Uma multidão de Filhos Legítimos

on . Posted in Estudos para Células

“E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.” (Atos 4:32-35)

Quem está disponível? Nos dias em que vivemos essa é uma pergunta muito interessante. Mas, disponível para quê? Disponível para Jesus, para a Visão, para o seu discipulador?

Quando recebemos uma convocação da parte de Deus, mesmo que seja através de alguém, é para formação do caráter. É através da convocação que descobrimos o nível de disponibilidade.

É fácil dizermos, de imediato, que respondemos a uma convocação do líder, mas na prática é que sabemos o quanto o que falamos é verdade ou não. Temos aprendido que Deus nos fez uma multidão de filhos legítimos. Essa convicção está baseada no texto de Atos 4:32-35.

 

O que é uma multidão de filhos legítimos?

A Bíblia diz que dos que criam eram um só coração e uma só alma. Então, precisamos descobrir e detectar o que Deus quer com uma multidão. Sabemos que a Palavra afirma que no final dos tempos, o Senhor levantará uma multidão incontável, como estrelas dos céus e como a areia do mar.

Quem poderá contar areia do mar? Se você colocar uma grande quantidade de areia em um recipiente, independente do tempo que tiver para contar, você não conseguirá fazê-lo. Deus fez uma promessa muito extensa quando disse: Como pó da terra, tu não poderás ser medido.

Ninguém pode contar pó. E a afirmação que temos, pela Palavra, é de que a nossa descendência será como o pó da terra. Essa foi a promessa que o Senhor deu a Israel. Não podemos ser medidos. A nossa descendência não poderá ser contada.

Mas para quê Deus quer uma multidão? Deus quer uma multidão para provar que Ele é Deus Todo-Poderoso e para dizer que o plano de Jesus não foi mentira. Na verdade, podemos encontrar diversas nuances que identificam os motivos óbvios pelos quais o Senhor quer uma multidão.

Mas, o interessante é que a Bíblia afirma que o desejo de Deus é ter uma multidão de FILHOS. Não é uma multidão de gente, um aglomerado de pessoas. Mas filhos que possuam as características geradas pelo Primogênito, Jesus. Filhos que respondam com a mesma natureza do Pai. Filhos que tenham o DNA, a genoma, as células, ações, neurônios e comportamentos do Pai. Filhos que representem o Pai chegando ao nível de as pessoas conseguirem ver, através de sua vida, o Filho Jesus.

Paulo escreveu que devemos imitá-lo, assim como ele era imitador do Messias. Estava nos ensinando que nossa função é gerar filhos com o caráter do Pai. Os filhos não devem se perder na identidade, pelo contrário, devem ser filhos seguros na identidade que receberam. Afinal, do que serviria uma multidão de pessoas que não tivesse as características do Pai.

O filho deve ter tão fortemente as características do Pai, a ponto de as pessoas não terem o que questionar sobre a vida de Deus em sua vida. É assim que Deus quer que os Seus filhos sejam.

Deus poderia ter dito que queria apenas uma multidão, mas não o fez. Ele foi além disso; disse querer uma multidão de filhos legítimos. Ele sabia que todos temem aquele que tem a multidão.

Hoje somos uma grande uma multidão. Isso é uma verdade. Através de nós, a história do Amazonas pode ser completamente mudada. Chegará o dia que nós vamos decidir a história do Amazonas.

Deus é maravilhoso e sabe de todas as coisas, pois é Onisciente. Ele é Deus, Ele é o Senhor, Ele é o Todo-Poderoso você crendo ou não, aceitando ou não. Por isso, tudo o que Ele falou se cumprirá.

Você precisa sonhar com uma multidão. Você precisa ser daqueles que conquistam e mantêm o que conquistou. Muitos, há alguns anos, conquistaram uma multidão e perderam. Para Deus, isso não é interessante. Devemos manter a multidão que recebemos do Senhor.

Deus não quer encher a Igreja de gente, Ele quer encher a Igreja de filhos legítimos. Ele quer que esses filhos respondam no caráter que Jesus respondeu a Felipe. Jesus disse que quem visse a Ele, via o Pai (João 14:9).

No livro de João, Jesus orou ao Pai pedindo que levantasse uma multidão de homens que cressem em Seu nome. Pediu ainda que assim como Jesus e o Pai eram Um, de igual modo, eles também tivessem unidade (João 17).

Então, a multidão precisa ser uma multidão com uma única resposta, uma multidão de filhos que respondam ao Senhor, uma multidão de filhos com as características do Pai.

Lembro-me que passamos 12 semanas ensinando aos líderes que excesso de trabalho, ainda que não seja bom, impede crescimento. É a Bíblia que afirma isso. Leia o que está escrito em Êxodo 1:1-12, medite no versículo 12 especificamente.

A Palavra é clara ao registrar que quanto mais Faraó dobrava o trabalho do povo de Deus e os oprimia, mais eles se multiplicavam. Isso porque havia uma promessa do Todo-Poderoso.

Então, querido filho, não pare por causa de trabalho, problemas e crises. Trabalho, problemas, aflição e crises não param líder. Seja como os hebreus que diante da opressão se multiplicavam tanto que incomodavam os egípcios.

Cresça e incomode o inferno. Em um futuro breve, você estará liderando uma Célula e cumprindo o seu chamado. Faça o melhor que puder. Seja indesistível. Seja um líder, seja um pai de multidões com características de filho legítimo.