Para os 12

Texto:“Sede santos, porque Eu sou Santo.” (I Pedro1:16)

Verdade Central:Santidade deve ser o desejo de todo aquele que nasceu de novo. Esta é a nossa vocação: a santidade, sem a qual ninguém verá a Deus (Hebreus12:14). Um povo santo deve gerar uma Nação Santa.

Introdução:Diante de tantos desafios e esforços naturais que não funcionam, numa época em que as clínicas de autoajuda estão ampliando suas tendas para tentar minimizar a problemática de tantos doentes sociais e muito se gasta para encontrar soluções para um caráter tratado e curado socialmente, vemos que só nos resta uma saída: “Sede santos, porque Eu sou Santo.” (I Pedro1:16). A santidade é o nosso legado!

Povo santo e Nação Santa são os endereços que a Bíblia traz para que o líder não erre a rota que o Senhor está indicando para gerarmos um povo e, consequentemente, uma Nação. Não é muito fácil, porém não é impossível, pois o Senhor não nos entregaria uma meta para que nós errássemos e Ele mesmo nos punisse por isso. Se Ele disse que é possível ser santo assim como Ele é, assim será. Não podemos transgredir os decretos que são santos para um povo que tem a essência da vida do Autor dessa chamada extremamente profética.

Nos estudos anteriores, vimos que uma Nação Santa é gerada por um povo que já tem esse perfil, que conhece a Palavra e tem a visão correta de quem é Deus. A Bíblia afirma que somos um povo santo (I Pedro 2:9,10). É privilégio para nós, que nascemos de novo, recebermos das mãos do Senhor essa confiança. Cristo em nós, esperança da glória (Colossenses 1:27).

Vimos também que é necessário demonstrar a santidade através da vida pessoal, cada filho de Deus sendo santo na linguagem e no comportamento. No âmbito pessoal, nossas atitudes devem ser santas, sem esperar pelo outro. Cada um será aplaudido pelo Pai por ter se comportado de forma condigna a uma vida modelo para os fiéis.

Nesta semana, veremos que é possível gerar uma Nação Santa através do coletivo, da atuação na comunidade.

 

3. Gerando uma Nação Santa através do coletivo

Precisamos de um povo, de indivíduos e da nossa coletividade imergidos na proposta da santidade. Se cada um ajudar o outro, fazendo a sua parte no individual, somando e ajudando o seu próximo, teremos, com certeza, uma resposta no coletivo. Hei de ver a nossa comunidade aprovada na santidade, não só como indivíduo, mas no coletivo também.

Somaremos os nossos esforços e, com graça, teremos da parte de Deus uma resposta que agrade a todos. Deus é o Pai da santidade, gerou filhos para a santidade e esse projeto não repousará apenas em alguns. Todos serão partícipes da mesma essência, pois assim como é a primícia será toda a sua totalidade.

 

3.1 Coletivos na comunidade

A comunidade não é feita de isolamentos. Somos coletivos para cantar, dançar, cultuar... Porém, essa coletividade depende da unidade para que as respostas venham do Trono e, assim, sejamos aprovados por Aquele que nos assiste.

Creio na citação de um teólogo: Somos os artistas e Deus é a plateia que nos assiste. Deus está nos assistindo. A nossa comunidade de fé deverá, na sua espontaneidade, buscar a face do Pai e todos devem estar tão introspectivos que aqueles que nos assistem virão e nos aprovarão. Creio que muito mais do que trabalhar para Deus, devemos perguntar para Ele se estamos sendo aprovados no que estamos fazendo.

Uma comunidade santa é aquela na qual todos estão comprometidos com o Pai, em que o pecado não domina as pessoas, em que o caráter de Deus está impresso visivelmente nas pessoas que chamam pelo Nome Santo. Creio que os sinais, prodígios, maravilhas e grandes milagres estarão sempre diante dos nossos olhos.

Vejo que, com o passar do tempo, a pergunta que fazemos é: Se depender da vida que tenho hoje para a glória de Deus se manifestar em meio ao povo, quanto por cento da presença do Santo de Israel será lançada sobre o povo?

No individual, já temos uma resposta parcial de como Deus vai Se revelar sobre a nossa gente. Lembre-se do decreto: “Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.” (Josué 3:5). Note que a chamada de santidade no coletivo é tão imprescindível quando no individual. Nossa resposta deverá ser: Eis-me aqui, Senhor, pode me usar neste tempo para ser exatamente o que o Senhor quer que eu seja. Sou santo e convivo em meio a um povo que é santo.