José e a Lei do Processo

on . Posted in Estudos para Células

Antes que Deus possa usar alguém, Ele precisa preparar essa pessoa, purificar e moldar o líder que, em potencial, está dentro de cada um. Com José, não foi diferente. E ele nos deixou, com sua vida irrepreensível, um modelo de como um jovem sonhador pode se transformar em um líder de grande êxito (Gênesis 37:1-36; 39:1- 42; 47:13-26).

José era como outros grandes líderes em um aspecto muito forte: tinha sonhos! Quais são os seus sonhos? O que você tem sonhado para contribuir para o Reino de Deus?

Você, que hoje está firme em uma Célula, deve, desde já, alimentar a busca por ser um líder de êxito, para cumprir com zelo e dedicação os sonhos de Deus para você. No futuro, você será levantado como um líder de Célula e estará também cuidando de vidas. Assim, deve entender que tudo na vida obedece à Lei do Processo.

Três aspectos são fundamentais na vida de alguém que deseja ser um líder de êxito:

 

1. Tempo para amadurecer

Como a maioria dos grandes líderes, José trabalhou na obscuridade por um período de sua vida antes de se tornar qualificado para liderar outras pessoas. Vendido como escravo com apenas 17 anos, ele se colocou diante de Faraó somente aos 30 anos. Foram precisos 13 anos de preparação. Na época em que interpretou os sonhos do monarca, ele era um homem transformado. Estava equipado. Era humilde e um grande líder.

 

2. Provas para se fortalecer

O ouro só é purificado depois de passar diversas vezes pelo fogo. Os diamantes são criados a partir de enorme pressão. Os grandes líderes são formados apenas a partir de provações. José nunca teria alcançado seu potencial se tivesse ficado em casa. Para tornar-se um grande líder, ele precisou ser primeiro um escravo e um prisioneiro.

 

3. A bênção de Deus

Sem Deus, um líder não pode fazer nada de valor real. Jesus declarou: “Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:5). Deus abençoou José enquanto ele trabalhava como escravo na casa de Potifar. Também o abençoou enquanto trabalhava na prisão. A Bíblia relata em Gênesis 39 quatro expressões do favor de Deus. Gênesis 39:23, por exemplo, afirma que “o Senhor era com ele, e tudo o que ele fazia o Senhor prosperava”. Se você está do lado de Deus, então não pode perder.

 

Conclusão

A Visão Celular no Modelo dos 12 não é uma proposta de ilusões nem de sucesso conquistado sem mérito. Nela, Deus está equipando líderes para cuidar de uma grande multidão. E o tratamento e preparação começam na Célula, no Encontro, na Escola de Líderes.

Todo líder na Visão precisa ter a compreensão que Deus usará de processos semelhantes aos da vida de José, para que também possa confiar-lhe um crédito de maior valor que o recebido por José: Deus quer lhe confiar o cuidado da Sua Igreja. Você está disposto a pagar o preço para realizar este sonho? Não corra do processo, vença os seus próprios limites, e, no tempo certo, você estará cumprindo essa, que é a missão mais nobre da Terra: ir e fazer discípulos de todas as nações.