Aprendendo sobre HONRA Parte 4

on . Posted in Estudos para Crianças

Honrando a todos 

“Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.” (Romanos 13:7)

Estamos aprendendo sobre HONRA e já vimos como devemos honrar a Deus e aos nossos pais. Vamos aprender hoje que, além de Deus e dos nossos pais, devemos honrar a todas as pessoas que estão ao nosso redor.

A Bíblia fala bastante sobre a honra. Muitos homens de Deus foram bem-sucedidos porque honraram outros, como o caso de Samuel que honrou a Eli, mesmo sabendo que ele era um líder cheio de defeitos como podemos ler em I Samuel 2 e 3. Samuel serviu a Deus e serviu também a Eli até os dias da morte do sacerdote, e, por isso, foi muito bem-sucedido em seu ministério, ungindo dois reis em Israel.

O livro de Daniel, capítulo 2, versos 47 ao 49, mostra-nos o momento em que o rei da Babilônia honra a Daniel e este pede que Sadraque, Mesaque e Abednego, seus amigos, também sejam honrados com ele, pois Daniel sabia que eles também tinham tido seu papel e haviam sido benção em sua vida.

Com Jesus, não foi diferente. Mesmo sendo o próprio Deus, Ele honrou aos seus discípulos lavando os pés de cada um deles, até mesmo de seu traidor e do que o negaria, Judas (João 13.1-15). Jesus lavou os pés tanto de João (o discípulo amado), quanto os de Judas (o traidor) e os de Pedro (que O negou). O Filho não quis a glória somente para Si, mas honrou as pessoas que com Ele caminhavam.

A Bíblia relata versículos que nos mostram que devemos honrar nossos pais (Deuteronômio 5:16), esposas (I Pedro 3:7), as viúvas (I Timóteo 5:3) e a todos os outros: "Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei."  (I Pedro 2:17) e "Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." (Romanos 12:10). Também: "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo." (Filipenses 2:3).

Quando na maioria das vezes fala-se de honra na Bíblia podemos traduzir como um respeito muito grande e de enxergarmos as qualidades do outro, e em boa parte dessas passagens está falando para honrarmos os menos favorecidos, os desprezados pela sociedade, os pequenos, os fracos, os humildes; porque é fácil honrar quem já está em destaque.

Paulo nos instrui a honrar os membros mais desprezados do corpo. "E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele." (I Coríntios 12 : 23, 24 e 26)

E essa honra aos outros passa por muitas coisas, algumas muito simples, outras um pouco mais complicadas, mas vamos ver algumas:

1. Com o nosso comportamento

Em cada lugar que entramos, precisamos nos comportar de maneira correta. Quando entramos na Igreja, precisamos de reverência, pois é a casa do Senhor, e não podemos ficar correndo, andando conversando, falando ao celular, etc. Na Escola, vamos estudar, não podemos ficar bagunçando e atrapalhando a aula. Em uma festa, devemos esperar a hora de nos servirmos (nada de ficar metendo o dedo no bolo). Se está no ônibus, deve ceder o lugar aos mais velhos, aos deficientes, às senhoras grávidas. Comportando-nos da maneira correta, honramos as pessoas que estão naquele lugar.

2. No tratamento em relação às pessoas

Se você está na sala de aula, deve chamar seu instrutor de “professor” ou “mestre”. Se vai a um consultório médico, deve chamar o médico que o atende de “doutor”. Ao se dirigir ao Presidente da República, deve chamá-lo de Vossa Excelência seguido do nome. Se vai falar com um Pastor de sua Igreja, da mesma forma deve chamá-lo pelo título seguido do nome. Ao falar com alguém de mais idade ou que ocupa uma posição acima da sua, deve usar “senhor” ou “senhora”. E nada de apelido, hein?