Quem sou eu? - Parte 1

on . Posted in Estudos para Crianças

Vamos começar uma nova série de estudos, onde vamos descobrir como Deus nos vê e qual é a nossa verdadeira identidade no Reino de Deus.

E, para começar, vamos entender o que é, realmente, uma identidade. Quando falamos em identidade, em grande parte das vezes pensamos em um documento, uma Carteira de Identidade, com foto, nome dos pais, data de nascimento. Essa é uma das formas de mostrar quem somos.

Mas, os dicionários trazem outras definições de Identidade, como, por exemplo: É o conjunto de caracteres particulares, que identificam uma pessoa, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital etc.; ou o conjunto de características que distinguem uma pessoa ou uma coisa e por meio das quais é possível individualizá-la.

Identidade também é a consciência que uma pessoa tem dela própria e que a torna em alguém diferente das outras Então, de forma bem simples, podemos dizer que Identidade são as nossas características particulares, que nos identificam como o nosso nome, data de nascimento, nome dos nossos pais, mas também o entendimento de quem nós somos.

Assim como temos uma identidade física, temos também uma identidade espiritual. Quem nós somos, nós já sabemos. Temos um nome, idade, pais, endereço. Agora vamos conhecer a nossa identidade espiritual, quem nós somos em Deus.

 

1. Somos imagem e semelhança de Deus

Nossa primeira característica no Reino de Deus é que nós somos a Sua imagem e a Sua semelhança.
Em Gênesis 1:27, está escrito: “Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
Então, voltamos para o dicionário para entender o que é IMAGEM: representação, reprodução ou imitação da forma de uma pessoa ou de um objeto. Então, nós somos a representação ou a reprodução de Deus na Terra.

Fantástico isso! Eu e você reproduzimos na Terra a figura de Deus e O representamos aqui.

E a SEMELHANÇA? É a qualidade de semelhante, parecença entre seres. Então, eu e você somos semelhantes a Deus, nos parecemos com Ele. Temos aqui o primeiro ponto para entender quem nós somos, qual a nossa identidade no Reino: SOMOS REPRESENTANTES DE DEUS NA TERRA E PARECEMOS COM ELE; TEMOS AS SUAS CARACTERÍSTICAS.

Da mesma forma, muitas vezes dizem que somos a cara do nosso pai ou da nossa mãe. A Bíblia diz que nós somos a cara do nosso Pai do Céu, a cara de Deus. Por isso, todas as vezes que você se olhar no espelho, veja, na imagem refletida, a imagem de Deus que está em você.

Então, como filhos de Deus, sendo Seus legítimos representantes na Terra, precisamos ter muito cuidado com o nosso comportamento, a forma como falamos, para não sujar a imagem de Deus que está em nós. Você já viu que quando uma criança é desobediente, rebelde, mal-educada, normalmente as pessoas dizem: Isso é o pai ou a mãe que não educa, não dá disciplina.

Da mesma forma, quando nos comportamos de maneira errada, com rebeldia, tolice, falta de educação, grosseria, as pessoas dizem: Não é crente? Que crente é esse? Então, vamos fazer uma aliança hoje? Vamos fazer valer a imagem e a semelhança de Deus que existe em nós, e honrarmos o Seu nome em todo o tempo com um comportamento correto? Vamos alegrar o coração do nosso Pai?