Honra nas finanças

on . Posted in Estudos para Pastores

Três textos na Bíblia têm pautado minha vida ao longo de 44 anos de crente no Senhor Jesus Cristo: “Honra ao Senhor com a tua fazenda e com as primícias de toda a tua renda, então se encherão os teus celeiros abundantemente, transbordarão de vinho os teus lagares.” (Provérbios 3:9-10)

“Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.” (Lucas 6:38)

“... Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.” (Atos 20:35)

A primeira vez que indaguei a um dos meus antigos Pastores, perguntando-lhe como reconhecer um homem convertido, recebi a seguinte resposta: Se for liberal no dar, nos dízimos , ofertas, ajudas, procedendo de maneira voluntária, então seu coração é do Senhor. E acrescentou: Se a conversão atingiu o bolso, o coração já é de Jesus.

Que tendência e facilidade tem o homem para desvirtuar primícias de Deus, negando-Lhe a sua eficácia! Comumente, temos ouvido e visto a pejoratividade atribuída pelo sistema maligno ao termo: “é dando que se recebe”. É uma maneira de banalizar um princípio divino, levando o homem, inclusive servos de Deus, a proceder da mesma maneira.

Cegos, não conseguem discernir a estratégia maligna para anular a concretização do grande propósito de Deus em prosperar Seus filhos completando suas alegrias (Jeremias 6:23-24).

Não há como experimentarmos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para nossas vidas, sem antes de tudo honrá-lO, dignificando-O, respeitando-O e reverenciando-O no cumprimento de mandamentos.

Certa vez, fui surpreendido pela visita do irmão tesoureiro da minha antiga Igreja, no interior do Amazonas, devolvendo-me o cheque de meu dízimo, por achar que eu havia me enganado no valor.

Ao explicar-lhe que seis meses atrás eu nem tinha como sonhar com aquele rendimento atual, e que por isso mesmo além daquele valor (dízimo), eu ainda iria ofertar outra quantia, o dito irmão escandalizou-se com aquilo. Tentou convencer-me de que eu deveria devolver o dízimo apenas do líquido dos meus rendimentos, isto é, subtraindo toda despesa mensal para calcular o dízimo.

Disse-lhe naquele momento que Deus havia me honrado com um salário com o qual eu nunca havia sonhado, e honrá-lO daquela maneira era o mínimo.

Mas também lembrei-lhe que mesmo quando comecei a trabalhar recebendo apenas uma ajuda financeira, menor que o salário mínimo, nunca deixei de devolver o dízimo do Senhor.

Temos vivido essa realidade no MIR, em nível de ministério, quando dízimos e ofertas são destinadas a Israel (através da Embaixada Cristã de Jerusalém), quando socorremos muitas vidas tanto em Manaus quanto no Brasil, tudo efetuado com amor, liberalidade, espontaneidade, o que atrai as bênçãos e a prosperidade de Deus sobre nossas vidas.

Toda semente produz a sua natureza. Quem honra ao Senhor através do cumprimento de Seus mandamentos, não se deixando conduzir por perjoratividades e banalizações dos Seus princípios, certamente será honrado de maneira abundante pelo mesmo Deus.

Clame a Deus por um batismo de obediência e pelo dom de dar e que o Senhor Jesus o abençoe e o honre grandemente.

Apóstolo Anselmo Vasconcelos