vi. Difícil, não é? Como nós vamos crer em algo que não vemos? Esse é o desafio da .

Vamos continuar a ler Hebreus 11. Ele diz que é através desse fruto do Espírito em nós que acreditamos que Deus criou todas as coisas pelo poder da Sua palavra. Na Bíblia, Elevai nos dando vários exemplos de homens que fizeram coisas extraordinárias, simplesmente porque creram, acreditaram.

Vamos ver Abel. Ele não tinha a Bíblia nem ninguém para ensiná-lo sobre como ofertar a Deus o seu melhor. Mas, por fé, ele o fez.

E Enoque? Já ouviu falar dele? Não?! Enoque veio antes de Noé, e ele ficou conhecido como “o homem que andava com Deus”. Ele desenvolveu uma intimidade tão grande com Deus e sua fé em Deus era tão grande, que, veja o que a Bíblia diz: “E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.” (Gênesis5:24). Imagine a cena: Enoque, andando na rua, e, de repente, Deus manda que Seus anjos o levem diretamente para o Céu. Uau! É muita fé, não é mesmo?

E Noé? “Divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.” (Hebreus 11:7)

A fé no coração de Noé foi tão grande, que mesmo debaixo da gozação de todos, ele construiu uma raça no meio do deserto.

E Abraão? Ele largou sua família, sua casa, sua fortuna, largou tudo para obedecer à voz de Deus e ir para uma terra que ele nem sabia onde era: “...obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.” (Hebreus 11:8)

Hoje temos muitos exemplos de FÉ. Quantos cristãos, pelo mundo todo, deixam suas casas para irem pregar o Evangelho nos lugares mais distantes. E os cristãos, que foram mortos, de forma violenta, por causa de sua FÉ em Jesus?

Você sabia que sem é impossível agradarmos a Deus? O coração de Deus se entristece quando vê que nãoacreditamos nEle, que não cremos que Jesus morreu na Cruz,  que ressuscitou para nos salvar e dar vida eterna. É a que Ele existe, que nos faz nos aproximarmos dEle. E tem uma coisa bem interessante: Em Hebreus 11:6 está escrito que Deus é presenteador daqueles o buscam, que querem estar com Ele, que O procuram de todo oseu coração.

De onde vem a FÉ? “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10:17)

A FÉ se desenvolve quando ouvimos a Palavra de Deus, quando oramos, quando lemos a Bíblia. Assim como a comida nos alimenta, a Palavra de Deus alimenta e fortalece a Fé. Se não lemos, não ouvimos a Palavra, nosso espírito não é alimentado e a FÉ morre.

Vamos exercitar o fruto da FÉ.