O poder da consolidação de Jesus na vida das mulheres

on . Posted in Estudos para Pastores

Lendo o texto de Lucas 8:1-3, vemos que as mulheres ali citadas faziam parte da equipe do ministério de Jesus, pois elas foram alcançadas pelo poder consolidador do Mestre, que andava de cidade em cidade, de aldeia em aldeia. Isso significa que Jesus entrava nos lugares mais humildes para alcançar a multidão. 

Todo consolidador que deseja alcançar êxito na sua equipe precisará consolidar seu discípulo em três áreas: espírito, alma e corpo (I Tessalonicenses 5:23). Quando eles são alcançados nessas três áreas, tornam-se livres para conquistar todos os desafios por causa da libertação e cura que produzem no discípulo um caráter permanente em Deus. O resultado será uma grande multidão, pois esta cura e libertação serão multiplicadas nas gerações seguintes. 

Quando uma mulher é alcançada no espírito, na alma e no corpo, ela cumpre seu chamado de uma forma sobrenatural. Essas mulheres experimentaram desta libertação e cura com Jesus, por isso elas seguiram o Mestre servindo-O e prestando-Lhe assistência com seus bens, porque a consolidação de Jesus mudou o histórico de vida de cada uma. 

E Jesus, como Consolidador de Excelência, consolidou essas mulheres em três áreas: 

1. Consolidada no espírito 

Quem era esta mulher chamada Madalena? Seu nome deriva da aldeia Galileia de Magdala. Jesus consolidou esta mulher e libertou-a de espíritos malignos. A Bíblia diz que entre as mulheres que foram libertas, Madalena foi liberta de 7 demônios (Lucas 8:2 / Marcos 16:9). 

Quando suas discípulas forem verdadeiramente libertas através do seu ministério, elas seguirão você, porque foram marcadas pelo sobrenatural de Deus. O poder da consolidação de Jesus trazia libertação e Deus lhe dará este poder libertador com sua equipe. A Visão só funciona se houver unção, pois a unção consolida quebrando jugos. 

Pense que esta mulher foi livre de 7 espíritos malignos. O Espírito de Deus nos dá este poder da consolidação para nos dar autoridade sobre principados, potestades e forças malignas que atuam na vida de pessoas que Deus, por propósito, coloca debaixo da nossa cobertura espiritual. 

Enquanto a mente de uma mulher estiver cativa, oprimida, ela não conseguirá sonhar os sonhos de Deus. A Bíblia nos mostra que há uma guerra entre espírito e carne pela alma, e quando a libertação chega, ela quebra grilhões tirando a alma do poder da carne que produz medo e morte. Assim, o Espírito de Deus governará a vida desta mulher que terá uma vida guiada pelo Espírito de Deus (Gálatas 5:16-17). 

Um dos planos do diabo é oprimir a mulher para roubar-lhe a alegria e seus sonhos, pois a alegria do Senhor é a nossa força. A mulher é a alegria de uma casa, pois, através da alegria, ela consolida o coração do esposo e dos filhos. Porém, quando entra opressão, quando existem prisões, a paz sai e entra a tormenta. E Jesus, nosso Consolidador Maior, nos ensinou, através dessa passagem, que Ele havia libertado essas mulheres de espíritos malignos (v 2). 

Estas mulheres estavam na multidão quando Jesus as libertou. Elas eram mais uma na multidão, não tinham expressão e a vida espiritual estava morta, mas quando elas foram tocadas pelo poder consolidador de Jesus, foram libertas. Assim, hoje nossas discípulas chegam a nós carregadas de demônios, presas, amarradas por maldições, por onde os demônios exercem controle sobre elas. 

