Jesus, meu Modelo

on . Posted in Estudos para Crianças

“E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.” Lucas 2:40 

Quem é o seu modelo? Tem alguém especial para quem você olha e deseja ser igual a ele ou a ela? Nós sempre nos espelhamos em alguém, não é mesmo? Nós imitamos a forma de vestir, de falar, de agir. 

As redes de televisão, as revistas, os jogos, os desenhos, estão cheios de personagens que, às vezes, achamos interessantes, bonitos, charmosos, bacanas, que acabam, mesmo sem querer, se tornando modelo para muita gente. Vamos ver alguns exemplos. 

Os atores de novela: suas roupas viram moda, tem gente querendo pintar as unhas da mesma cor que a mocinha, ou se vestir como a madame, ou pintar os cabelos da mesma cor da atriz principal, ou repetir as mesmas frases. 

E os cantores?Tem pessoas que passam a se vestir, pentear os cabelos, e até mesmo, passam a viver como eles, perdendo a sua própria personalidade. Vá ao Shopping e você verá muita coisa interessante. 

Nas ruas, muitas vezes nos assustamos, pois cada vez mais os jovens se assemelham aos seus ídolos. Encontramos os Rebeldes, as Hannah Montana, os emos, as fãs de Harry Potter, os fãs de High School Music etc. 

Mas, o que podemos entender como um modelo? Alguém que passamos a reproduzir os gestos, atitudes; a quem passamos a imitar. Vamos conhecer, nesses dias, o Modelo perfeito em tudo, a pessoa mais interessante, perfeita, completa, e maravilhosa para ser nosso referencial em tudo. Quer conhecê-lo? É com muita alegria que lhe apresentamos: JESUS. 

Jesus não nasceu já um homem adulto. Jesus nasceu como qualquer criança nasce nesta Terra. Sua mãe o esperou por 9 meses até que nascesse um bebezinho como você, quando nasceu. E Ele cresceu como você está crescendo. Teve que aprender a ler, a escrever, tinha amigos, brincou, ajudou seus pais, como qualquer outra criança, como você mesmo. 

Qual a diferença? Jesus sabia quem Ele era, quem era Seu Pai. E você? O Evangelho de Lucas, no capítulo 2, versículo 40, diz que Ele crescia. Isso mesmo! Ele passou pelas mesmas dificuldades de crescimento que você. Teve que aprender a andar (imagine Jesus engatinhando, como qualquer bebê!), aprender a falar etc. 

E continua dizendo que Ele se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria. O que você entende por se fortalecer em espírito? Desde pequeno, mesmo seus pais físicos (José e Maria) sabendo que Ele era filho de Deus, sabiam que Ele precisava aprender, como todas as crianças da Sua idade, a Palavra de Deus. Com isso, Seu espírito era fortalecido e Ele adquiria sabedoria. 

Tem muita gente que acha que criança não é capaz de compreender, de entender a Palavra de Deus, a Bíblia, mas coloca seus filhos para aprender inglês, francês etc. 

O que é mais fácil, compreender algo que está escrito em sua própria língua ou aprender uma língua que não é a sua? Pois é! E por causa disso, muitas crianças não aprendem sobre o Senhor, mas sabem de cor músicas em inglês; não sabem obedecer a ninguém, nem mesmo aos seus pais, mas sabem repetir as piadas contadas nos programas de televisão; não sabem ler direito, mas usam o computador, entram na Internet, pesquisam jogos das mais diversas origens, inclusive de feitiçaria; não querem vir à Igreja, mas ficam na frente da televisão assistindo até mesmo Big Brother e com o consentimento dos pais (que horrível!!).

Você concorda com isso? Você acha que isso faz uma criança crescer e se fortalecer em espírito e adquirir sabedoria? Com certeza não! Isso só torna as crianças muito espertas para as coisas do mundo e cada vez mais tolas em relação às coisas de Deus. 

Vamos mudar isso? Vamos mudar os nossos modelos? Vamos conhecer esse Modelo maravilhoso que é Jesus, e, como Ele, crescer e fortalecer o nosso espírito? 

Sabe o que mais diz o versículo 40? Diz que a graça de Deus estava sobre Ele. Essa mesma graça virá sobre você, também, se aprender a viver como Ele viveu. Você quer? 

Então, vamos estudar sobre Jesus, como Ele agia, como falava, como orava, como se relacionava com as pessoas, vamos ser mais íntimos dEle, e as pessoas verão em nós algo diferente, verão a graça do nosso Pai na nossa vida, pois teremos como nosso Modelo Maior o nosso irmão mais velho: JESUS.