Para os 12

“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.” (Efésios 4:11,12)

Verdade Central: A ressurreição dos ministérios traz para a Igreja uma nova dimensão administrativa dos dons e ministérios e a esperança para que o Corpo de Cristo gerencie esses dons e ministérios com maturidade. Isso faz nascer uma Geração Apostólica.

Introdução: Alguns advogam que atualmente não existem os cinco ministérios descritos em Efésios 4:11. “E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres.”

Porém, a Bíblia é clara quando diz que Deus estabeleceu os ministérios, “querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo...” (Ef 4:12). Devemos compreender que Deus quer: Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres para comporem o Corpo de Cristo e edificarem a Igreja de forma mais eficaz.

Através de algumas perguntas que estão testando seu conhecimento, você tem aprendido a base bíblica do ministério apostólico. Assim, como líder em uma Geração Apostólica, estará preparado para responder a outros sobre este assunto tão relevante.

Na semana passada, vimos alguns princípios que os Apóstolos da nova geração precisam preservar: o testemunho de Cristo, da comunidade e da piedade. Neste estudo final, veremos o testemunho do discipulado, da santidade e da justiça.   

8.4 O testemunho do discipulado

O testemunho do discipulado fala de cumprir o que Jesus nos ordenou: “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.” (Jo 15:8). A ordem é fazer discípulos. Você já imaginou se não houvesse Pastores na Terra? E se não houvesse os Bispos? E se os líderes, missionários, dirigentes, assistentes, não tivessem feito o trabalho de um pregador e preservador da doutrina?

A ordem é fazer discípulo. Isto é trabalho de um povo apostólico: marcar uma geração, deixar uma geração com um legado. Os nossos pais biológicos deixaram o legado da herança física, os pais espirituais deixam o legado da herança espiritual, o manto da unção. “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa, a Timóteo meu verdadeiro filho na fé...” (I Tm 1:1,2)

Você já observou que, quando o povo apostólico nasceu, foi um resultado de discipulado. O povo apostólico fala a mesma linguagem, tem as mesmas atitudes, recebe a mesma autoridade, caminha na mesma senda, faz os mesmos sinais, prodígios e maravilhas. É um povo que sai da timidez, toma posse da palavra profética, entra em operação, e se lança no sobrenatural, pois foi ensinado através de seus pais a declarar e receber com legitimidade. Este é um povo apostólico, marcado com esse legado, uma geração de discípulos que tem discipuladores dando-lhes cobertura.

8.5 O testemunho da santidade

É preciso ser santo, andar em santidade diariamente. “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus.” (Ef 1:1). Só um homem santo poderia escrever assim. A palavra santo vem do grego Hagios, que significa separado. No hebraico, é Kadosh, consagrado, disposto a ser de Deus, limpo, puro, sem mácula, sem defeito, sem mancha.

A chamada para ser santo é nesta vertente: puramente separado para. Nós fomos separados para uma obra. Nessa separação, precisamos ter a marca da santidade. Todos os dias buscarmos a presença do Senhor.

Em uma das vezes que fui a Coreia e estive com David Yonggi Cho, minha esposa disse: “Ele inspira santidade. Quando ele entrou, vi que a nuvem da santidade acompanha esse homem. Há um manto diferente nele.”

Depois de algum tempo, fomos a uma reunião com a seleta equipe de David Yonggi Cho. Na reunião, fomos informados de que o Dr. Cho ora três horas por dia, no mínimo. A primeira hora para mortificar as obras da carne. A segunda hora para adorar a Deus. A terceira hora para apresentar ao Senhor os projetos e necessidades pessoais. Um discípulo, Apóstolo que estava comigo, disse: “Se esse homem, que ora há 50 anos, todos os dias precisa mortificar a carne, e nós?” Entrou um temor, e vimos que a marca do apostolado é a santidade. 

8.6 O testemunho da justiça

O testemunho da justiça é um dos princípios ensinados por Jesus aos Seus 12. Quanto mais crescemos em liderança, mais seremos cobrados. Muitas vezes, podemos ser injustos, mas o nosso alvo é a justiça, e isso deve ser o nosso desejo de comer e de beber. “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.” (Mt 5:6)

O que é justiça? O que é um povo justo? O Messias ensina com propriedade sobre ter um testemunho de justiça. Dentro de nós, temos, por natureza, um poder herdado de Caim de julgar o nosso irmão, de emitir sentenças e, assim, tornamo-nos acusadores, tomadores de causas e, muitas vezes, fazemos um caminho de impiedade.

Quando a Bíblia apresenta Jesus como Justo, é para que a doutrina do Messias dirija a nossa história. “Jesus, sendo injuriado, não injuriava, sendo perseguido não perseguia, sendo maltratado, não maltratava, mas entregava tudo ao pai que julga com retidão.” (I Pe 2:22)

Esses princípios vividos se tornaram o padrão ético, moral e espiritual para a Igreja de Jesus. Se encontrarmos líderes com essas qualidades, dificilmente o Corpo de Cristo adoecerá.

Todas essas perguntas serviram para abrir a sua mente e ajudá-lo a compreender que você faz parte da Geração Apostólica, de continuidade do Capítulo 28 de Atos dos Apóstolos. Acredite que a nossa geração é uma geração de líderes que está dando continuidade à história que só terminará quando Ele, o Apóstolo dos Apóstolos, voltar.