Para os 12

Texto: "Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente... Far-te-ei fecundo extraordinariamente e de ti farei nações e reis (príncipes, conquistadores) sairão de ti." (Gênesis 17:2,6)

Verdade Central: O coração de conquistador é o de um homem que tem projetos de vida, que decidiu viver os sonhos de um líder que está acima dele. O coração de um conquistador é submisso a uma autoridade, para que não seja encaminhado pelo seu próprio desejo, pelo seu próprio coração, pelo seu próprio sentimento, pelas noções básicas da sua própria alma. Ele é alguém que reconhece e respeita a liderança. Ele sabe que há homens chamados por Deus, formados debaixo deste caráter e destes encaminhamentos para darem direções àqueles que se submetem a esses projetos de vida.

Introdução: Abraão era um líder de coração conquistador, mas tinha um líder que o ensinava como caminhar, um líder de aliança que o ajudava a manter os níveis dos projetos colocados no seu coração, que o comprometia com alianças a cada passo da caminhada.

Vimos na semana passada que o coração de um conquistador deve saber que nada lhe é demasiadamente difícil, nem é impossível. Aprendemos que só conquista aquele que é livre, nasceu de novo, fixa no coração a terra que conquistará e rompe com as velhas estruturas. Nesta semana, veremos outras características do coração de um conquistador.

O coração de um conquistador é visionário

Por ser um visionário, o conquistador entende que topografia tem a terra que o Senhor lhe entregou para medir. Abraão não tinha instrumentos tecnológicos para olhar nem medir a terra, mas tinha a visão restaurada. Deus o mandou subir a um monte e ver até onde a visão do patriarca alcançava. Esta seria a terra dada por possessão a ele.

Para medir a terra por largura e comprimento, você precisa ter uma boa visão. Abraão estava com 99 anos. Com certeza, a vista dele não estava tão apurada como quando tinha 18, mas ele tinha uma visão.

E nós medimos a largura e comprimento da terra por visão, e não por vista. Isso deve ser como linguagem para a Igreja de Jesus. Estamos enxergando no sobrenatural (II Coríntios 5:7). Não é pelo que se vê, é pelo que se crê. Não é pelo que se olha pelos olhos físicos, mas pelo que se vê com os olhos espirituais (Efésios 1:17-18).

O que significa lugares altos? Deus quer que o líder aprenda a subir montanhas. Não é apenas uma montanha física. Isso quer dizer que o líder deve aprender a estar nos lugares altos da cidade, que são a posição e a consciência de que ele foi chamado para liderar.

Subir nos lugares altos significa posição visionária. É isso que precisamos como líderes que têm o coração conquistador: Subir os lugares altos da cidade e começar a profetizar sobre ela. Você precisa aprender a entrar nesses lugares e dar o toque de alarme: É chegada a hora do Senhor!

Precisamos ter essa noção de conquista dos lugares altos. Entenda que você é alguém que foi batizado na visão de Deus. Creia e tome posse disso.

Um coração conquistador tem a semente da fé de Abraão

Há uma promessa dada por Jesus, de que pela mesma semente da fé de Abraão, nós fazemos parte desta declaração: Abraão creu, e o Senhor lhe imputou isso como justiça (Gálatas 3:6-9).

Em tudo Abraão creu e, se você é um homem de coração conquistador, desatará a fé específica de conquista. Não é uma fé para galgar coisas absurdas. É para glorificar o nome de Deus. Todos devem ficar impactados com o que está acontecendo conosco.

Se tivermos a mesma semente da fé de Abraão, precisaremos entender o que Deus prometeu a Abraão. As promessas que Deus fez para Abraão são as mesmas que Deus fez para você. Quais foram as promessas?

1. Tu és pai de uma multidão: em ti serão benditas todas as famílias da Terra.

2. Engrandecerei o teu nome.

3. Sê tu uma bênção.

Se você se mantiver com a fé de Abraão, abençoará famílias, será honrado e será uma bênção. Estas famílias da Terra, como está escrito em Gênesis 12:1-3, aparecem em Gênesis 17:5-6 e Deuteronômio 1:9-11:

"E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto; E te farei frutificar extraordinariamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti." (Gênesis 17:5-6)

"O Senhor Deus de vossos pais vos aumente, ainda mil vezes mais do que sois; e vos abençoe, como vos tem falado." (Deuteronômio 1:9-11)

Receba esta promessa de multiplicar mil vezes mais em bens, em prosperidade, em fé, em Células, Equipes de 12, em ultrapassar a quarta geração. Isso é ser abençoado extraordinariamente. Não seja apenas um conquistador; seja um conquistador que entrou no extraordinário de Deus.

Tenha coragem de entregar o seu "Isaque"

Isaque representa a conquista sobrenatural do impossível, que não é herdeiro humano como Ismael, nem tinha comprometimento administrativo, como Eliezer, nem cultural, como Ló. Isaque é a cláusula sobrenatural. Humanamente, Abraão não poderia ter tido aquele filho.

Isaque, também, representa a renúncia. Pois é isso que Deus quer: que você renuncie aquilo que parecia impossível. Você já pode ter entregado muitas coisas, mas se você quer ter um coração de conquistador, deverá aprender a viver renunciando.

A renúncia agrada a Deus. Quem aprende a renunciar o seu ‘Isaque’ vai tê-lo de volta, dado pelas mãos do próprio Deus. Quando Deus nos pede o ‘Isaque’, não é para ficar com ele. É para sabermos que o Isaque é dEle, mas pode ficar conosco.

Isaque é aquilo que você mais ama. A entrega disto é o teste da fé e o treino da confiança. Abraão tinha consciência de que, ainda que entregasse Isaque, Deus o ressuscitaria. Ele tinha fé suficiente para crer nisso.

Mas, preste atenção: existem algumas experiências que precisamos passar sozinhos. Entregar ‘Isaque’ não é uma experiência coletiva, nem todos podem participar. É uma consciência de que se está abrindo mão de algo que dói muito.

O que possuímos e mais amamos não deve ocupar o lugar daquele que afirmamos que é o Senhor das nossas vidas. Você ainda não conquistou muito porque facilmente coloca muitas coisas na frente de Deus.

O conquistador tem uma equipe com um só coração na Visão

Temos uma só linguagem: somos da Visão Celular no Modelo dos 12 e sustentaremos isso em todas as circunstâncias. Só a unidade trará pessoas que caminhem conosco no mesmo espírito.

Não temos divisão de pensamentos. Deus quer que tenhamos pensamento de aliança. Se não houver unidade, não conquistaremos nada, não haverá milagres, nem prodígios, sinais, maravilhas, nem conquistas. Estamos trabalhando com uma só linguagem, um só coração e veremos desde esta cidade até as nações conquistadas com o coração conquistador que Deus está nos dando. A partir de hoje, você começará uma história nova!