Família, um lugar de ensino dos Princípios de Deus

on . Posted in Estudos para Pastores

Uma das características que distingue os judeus de outros povos é o valor que dão à família e aos filhos. Eles aprenderam a importância de ensinar aos filhos amar e servir a Deus (Dt 6:7-9). Sabemos que os filhos são bênçãos do Senhor. 

O Salmo 128 e inúmeros textos bíblicos nos mostram um modelo de família onde o temor do Senhor é presente. O lar é um lugar sagrado, onde se constrói o temor a Deus no coração dos filhos. “Para que nossos filhos sejam, como plantas, bem desenvolvidos na sua mocidade, para que as nossas filhas sejam como pedras de esquina lavradas como colunas de palácio.” (Sl 144:12) 

“Eis que nossos filhos são heranças do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão do valente, assim são os filhos da mocidade.” (Sl 127: 3-4) 

O lar é um lugar onde se constroem os fundamentos da fé cristã. O lar é um lugar onde se constrói o governo de Deus. Deus é o Cabeça, os pais são autoridade sobre os filhos, para gerar submissão e obediência a Deus. 

O lar é um lugar onde os Princípios Bíblicos são plantados no coração dos filhos. A família foi a primeira instituição que Deus criou para estabelecer o Seu governo e os princípios da Sua Palavra. Hoje, infelizmente, esta geração tem sido chamada de geração rebelde e contumaz. Isso está acontecendo porque as famílias não têm cumprido o seu papel e não têm estabelecido o governo do Senhor em casa.

Quantas famílias estão perdidas, clamando por ajuda no tocante ao ensino e disciplinas no lar! Satanás, o pai da desobediência, tem entrado nos lares para roubar a autoridade dos pais e muitos se sentem intimidados pelos filhos. Os pais precisam saber que Deus os revestiu de autoridade para ensinar, admoestar e disciplinar os filhos (Ef 6:4). 

A disciplina tira a alma da criança do inferno. Os pais, um dia, chegarão à presença de Deus e terão que prestar contas da herança (que são os filhos) que receberam de Deus. Cristo deve ser o centro na família. É essencial que os filhos vejam nos pais a vivência de princípios que conduzem ao processo de santificação. Podemos ver em toda a Palavra de Deus os planos divinos para a família. 

1. Em Gênesis 2:24, vemos o plano de Deus para o casamento. 

2. Em Êxodo, Deus institui a Páscoa, onde a família celebra a Deus pela libertação. Vemos também Deus fazendo uma aliança com o homem através dos 10 Mandamentos. Cada mandamento faz referência ao comportamento dentro da família. 

3. Levítico fala da pena de morte para quem prostitui o lar. 

4. Números 4:12 fala que o censo do povo era feito pelas unidades das famílias. 

5. Deuteronômio 6:1-12 enfatiza a instrução e o ensino que deveriam ser passados para os filhos e a descendência. 

6. Josué 24:15 fala do patriarca que levou a família a seguir e a servir a Deus. 

7. Juízes relata a rebeldia desenfreada de Sansão com sua família. 

8. Rute 1:16-17 fala de uma linda história de amor, de honra à sogra, de um casamento piedoso. 

9. Samuel, Reis e Crônicas falam da influência do lar sobre reis que receberam a Palavra e reis que não temeram a Deus. A maldade de Acabe e sua esposa Jezabel (I Rs 21:5-16). Samuel mostra sua sensibilidade ao ouvir a voz de Deus que era influência de sua mãe, Ana. 

10. Esdras, Neemias e Ester mostram a semente que foi preservada por meio da unidade familiar (Et 2:20 e 4:14). 

11. Jó revela o ataque de Satanás ao lar por intermédio da morte e da pobreza. 

12. Salmos fala das promessas de Deus para as famílias. 

13. Provérbios e Eclesiastes falam do relacionamento familiar e disciplina para com os filhos. Falam dos ingredientes para que a família seja bem-sucedida. 

14. Os profetas mostram a violação aos princípios dentro das famílias. 

O Novo Testamento apresenta os ensinos de Jesus sobre a família e as crianças, e fala da salvação das famílias. O Evangelho de João 2:1-11 registra o primeiro milagre de Jesus em um casamento. Atos menciona que o lar e a sinagoga eram lugar de adoração. 

As epístolas de Paulo estão cheias de ensinos relativos às famílias. Timóteo recebeu ensino de sua mãe e sua avó Lóide. Em Efésios 5 e 6, vemos a ordenança do Senhor para os maridos amarem a esposa como Cristo amou a Igreja, as esposas serem submissas ao marido, e os filhos honrarem os pais. Maridos e esposas são admoestados a levar a sério a sua responsabilidade de ensinar a Palavra em todas as oportunidades. 

Ensino, instrução e disciplina geram obediência e caráter nos filhos, que são os futuros líderes de nossa Nação e Igreja de Cristo aqui na Terra. 

Salmo 144:12 contém promessas para as famílias que obedecerem a Palavra de Deus: “Que seus filhos serão na mocidade como plantas viçosas e suas filhas como pedras angulares, lavradas como colunas de palácio”. 

Que Deus derrame uma unção nova de autoridade e sabedoria na educação de sua família. 

Apóstola Dejanira Vieira