Mas será necessário que a consolidadora ungida cumpra seu papel como está escrito em Isaías 61:1, que é proclamar libertação à mente cativa e tirar as algemas. Se a consolidadora entender que o Espírito que está sobre ela é o mesmo Espírito de Deus, ela exercerá sua autoridade, pois o mesmo Espírito que vivificou Jesus de Nazaré ressuscitará a vida da discípula, ajudando-a a arrancar as raízes de iniquidade e desligá-la das alianças com as trevas. E todos os espíritos demoníacos, espíritos opressores de medo e de morte deixarão esta discípula, que terá vida em abundância e produzirá frutos tornando-se mãe de multidão, pois os demônios tornam muitas mulheres estéreis. 

Uma mulher não pode ser estancada, pois o Senhor nos chamou para sermos transbordantes, virtuosas, tementes a Deus e auxiliadoras idôneas ao lado do esposo no ministério. 

2. Consolidada na alma 

Deus criou a mulher para se relacionar, por isso ela tem um lindo ministério de consolidação. Vemos no texto de Lucas 8 essas mulheres servindo, ajudando na equipe de Jesus, o que sinaliza que elas haviam sido curadas, também, emocionalmente, pois quando somos curados, entendemos o princípio de ser servo e nos relacionamos com mais facilidade (Filipenses 2:3-7). 

Deus quer usar a vida de muitas mulheres como estas que serviam a Jesus, mas o que vemos é que muitas mulheres estão escravas do medo, da morte, presas por feridas da alma que se tornou habitat de demônios. Assim como Deus habita nos louvores, espíritos malignos habitam nas feridas. Elas servem de fortificações nas quais os demônios se abrigam e por intermédio delas nos atacam, aprisionando-nos com sentimentos, pensamentos e hábitos contrários à vontade de Deus e isso suga a vida e a alegria de viver para o Senhor. E o resultado é falta de paz, tormenta, perturbações, doenças emocionais, nível alto de ansiedade. Medos e espíritos de morte entram na vida desta mulher levando-a a buscar mecanismos de salvar sua própria alma, e a Bíblia diz que quem tentar salvar sua vida, na verdade, vai perdê-la (Marcos 8:35). 

Hoje podemos ver mulheres com grandes potenciais, mas paralisadas, desistidas, atadas no ministério, sem sonhos e estéreis, por causa de doenças emocionais. Mas Jesus, nosso modelo de consolidação, cuidou, consolidou estas mulheres, implantando a Palavra que é poderosa para salvar a alma (Tiago 1:21). Jesus, como Príncipe da Paz, deu-nos esta autoridade para curar a alma de uma mulher, trazendo paz para o seu coração, que é o resultado de cura interior que só Ele pode cicatrizar um coração ferido. 

Deus quer usar você, discipuladora, para curar muitas mulheres, pois só terá uma multidão quem sabe se relacionar. 

3. Consolidada no físico 

A Bíblia relata que Jesus curou até as enfermidades físicas na vida dessas mulheres. Estamos debaixo do manto apostólico e, como apostólicos, vamos presenciar no nosso discipulado este poder consolidador que sara os enfermos. Mulheres serão livres de enfermidades físicas que têm entrado no nosso arraial. E veremos sinais, prodígios e maravilhas selando nosso ministério. 

Conclusão 

Tenho certeza de que estas mulheres foram curadas no espírito, alma e corpo, por isso seguiam a Jesus e ajudavam a sustentar o ministério dEle. O poder foi tão grande que até as mulheres da alta sociedade foram alcanças, sim, porque Suzana era mulher de um Procurador, uma posição elevada que envolvia a gerência das finanças do rei Herodes. Ela foi tão impactada pelo Mestre que passou a segui-lO mesmo nos lugares humildes; nas aldeias, ela estava servindo a Jesus (Marcos 8:1). 

Que Deus nos abençoe e que este poder nos alcance para entrarmos em qualquer lugar desta sociedade e gerarmos mudanças através do impacto da consolidação da vida de Deus em nossas vidas. 

Saiba que Ele quer consolidar você nestes três níveis para que você rompa no seu ministério e levante gerações para o Messias. 

Apóstola Rosângela Matos