Para os 12

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo." (Efésios 4:11,12)

Verdade Central: A ressurreição dos ministérios traz para a Igreja uma nova dimensão administrativa dos dons e ministérios e a esperança para que o Corpo de Cristo gerencie esses dons e ministérios com maturidade. Isso faz nascer uma Geração Apostólica.

Introdução: Vimos, na semana passada, que alguns advogam que atualmente não existem os cinco ministérios descritos em Efésios 4:11."E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres."

Porém, a Bíblia é clara quando diz que Deus estabeleceu os ministérios, "querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo..." (Efésios 4:12).Devemos compreender que Deus quer: Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres para comporem o Corpo de Cristo e edificarem a Igreja de forma mais eficaz.

Teste o seu conhecimento

Você é Geração Apostólica, por isso, teste um pouco do seu conhecimento sobre o assunto. Com certeza, você ficará surpreso em lembrar o quanto os Apóstolos fizeram por nós e o quanto precisamos fazer para cumprir nossa função.

1. Quais foram os Apóstolos que escreveram cartas e Evangelhos?

O Apóstolo que escreveu cartas foi Pedro. Os Apóstolos que escreveram Evangelhos foram Mateus e João. Digo que são documentos relevantes que o Cânon e concílios julgaram como inspirados e importantes, embora a crítica da redação e crítica histórica advoguem que existem muitas outras cartas e Evangelhos que precisavam ser avaliadas e serem colocadas como inspiradas. Porém, a relevância já compõe o Bíblos – Bíblia Sagrada. Esses queridos Apóstolos deixaram um legado para gerações, livros instrutivos que somam para a formação de grandes líderes e dão rotas sólidas para que a doutrina de Cristo seja preservada.

2. Houve Apóstolos que não fizeram parte da equipe de Jesus. Quais foram?

- Matias."E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos." (At 1:26)

- Paulo."Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus)..."(I Co 1:1).

- Barnabé. "Ouvindo, porém, isto os apóstolos Barnabé e Paulo..." (At 14:14)

Eles são chamados de Apóstolos e reconhecidos pela Igreja.

3. O que faz um Apóstolo?

O Apóstolo consolida doutrinariamente uma geração, representando fielmente Aquele que O enviou, o Senhor Jesus Cristo. Ele investe o seu tempo e as suas forças na consolidação da sua geração, consolidando uma geração de Pastores, de discípulos e outras autoridades espirituais. É um consolidador que planta e preserva a doutrina de Cristo, porque o Apóstolo é do ministério de Cristo. Foi Cristo quem instituiu o apostolado. A ideia é do Messias, por isso esse ministério é de autoridade.

4. Qual o Apóstolo que teve uma experiência visual com Jesus, após Ele ter ressuscitado?

Saulo, que depois recebeu o nome de Paulo. "Saulo... dirigiu-se ao sumo sacerdote, e pediu-lhe cartas para Damasco... Mas, seguindo ele viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu; e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer... Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via coisa alguma; e, guiando-o pela mão, conduziram-no a Damasco. E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu." (At 9:1-9).

Isso é para provar que mesmo depois da ressurreição, Jesus continuou chamando os discípulos de Apóstolos, pois o ministério apostólico é um ministério que não terminou. Os Apóstolos foram chamados enquanto Jesus estava em vida na Terra e, claro, depois que foi para o Céu. E até hoje Jesus está formando esses líderes de avivamento para preservação da sã doutrina.

5. Quais foram os Apóstolos gerados por testemunhos?

Barnabé (At 9:27; 14:14; 15:12), Matias (At 1:26) e, provavelmente, pelos atos apostólicos, João Marcos (At 12:25) e Silvano (II Co 1:19). Esses Apóstolos tiveram o privilégio de serem discípulos, seguidores de Cristo, mas doutrinados por outros Apóstolos levantados por Jesus. Eles tiveram um testemunho de vida exemplar e, por isso, foram indicados Apóstolos daquela geração, dando continuidade ao ministério que deveria não só consolidar a Igreja de Jesus, mas, principalmente, deixar as marcas de um ministério frutífero, de uma escola funcional. Os 12 são apostólicos, pois o Senhor Jesus, depois de gerar os 12 no espírito, declarou diante dos discípulos que a nova geração estava chegando. Nessa função apostolar, os Apóstolos são os representantes deste ministério que é de Cristo, pois foi Ele quem gerou o ministério apostólico para que os Apóstolos O representassem nessa chamada. Escolheu 12 Apóstolos, mas deixou claro que para ser Apóstolo o primeiro requisito é ser discípulo.

Jesus tinha muitos discípulos que O seguiam. Mas, para escolher os 12 Apóstolos, passou uma madrugada orando, pois queria saber quem eram os discípulos que estavam no coração do Pai para compor a Sua equipe de 12 e tornarem-se os homens guardadores da sã doutrina, os Apóstolos. Então escolheu Simão (Pedro), André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, Simão (Zelote), Judas (filho de Tiago) e Judas Iscariotes (o que se fez traidor) (Lc6:12-16). O princípio apostolar começa com os 12, porque eles cumprem a função esquecida das 12 tribos. Jesus paga a dívida das 12 tribos e mostra a restituição dessa chamada. Dentro das 12 tribos, houve as que se dispersaram como Dã e as que se dividiram. Jesus traz de volta a função das tribos através da restituição do chamado apostólico pelos 12 – porque os 12 conquistam e formam a Geração Apostólica para formação de um povo apostólico.

Sabemos que Jesus escolheu 12 homens, aos quais chamou de Apóstolos, mas, dentre eles, houve aqueles que não cumpriram a função apostólica. Porque há líderes que são chamados para serem Apóstolos, mas não cumprem a sua função. Da mesma forma, há líderes que não são chamados de Apóstolos, mas que exercem a função apostólica. Porém, mesmo sem cumprir a função, Jesus os classificou como Apóstolos, e os relatos confirmam que eram Apóstolos.