A Festa de Purim Parte 2

on . Posted in Estudos para Crianças

“Pois como poderei ver o mal que sobrevirá ao meu povo? E como poderei vera destruição da minha parentela? Então disse o rei Assuero à rainha Estere ao judeu Mardoqueu: Eis que dei a Ester a casa de Hamã, e a elependuraram numa forca, porquanto estendera as mãos contra os judeus. Escrevei, pois, aos judeus, como parecer bem aos vossos olhos, em nome dorei, e selai-o com o anel do rei; porque o documento que se escreve emnome do rei, e que se sela com o anel do rei, não se pode revogar” (Ester 8:6-8) 

Já sabemos o que significa sorte e sabemos, também, que temos um inimigo que vive procurando meios de roubar os decretos de Deus para a nossa vida. Isso aconteceu com o povo judeu, na época da rainha Ester. Através de Hamã, a maldição foi lançada de tal forma que Ester, Mardoqueu e todo o povo judeu seriam exterminados. Pur era a sentença de morte, sem nenhuma saída. 

Vamos pensar um pouco sobre Mardoqueu e Ester. Eles viram, durante muitos anos, os inimigos invadindo a terra que lhes pertencia, viveram como escravos, vendo seus bens roubados. Diante de tudo isso, eles poderiam pensar que, já que o rei tinha decretado a sua morte, então eles simplesmente morreriam, não tinha jeito. Você já ouviu alguém dizer: ‘Isso não tem jeito’, ‘Minha vida não tem jeito’, ‘Não tem jeito pra você’? Mas, mesmo vivendo momentos difíceis, eles creram que era possível fazer alguma coisa. Por isso, oraram, jejuaram e Ester foi diante do rei, recebendo estratégia de Deus, e trouxeram a mudança de sorte para o seu povo. 

Você quer ser vitorioso? Quer que as coisas ruins na sua vida e na sua casa mudem? Então, vamos aprender algumas coisas importantes, que todo aquele que quer ser muito mais que vencedor precisa: 

1. Creia que é possível mudar. Tenha fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus, como está escrito em Hebreus 11:6; 

2. Sempre declare as promessas de Deus. Não esqueça que as promessas de Deus são maiores do que as dificuldades, afinal de contas, nosso Deus é maior do que todas as coisas, certo? Então, declare constantemente essas promessas, chamando-as à existência; 

3. Ande em obediência à Palavra, como está escrito em Deuteronômio 28:1 e 2, que diz: “E será que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus”; 

Isso parece coisa para ensinar só a gente grande, não é verdade? Provavelmente, muita gente grande vai dizer exatamente isso, que essas coisas são difíceis para uma criança entender, mas a fé é um exercício. Assim como muita gente faz exercício físico para emagrecer ou criar músculos, a fé precisa de exercício para poder se desenvolver, e é desde criança que desenvolvemos isso em nós. Por isso, vamos começar a treinar desde agora? E quando formos adultos, com certeza, teremos uma fé inabalável. O que é inabalável? É aquilo que, mesmo que venha um grande terremoto, ou um tsunami, ou uma grande tempestade, não cairá, não será destruído, entendeu? Ok! 

O que mais vamos fazer? 

4. Vamos nos alegrar. Não vamos deixar a tristeza tomar conta da nossa vida. Em Ester 9:22, vamos aprender sobre isso, sobre a tristeza que virou alegria e o luto que se transformou em grande festa. Então, vamos viver a festa assim como Isaías escreveu: “A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.” (Isaías 61:3) 

Vamos lá. Dê um sorriso bem grande. Não olhe para as coisas ruins que têm acontecido. Olhe, sim, para o seu Deus que é Poderoso para transformar maldição em bênção, enxugar a sua lágrima e lhe fazer cantar e dançar na Sua presença doce e maravilhosa, amém?