Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

on .

 Desde 2005, a Organização das Nações Unidas, ONU, designou o dia 27 de Janeiro como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. O objetivo é rejeitar qualquer negação do Holocausto como um acontecimento histórico, na íntegra ou em parte, e incentivar Estados-Membros a desenvolver programas educacionais para que a tragédia não seja esquecida pelas gerações futuras, a fim de evitar que atos de genocídio voltem a acontecer.

A data foi escolhida por ser o aniversário da libertação do campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau, na Polônia, pelas tropas soviéticas.

O tema deste ano – Resgate durante o Holocausto: a coragem de se importar – presta homenagem àqueles que arriscaram suas vidas e de suas famílias para salvar judeus e outros da morte quase certa sob o regime nazista.

“Algumas dessas histórias alcançaram destaque icônico, mas as histórias de muitos dos salvadores são conhecidas apenas por aqueles que se beneficiaram de seus atos corajosos. Em um mundo onde atos extremistas de violência e ódio ocupam manchetes quase que diariamente, devemos permanecer sempre vigilantes. Vamos ter coragem de nos importar pelos outros para construir um mundo melhor e mais seguro”, afirmou o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em sua mensagem para o Dia Internacional.

Assista a mensagem completa:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XbTzpYrvwTU#