Israel celebra 65 anos de Independência

on .

No dia 14 de Maio de 1948, exatamente às 16 horas, o Museu Nacional de Tel-Aviv, que havia se transformado apressadamente para receber uma reunião histórica, foi o palco da leitura da declaração de Independência do Estado de Israel.

O documento lido por David Ben-Gurion deixava claro que “a Terra de Israel era o local de nascimento do povo judeu e que o movimento sionista era testemunho do papel representado pela Palestina em sua história e religião. Dizia também que a declaração de Balfour e a partilha das Nações Unidas, além do sacrifício dos pioneiros sionistas e da tormenta sofrida com o Holocausto, davam aos judeus o direito inalienável de estabelecer seu estado no Oriente Médio.” (veja.abril.com.br/historia/israel/especial-capa-independencia-israel.shtml).

Hoje, 65 anos depois, celebramos esta conquista e continuamos a orar pela paz de Israel. “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor. Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém. Jerusalém está edificada como uma cidade que é compacta. Onde sobem as tribos, as tribos do Senhor, até ao testemunho de Israel, para darem graças ao nome do Senhor. Pois ali estão os tronos do juízo, os tronos da casa de Davi. Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam. Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios. Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Paz esteja em ti. Por causa da casa do Senhor nosso Deus, buscarei o teu bem.” (Salmos 122)