Ministrações
Congresso de Homens 2015
Home mod01 aovivo Fotos Vídeos

 

Homens de verdade ouvem conselho

Apóstolo Renê Terra nova
“E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta, e maiorais de dez; para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo. Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo em paz irá ao seu lugar. E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto tinha dito; e escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os pôs por cabeças sobre o povo; maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta e maiorais de dez.” (Êxodo 18:21-25)

Todas as vezes que Deus lhe der uma palavra, não duvide, nem desmereça. O problema não é o profeta que está falando, mas o homem de Deus que está recebendo. Moisés recebeu conselho do seu sogro, do seu mentor, e, pela obediência, seu destino foi mudado.
O conselho que Jetro trouxe foi que os homens seriam levantados como chefes, que julgariam o povo. Jetro deu um conselho e disse a Moisés que poderia pedir confirmação de Deus. Então, todas as vezes que alguém lhe entregar uma palavra de destino, de êxito, peça que Deus confirme, porque se Deus confirmar, você adentrará num tempo extraordinário de conquista.
Moisés levantou homens de verdade que foram líderes. Deus também fará você líder sobre milhares. Você não é líder para qualquer coisa, mas para algo muito relevante. Para que Deus lhe fará líder sobre tantos? Para ser Faraó ou Moises transformado?
Devemos receber a palavra profética, o conselho e gerar essa promessa. O problema é que nos aquietamos muito e não velamos o que recebemos. Sonhe com as palavras proféticas, durma com as promessas, gere as promessas. Se você fizer isso, mudará sua história de vida.
Viva como um homem de verdade, que não é apenas membro de uma Igreja, mas é parte do Corpo de Cristo. Quando alguém quer pecar, procura o clube dos pecadores. Quando alguém quer ser santo, procura o clube dos santos. Então, seja esse alguém que todos os dias dá um murro na carne, diz não ao pecado e glorifica a Deus.
A tentação é uma oportunidade divina para você dizer não ao diabo e sim para Deus. Todos são tentados. Todo ser humano é tentado, mas é oportunizado a dizer não ao pecado. Você está debaixo da graça e o pecado não mais o domina. Você é um líder diferente! Você é um homem de verdade!

Você não pode deixar que o pecado o seduza. Não sei qual a sua fraqueza e dificuldade, mas para cada tipo de provação, o escape vem junto. Não fique conectado à provação, mas ao escape. E toda vez que você é tentado e vence, você se fortalece. Então, você é um vencedor!
Um pássaro pode até pousar na sua cabeça, mas você não deve permitir que ele faça ninho. As pessoas, porém, que gostam de pecar, não são nascidas de Deus, pois os que nasceram de novo não têm prazer no pecado.
Os homens de verdade suportam a carga, são líderes que ajudam seu líder maior e a sua casa terá paz. Quando você trabalha para Deus e para o povo de Deus, sua casa estará em paz, você irá em paz ao seu destino.
Moisés atendeu às palavras de Jetro, do seu mentor, e fez tudo como ele aconselhou. É muito bom ter um Pastor, é muito bom ter um mentor, é muito bom ter um líder. Feliz daquele que tem um Pastor! O Pastor tem uma bússola para lhe mostrar o Céu.
Moisés ouviu o conselho. Sabemos que o verbo ouvir é sinônimo de obedecer. Deus nos disse: Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Se você quiser comer o melhor desta terra, tem que obedecer primeiro.
Aquele que ouvir o mentor, ouvir o Pastor, ouvir o líder não errará o destino nem confundirá o seu êxito. O mentor é voz de Deus na sua vida. Deus usa pessoas para nos mostrar estratégias. E um bom mentor sempre diz: Se essa palavra é boa, Deus confirmará!
Você será homem de Deus para dar direção à vida de outros e será humilde para receber também palavras de direção. Homens de Deus, Pastores, não são enfeites de púlpito, são instrumentos de Deus para trazerem direção à sua vida.
Uma palavra de instrução muda destinos. Pessoas são presas por causa de uma palavra, mas também são libertas por causa de uma palavra. Moisés estava na rota da fadiga e da morte, mas a instrução do líder trouxe mudança ao seu destino.
A instrução de colocar homens de verdade, homens capacitados para trabalharem junto ao povo mudou a história de Moisés e do povo de Israel. Se você seguir a instrução do líder, irá mais longe por um lugar mais curto.
Quando ouvimos conselhos de Deus, nossa obrigação é obedecer. A verdadeira obediência é a que causou conflito antes. Se você obedece porque concorda, é conveniência. Mas se houve conflito, a obediência foi praticada. Quando o seu caráter é ornado na obediência, a conquista é instalada.
Precisamos levantar um exército de homens de verdade, que não se intimidem. Você pode decidir mudar sua história hoje! Você será líder sobre outros, porque antes é líder de si mesmo e tem os ouvidos apurados para o conselho do mentor, para os conselhos que mudarão a geografia.
O maior milagre nesse texto foi Moisés deixar de ser Faraó, ser o único que fazia as coisas e não delegava nada a ninguém. Você também deixará de lado as tiranias e se transformará em um grande libertador. As pessoas não irão a você porque você é o maioral sobre todos, mas porque a unção de Deus será visível em você.
No dia que Moisés repartiu a liderança e levantou maiorais nas tribos, o povo viu que Moisés não era único, que havia outros que poderiam ajudar. Você será um homem de verdade para escolher outros homens de verdade. Você passará pelas guerras e saberá celebrar as vitórias.
Você é um líder que ouve instrução, que tem mentor sobre sua vida, homem capaz, homem de verdade, que teme a Deus, que foge da avareza e tem de Deus o caráter para dizer não às tentações e sim para Ele. Você é um homem santo!