Otimismo na Política e a Luz do Evangelho

on .

Quero, neste artigo, levar os leitores a refletirem sobre a Política na ótica de uma sociedade verdeiramente cristã, com base no Evangelho, e a influência de pessoas que vivem uma vida comprometida com a Palavra de Deus, sem ignorar o desafio de influenciar nossa sociedade que se diz cristã, mas que vive realidades sociopolíticas diametralmente opostas aos princípios do genuíno cristianismo de Cristo e do seu Evangelho.

Não é nada difícil olharmos para a prática política em nossos dias e verificarmos que estamos passando por uma reforma política, e esta reforma está acontecendo desde os elementos mais comuns rotineiros, básicos, para finalmente chegarmos ao ideal de política na nação.

Confesso que, apesar das adversidades, e, por que não dizer, alguns desastres manifestados no mau-caratismo de umas dúzias de maus políticos no cenário político brasileiro, eu estou otimista com o que está acontecendo no lado bom desse importante instrumento de condução da sociedade chamado política. Por isso, quero apresentar aqui elementos que o influenciem para que você fique otimista comigo.

Em primeiro lugar, o meu otimismo deve-se ao posicionamento da liderança evangélica na direção de uma ação política comprometida com os propósitos de uma sociedade casada com os princípios do Reino de Deus. Têm chegado ao meu conhecimento novos fatos animadores de muitos tantos outros arraias evangélicos espalhados por esse ‘Brasilzão’, terra de meu Deus. Os fatos dizem respeito a ações de pessoas bem organizadas, bem propositadas, de caráter inclusivo, participativo e aglutinador do pensamento e de ações coerentes, realizadoras instrumentalizando pessoas adequadas para ações representativas na direção de um novo Brasil na política.

Gostaria de garantir aos leitores que grande parte das pessoas envolvidas nesta ação reformadora da política brasileira é do meu ciclo de amizade pessoal e outros que, não sendo desse ciclo de amizade, tenho conhecimento que são referências em seu estilo de vida pessoal e liderança cristã, e, por isso, posso citar com bastante propriedade.

Em segundo lugar, estou otimista quanto ao número de novos adeptos declarados comprometidos com a conscientização da responsabilidade do cristão diante dos desafios de uma nova e correta ação política em nossa nação, pautada no Evangelho e inspirada na pessoa de Jesus Cristo de Nazaré, maior exemplo de liderança em todos os segmentos, que já habitou no planeta Terra.

Nós, adeptos dessa reforma silenciosa, coerente porque mistura visão com ação e estilo de vida, estamos desenvolvendo uma ação política com base nos princípios bíblicos do Governo do Justo que leva o povo a se alegrar. “Quando os justos governam, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo geme”. (Provérbios 29:2)

Essa visão de princípios bíblicos para um governo justo passa por elementos maravilhosos que, ao absorvermos, aumentam cada vez mais a esperança. Para o cristão, é evidente que o Evangelho deve iluminar todo o agir humano. Isso significa que podemos buscar nas palavras do Evangelho moldar uma ação política elaborada para todos os tempos e lugares. O Evangelho oferece instrumentos especiais e únicos que podemos utilizar para análises da realidade política ou elementos de planificação social e econômica.

O Evangelho anuncia Jesus Cristo como modelo de liderança que resulta na salvação integral do ser humano. Devemos imitá-lo, Ele é o Salvador que ilumina todo homem na sua atividade pessoal e comunitária. “Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo” (João 1:9). A partir do reencontro do homem com o seu Criador pelo Salvador e reconciliador, Jesus de Nazaré, o projeto humano passa a ter em Deus a sua referência de origem, ao mesmo tempo em que a sua orientação final. Para esses, Deus Se manifesta como sentido profundo da vida, como Aquele que sacia toda sede humana de realização, em que encontra descanso o coração inquieto do homem.

O reencontro do homem com o Senhor da vida atinge profundamente todo o seu relacionamento, seja consigo próprio, seja com seus semelhantes, seja com a sociedade, seja com as coisas criadas, de que se serve. Afeta, pois, também a vida política, suprema manifestação da sociabilidade do homem dando ao cristão uma compreensão mais radical e profunda dos conflitos humanos. Orienta a escolha de metas prioritárias na condução dos negócios públicos, isso porque os atos de Jesus revolucionaram a sociedade de sua época, pois os oprimidos podiam encontrar nEle descanso.

Jesus recebia a todos não importando a sua condição, sem rejeição, e as oportunidades deveriam ser aproveitadas de forma justa. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30)

“O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, a pregar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do SENHOR”. (Lucas 4:18-19)

Considerando, então, esses elementos, revistamo-nos de coragem e ousadia cada dia na direção de engrossarmos ainda mais as fileiras dos comprometidos com essa reforma política com bases nos princípios do Evangelho e inspirados na pessoa e caráter do líder Jesus de Nazaré, resultando assim em nós a qualidade necessária para ações políticas justas, que proporcionarão ao Brasil uma sociedade melhor.

Apóstolo Marcel Alexandre