Fidelidade e Lealdade: atitudes que dependem de mim

on .

Numa entrevista desafiadora e esclarecedora, o Apóstolo Wellington Galdino, líder do Ministério Internacional da Restauração em Santarém/PA, fala sobre os conceitos de Fidelidade e Lealdade, e como um líder deve tratar as situações de infidelidade.

Casado com a Apóstola Varlinda, pai de Laís e Calebe, o Apóstolo Welington lidera o MIR Santarém há 18 anos e declara: “Fidelidade e a Lealdade são atitudes que não dependem do outro, mas daquele que vive decidido a cumprir a aliança e o princípio do Reino”.

Beatriz Teixeira

 

O tema deste ano, Fidelidade e Lealdade é um tema forte e até confrontador. Como o senhor definiria Fidelidade?

Aliança de seriedade, compromisso e responsabilidade de cumprir o zelo e o cuidado entre as partes que estão envolvidas neste ambiente, nesta atmosfera, nesta aliança que exige a fidelidade.

 

E Lealdade?

Gostei da definição do Apóstolo Renê ontem quando falou que a lealdade se manifesta nas diferenças de natureza, nas diferenças onde a fidelidade não está intrínseca. Acredito que a lealdade caminha junto com a fidelidade, com essa ênfase maior de vencer as diferenças e as limitações, de vencer os padrões, as cobranças normais e comuns. Isso realmente chamou muito a minha atenção, porque é possível ser fiel dentro da oportunidade, mas a lealdade você tem que ter na adversidade. A pessoa pode ser fiel quando não se exige dela uma posição contrária. A pessoa leal sempre é leal em qualquer situação. A lealdade vai exigir um comportamento que não pode ser mascarado.

 

Na vida, sempre passamos por situações que querem nos levar a não ser fiéis nem leais a Deus, ao nosso líder, ao amigo... A seu ver, o que nos impede de ser infiéis e desleais?

É a questão da aliança e do princípio. É a consciência da aliança, de decisão, de compromisso, do princípio. Você não depende da decisão do outro, fidelidade e lealdade são uma resposta sua. Quando temos essa firmeza, essa clareza do nosso compromisso com Deus, isso sempre será o fator principal de não sermos infiéis nem desleais conosco mesmos, nem com os outros, porque dessa forma estaríamos sendo infiéis a Deus.

 

A infidelidade causa uma dor dilacerante. Como o senhor acha que o líder deve agir numa situação de infidelidade no discipulado?

A única resposta que eu encontro é olhar para Jesus. Nenhum discipulador lida mais com infidelidade do que com Jesus. Ele lidou com isso desde quando andou entre nós até hoje. Se não olharmos para Jesus, não encontraremos respostas emocionais, religiosas nem psicológicas que norteiem nossas atitudes. Se não olharmos para Jesus, e seguirmos o Seu exemplo, não teremos vitória. Assim como eu já fui infiel no meu discipulado com Jesus, tenho que encontrar nEle a motivação correta para continuar discipulando, assim como Ele não desistiu de mim, e passar por cima da dor dilacerante da infidelidade e da ingratidão, que sempre está presente no caso da infidelidade.

Existem, porém, diferenças nas infidelidades. Dentro do discipulado, é mais fácil lidar com uma infidelidade que não expõe, não denigre, não mancha. Mas a infidelidade que expõe, denigre e mancha é mais difícil. Existem níveis e também consequências de infidelidade. Então, cada caso deverá ser analisado, decidindo que atitude tomar. Perceba que quando Pedro negou Jesus, o Senhor tratou Ele à parte. Quando Tomé não creu que Jesus esteve na reunião, Jesus o repreendeu na frente de todos.

 

Deixe uma palavra para os internautas, incentivando-os a andarem em honra, fidelidade e lealdade.

Trabalhar e mergulhar neste tema é mergulhar na nossa natureza de novo nascimento. Como brasileiros, especificamente, não nos preocupamos com a honra, não temos esse discurso no nosso histórico, não faz parte da conversa na família, no trabalho, nem em algumas Igrejas. Porém, no Reino de Deus, a honra é vital, é essencial. Não existe Reino de Deus sem honra. Precisamos mergulhar neste tema como revelação de uma necessidade e de manifestação da vida de Deus. Honra não é um conceito humano, é um conceito que herdamos da natureza de Deus. Devemos tomar posse da natureza espiritual e ela deve transpirar em nosso ser.