Conquistando o território da minha herança

on . Posted in Estudos para Pastores

Existe uma herança que o Senhor reservou para você e Deus estará desafiando você a lutar e a guerrear por essa herança. Estamos vivendo dias decisivos para o nosso ministério e todos que decidem conquistar essa herança estabelecem seu território da parte do Senhor. 

Toda conquista envolve mudanças. Deus nos dá todos os recursos para conquistarmos a nossa herança e Ele chamará Seus herdeiros e os desafiará para que, diante da conquista da herança, não desistam. Abordaremos três líderes conquistadores de territórios: Abraão, Calebe e Davi. 

1. Abraão decidiu por fé 

Desde a sua chamada em Ur dos Caldeus, Abraão era um homem experimentado em decisões. Decidiu pela promessa e conquistou o território da sua herança. 

Em Gênesis 13:7, observamos que os pastores de Abraão contenderam com os pastores de Ló. Abraão tomaria uma decisão de ir oposto à decisão do seu sobrinho. Então, Ló decidiu pelas Campinas do Jordão que apontam para Sodoma e Gomorra. Abraão, porém, armou suas tendas nos Carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom, que aponta para Jerusalém. 

Aparentemente a decisão de Abraão era desfavorável. Abraão, por sua vez, não olhava para uma geografia física. A decisão de Abraão é revolucionária, pois ela aponta para o lugar onde os princípios estão estabelecidos, a cidade que tem fundamentos – Jerusalém, a cidade do Grande Rei. 

A diferença entre Abraão e Ló é que Ló escolheu pela alma e Abraão pelo espírito. Uma herança não se consolida por decisão de alma, pois a alma sempre se decide por aquilo que é agradável aos seus olhos. 

Trazer à existência um território, fazer de uma multidão de escravos, prisioneiros espirituais, doentes, enfermos, leprosos, uma herança do Senhor, um território habitável é uma decisão do espírito. A nossa decisão não deve apontar para as Campinas do Jordão que era Sodoma e Gomorra, mas em direção a Jerusalém, que estabelece territórios eternos. 

A herança celular é uma decisão, não de alma, mas de espírito. Se você quer conquistar a sua herança, ou seja, as vidas, você precisa gerar no reino espiritual e levantar altares ao Senhor, assim como Abraão. 

2. Calebe conquistou por perseverança, ânimo e estratégia 

Calebe foi um líder conquistador. Desde a saída do Egito, Calebe, da tribo de Judá, filho de Jefoné, foi um dos 12 homens enviados por Moisés para espiar a terra. Fez isso por 40 dias e, quando voltaram, somente Calebe e Josué sustentaram o discurso de conquista. Os outros 10 tiveram o coração derretido pelo medo diante dos desafios que viram em Canaã. 

Os capítulos 13 e 14 de Números abordam os 40 dias em que os espias observaram a terra e duas palavras enfatizam o caráter conquistador de Calebe: Possuir – no hebraico, Yarash – que quer dizer ‘herdar, possuir, apoderar-se de, ocupar’. Esse verbo aparece mais de 250 vezes no Antigo Testamento.  Prevalecer – no hebraico, Yakoi – ou seja, ‘ser capaz, ter poder, ter a capacidade de prevalecer ou ser bem-sucedido’. Esse verbo é traduzido mais de 200 vezes no Antigo Testamento. 

Diante de desafios, no contexto celular e nas gerações de 12, a característica de um líder está em possuir – herdar – e prevalecer – ser bem-sucedido diante das adversidades, pois agindo assim há uma garantia de grande êxito. 

Você, líder, deve ter não somente a linguagem, mas também a ação de Yarash e Yakoi, pois durante 40 anos Calebe sustentou a linguagem e teve a ação; venceu um deserto, derrotou os gigantes e herdou a terra. Conquistou o território da sua herança. 

3. Davi obedeceu e conquistou sua herança 

Pela obediência, Davi se tornou Rei da casa de Judá e Rei de Israel. Em II Samuel 2:1-4, Davi consulta ao Senhor, buscando direção para onde ir. Há líderes e discípulos que se esquecem de que a conquista da sua herança depende da disposição de obedecer à voz de Deus e procuram fazer a sua própria rota. Não se deixam ser direcionados pelo Senhor e paralisam o processo da sua conquista. 

Davi, ao buscar a direção em Deus, mostrou que dependia totalmente dEle. Não é suficiente decidir, mas obedecer. Assim, você conquistará e fluirá nas Células, nas Equipes de 12 e atrairá a presença de Deus para o seu discipulado. Davi entendeu que a obediência movia as mãos do Senhor a seu favor. 

Obediência na vida de um líder não é opção, é necessidade, porque nenhum líder conhecerá êxito celular fazendo a sua própria rota. O Senhor disse a Davi que ele deveria subir a Hebrom. Davi obedeceu e foi ungido Rei. O trono de Davi aponta para o Trono de Yeshua, Jesus. A nossa descendência se consolidará eterna quando conseguirmos ver o Trono de Yeshua reinando nos territórios que conquistamos como herança, vidas. 

Vemos a disposição de Davi, de subir com sua família, com os seus valentes e todos levaram suas famílias, isso é um sinal para os nossos dias. A visão de Deus para conquistarmos não exclui família. 

Hoje o território de Hebrom é chamado “território ocupado” onde habitam aproximadamente 450 judeus e 130 mil palestinos. Sabemos que não existem territórios desocupados, por isso o inimigo quer ocupar os territórios da nossa herança, da nossa conquista. Porém, quero profetizar que todo território que você ocupa e que você determinar será ocupado por Yeshua e neles habitarão um grande e poderoso exército de valentes decididos, conquistadores e obedientes. 

Apóstolo Robson Mendonça