Aprendendo sobre HONRA Parte 1

on . Posted in Estudos para Crianças

“Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.” (Romanos 13:7) 

Chegamos em 2014, e esse ano tão especial traz sobre si um decreto: AMPLIANDO A COLHEITA PELO PRINCÍPIO DA HONRA. Então, nada melhor do que começar o ano aprendendo sobre este princípio, chamado HONRA, que é tão importante para nós.

 

O que é HONRA? 

É respeito, reconhecimento, consideração, valorização do outro. A honra tem a ver com “reconhecer ou dar valor”, “tratar em alta estima, respeito ou consideração”, “tratar como algo precioso”. 

O contrário de honra é a desonra: “tratar como comum ou ordinário”, “tratar com desprezo” e até mesmo “desrespeitar” ou “humilhar”. 

A Bíblia tem muitos textos que falam de HONRA. Nesses dias, vamos conhecer alguns, e vamos descobrir que, quando honramos, plantamos sementes que vão nos trazer uma colheita excelente. E quando a Bíblia fala, A QUEM HONRA, HONRA, ela está dizendo que a HONRA é algo direcionado à PESSOAS, não a COISAS. Esse pronome relativo QUEM se refere a PESSOAS e não a COISAS. 

Infelizmente, vemos ao nosso redor como esse princípio tem sido abandonado. As pessoas têm perdido o respeito e o valor umas pelas outras. Hoje em dia as pessoas têm valorizado mais as coisas do que as pessoas. Há um ditado que diz: “COISAS foram feitas para serem USADAS e PESSOAS para serem AMADAS”. Mas o que nós vemos hoje é o contrário. Coisas são amadas e pessoas são usadas. Coisas tem tido mais valor do que as pessoas. Por isso vemos as pessoas respeitando cada vez menos umas as outras, confiando cada vez menos umas nas outras. Se decepcionando cada vez mais umas com as outras. 

Vemos muitos exemplos de DESONRA: 

. Na família – filhos desrespeitando os pais, pais aborrecendo os filhos, esposos e esposas não se respeitam mais; 

. No trabalho – funcionários não respeitam seus patrões e vice-versa; 

. Na sociedade – Pessoas não respeitam mais as autoridades (polícias, governantes); 

. Na escola – Alunos desrespeitando os professores; 

. Na Igreja – Falta de respeito com o próximo, com os líderes, com os Pastores, com os irmãos; 

. Com Deus – pessoas que só honram a Deus com os lábios mas o coração está distante dEle.

 

E a quem devemos honrar? 

Em primeiro lugar a Deus, e depois a todas as pessoas. Isso é muito claro nos Mandamentos que Deus entregou a Moisés, em Êxodo 20. Os quatro primeiros nos ensinam a honrar a Deus e os demais, aos homens. 

Vamos aprender como honrar a Deus, nossa família, nossos amigos, as autoridades, e como essa honra a Deus e aos outros vai trazer benefícios para a nossa vida. 

E, para começar, vamos fazer uma aliança de honra: orar todos os dias, ler

a Bíblia todos os dias, sempre dizer OBRIGADO, POR FAVOR, COM LICENÇA, PERDÃO, ok?