Sendo construído por Deus Parte I

on . Posted in Estudos para Crianças

“Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.” (Provérbios 3:1,2) 

Você já viu uma casa sendo construída? Qual a primeira parte de uma construção? Isso mesmo: o alicerce. 

O que é um alicerce? Os dicionários trazem várias definições dessa palavra, entre elas: fundamento, fundações, base..m Aquilo que fundamenta e sustenta; base, apoio, sustentáculo. Então, podemos dizer que toda construção tem um alicerce ou, pelo menos, deveria ter, para que seja segura e firme. 

Nós também estamos em construção. Antes mesmo de nascermos, todos nós estamos nesse processo, sendo construídos no corpo, na alma e no espírito. E o Apóstolo Paulo fala isso aos efésios: “No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.” (Efésios 2:22) 

Interessante isso, não é mesmo? Estamos sendo construídos, como casas de Deus na Terra, então precisamos ter um alicerce muito forte, construído com muito cuidado, para não sermos uma construção fraca. E como o nosso alicerce é construído? E de que o nosso alicerce está sendo construído? E quem está construindo esse alicerce? 

O Apóstolo Paulo diz, em Efésios 2:20,21, que existe uma Pedra Principal, na qual todas as construções, para serem bem ajustadas, devem ser firmadas. Essa Pedra é o Senhor Deus, Ele é a nossa Rocha. 

Veja o que está escrito em Salmos 18:2. “O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.”  Muito bem! O alicerce de uma casa é feito com pedras, areia, barro,cimento, ferro. E o nosso alicerce? De que ele é feito? 

Salomão nos ensina isso em Provérbios 3:1, quando fala sobre a Lei do Senhor. Então, o material básico para um alicerce forte, para uma vida limpa,

santa e de excelência, é, simplesmente, a Palavra de Deus, Seus ensinamentos, Seus mandamentos. 

Como todo pai que ama seus filhos, e lhes instrui e lhes dá direção, o Senhor, nosso Pai, em Seu infinito amor, nos deixou Sua direção, Seus ensinos, na Bíblia.  Então, o nosso alicerce está em aprender a Palavra e em colocá-la em prática  na nossa vida. 

Cada ensinamento que recebemos, é como se fossem as pedras, a areia, o barro, o ferro, o cimento, que vão se ajuntando, formando uma massa, que servirá de base para toda a nossa vida.

Nos próximos dias, vamos conhecer algumas pedras, barro, areia, cimento, que Deus está nos dando, para que sejamos construídos nEle homens e mulheres de êxito, ok?