Sendo construídos por Deus Parte 4

on . Posted in Estudos para Crianças

“E disse-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” (Marcos 4:9) 

No estudo anterior, vimos sobre a nossa VISÃO, e como devemos utilizá-la de forma a trazer luz para a nossa vida e construirmos uma mente santa e saudável.

Outra porta de entrada muito importante para a nossa mente é a AUDIÇÃO. O ouvir é uma experiência fantástica, e vamos aprender um pouco sobre isso, pois o Senhor diz: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.

Nossos ouvidos nos ajudam a perceber o que está ocorrendo à nossa volta. Além de perceberem os sons, eles também nos dão informações sobre a posição de nossos corpos, sendo parcialmente responsáveis por nosso equilíbrio. O pavilhão auditivo (orelha externa) concentra e capta o som para podermos ouvir os sons da natureza, diferenciar os sons vindos do mar do som vindo de um automóvel, os sons fortes e fracos, graves e agudos.

Por possuirmos duas orelhas, uma de cada lado da cabeça, conseguimos localizar a que distância se encontra o emissor do som. Percebemos a diferença da chegada do som nas duas diferentes orelhas. Desse modo, podemos calcular a que distância encontra-se o emissor. Nossas orelhas captam e concentram as vibrações do ar, ou melhor, as ondas sonoras, que passam para a parte interna do nosso aparelho auditivo, as orelhas médias, onde a vibração do ar faz vibrar nossos tímpanos – as membranas que separam as orelhas externas das médias.

E a nossa orelha, além de captar os sons, também nos ajuda a manter o equilíbrio – a orientação postural – e o senso de direção. Dentro da orelha interna, há um ‘equipamento’ de percepção de equilíbrio: os canais semicirculares, também chamados de labirinto, que são preenchidos por líquido. Essas estruturas não participam do processo de audição. Quando movimentamos a cabeça, o líquido se desloca dentro dos canais. O deslocamento desse líquido estimula nervos específicos, que enviam ao cérebro informação sobre a posição do nosso corpo em relação ao ambiente.

O nosso cérebro interpreta a mensagem e comanda os músculos que atuam na manutenção do equilíbrio do corpo.

Interessante essa questão de manter o equilíbrio. Você já ficou tonto? O que aconteceu? Você perdeu a direção? Ficou com dificuldade de caminhar?

Vamos pensar isso em relação a nossa vida com Deus. Ele disse que “quem tem ouvido ouça”, mas disse também que muitos têm ouvidos, mas não ouvem (Salmo 135:17), e que muitos também não entendem o que Jesus está falando porque não ouvem a Sua Palavra (João 8:43).

Vamos ver, também, que o ouvir é a forma de adquirimos FÉ: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10:17)

E aí temos aquela pergunta básica: O QUE TEMOS OUVIDO? O QUE ESTÁ ENTRANDO PELAS NOSSAS ORELHAS E FAZENDO MORADA NA NOSSA MENTE?

Já prestou atenção como uma música que você ouve, mesmo sem prestar atenção na letra, fica ‘tocando’ dentro da sua cabeça? Ela entrou pelos seus ouvidos, você nem percebeu, mas ela foi se acomodar dentro da sua mente e vai começar a produzir os seus feitos. Assim foi aquela conversa indecente, a piada imoral, a fofoca, etc.

A audição, além da captar os sons à nossa volta, também ajuda no nosso equilíbrio corporal. Vamos pensar, então, que ela também traz equilíbrio espiritual e emocional. Precisamos ouvir a Palavra de Deus, louvores que exaltam a Deus, palavras de incentivo, carinho, direção, instrução, para termos pensamentos bons, puros, santos, amém?

Que tal fazer uma faxina nos CDs que você tem ouvido, nas conversas, em tudo o que você escuta?

Sua mente não é lixeira e você não é qualquer pessoa. Sua mente é preciosa e Deus está construindo você como um templo vivo para Ele, usando excelentes materiais. Não deixe a sujeira e as matérias de péssima qualidade entrarem na sua construção, amém?