Aprendendo a ser servo da fé - Parte final

on . Posted in Estudos para Células

Aprendendo a ser servo da fé

Parte Final

Na semana passada, vimos que Eliezer se tornou o servo da fé, o patriarca da fé e o grande ensinador de como servir com qualidade, por causa do seu comportamento. Aprendemos também que a nossa disposição em servir tem como objetivo trazer libertação e cura. O servo se torna o ministrador do refrigério para a alma dos oprimidos.

 

Ser servo até chegar ao nível de ministro

Se você quer chegar a ser ministro do Evangelho, torne-se primeiro um servo. A Bíblia diz que quem se torna servo ganha, da parte de Deus, o título de ministro. É claro que há vários níveis de entendimento para ser ministro. Porque ser ministro ou ministrar, no original, é produzir, fazer. Então, se você produz para o Reino e vê resultado, você é ministro.

A palavra vem de hipereteo, ser servo até chegar à meta. Há pessoas que têm metas e sonhos no discurso, mas nunca conseguem exprimi-los na prática. Quantos ouvimos afirmar que serão líderes de uma grande multidão, mas não fazem nada para que a profecia se cumpra. Temos que aprender a galgar os sonhos, as metas, os alvos...

A função de se tornar servo é cumprir os desígnios dAquele que nos chamou. Você precisa entender qual é a sua função no servir e saber que você serve, porque Deus já o libertou dos seus pecados, como vimos anteriormente, e lhe deu a vida eterna. Sua função, como servo, é trabalhar para trazer o Reino de Deus sobre as vidas e para marcar uma geração.

É o serviço, a entrega, o cumprir da missão com responsabilidade. Isso é caráter eterno do ministro de Deus. Jesus foi chamado como Varão aprovado, Servo aprovado. Ele nos ensinou muito bem a forma correta de servir, pois mesmo sendo Deus, serviu-nos como Homem.

Então, precisamos ser servos aprovados independente da posição em que estamos servindo. O que importa é que você seja aprovado no que faz. Você foi chamado para coisas muito grandes. Quando está servindo ao líder, você está servindo ao homem de Deus, ou seja, está servindo ao próprio Deus, na figura do homem de Deus. A Bíblia diz que até quando entregamos a homens mortais o dízimo, aqui na Terra, quem recebe é o Trono. “Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior. E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive.” (Hebreus 7:7,8).

A Bíblia é fantástica. Nós entregamos o dízimo aqui na Terra e é recebido no Trono. Nós servimos aos homens e estamos servindo a Deus. Assim como é para o dízimo, que quando entregamos, Jesus recebe no Trono, de igual modo, todo o trabalho que estamos prestando ao líder está sendo recebido no Trono. Isso irá se transformar em uma moeda de favor que vem sobre nós e cai sobre nossos filhos também.

Quando estamos servindo, entramos em uma operação de fé, como aconteceu com Eliezer. Ele foi o líder mais límpido do Planeta. Ninguém foi mais líder que ele como homem, porque aprendeu exatamente com o Pai da fé. Ele é a essência límpida do ministério de servo.

Precisamos entender que alguém tem de ser a referência, pois há uma chamada para o servo da fé, como protetor de um todo, que protege o líder em tudo. O servo deve ter esse entendimento de proteção, pois cuida do homem e da mulher de Deus.

Eliezer e Abraão fizeram uma aliança, como era de costume na época. As alianças eram feitas mediante atos proféticos, como registro de memória. A chamada é para guardar e proteger a fé do líder. Como fazer isso? Dando resultado naquilo que lhe foi confiado, caso contrário, a fé do líder fica comprometida.

Você foi chamado para zelar pelos seus líderes, também, nas horas difíceis, na impetuosidade da vida. É função do servo alertar o senhor sobre perigos se ele conhece o resultado.

O seu serviço não pode estar pautado em temperamentos, em medos, pensando que não pode chegar ao seu líder, àquele que você serve, para compartilhar experiências sobre o que você conhece e ele não, preso à reação que ele pode ter por conta do temperamento. No mundo espiritual, não há líder melancólico ou colérico. No mundo espiritual, só há DNA de ovelha ou de leão. Então, não podemos estar baseados em temperamentos, mas na Palavra. Portanto, não justifique seus sentimentos em temperamentos.

Não somos seres neuróticos, estimulados pelas feridas. A Bíblia diz que se o Filho do Homem nos libertou, verdadeiramente somos livres. O que precisamos fazer é valer a Bíblia, a Palavra de Deus.

Nós, que somos servos, somos obrigados a zelar pelo líder também na hora da impetuosidade. É importantíssimo saber calar e falar na hora certa quando surge a impetuosidade. Sabendo, é claro, que algumas coisas não competem ao servo, não é da sua competência se intrometer. Saiba o que a Bíblia diz, porque ela tem ensino para tudo, até para chegar ao líder.

O servo nunca deve deixar nada escondido ao seu senhor, deve ser transparente, conversar com o líder. O servo que sabe chegar ao líder instala o êxito em sua vida e ministério.

Eliezer foi um servo que administrava tudo o que tinha na casa de Abraão. Porém, tudo o que estava na responsabilidade e competência dele, Abraão sabia. O servo não pode deixar o líder desinformado sobre o que lhe pertence. Ainda que esteja sob os seus cuidados, é da competência do líder saber sobre os seus bens, situações e tudo o mais que lhe diga respeito.

Você é servo da fé. Se serve ao homem de Deus, serve a um líder incomum, uma pessoa de fé. O líder de 12, o líder de Célula são pessoas de fé. E, pela fé, todas as coisas são estabelecidas e conquistadas.

A Bíblia diz que somos responsáveis por tocar e influenciar uma geração (Atos 13:33-36). A geração implica em nossos filhos espirituais, mas principalmente nos biológicos. Como servos, somos avaliados para tocarmos as gerações.

Deus não quer que sejamos mirrados em nada que fazemos. Daqui a alguns anos, quando estivermos mais amadurecidos, muitos virão em sua direção para agradecer o que Deus fez na vida deles por causa da sua vida. “Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma.” (Hebreus 10:39). Você terá descendentes por lugares que nem imagina.

Deseje ser servo da fé. “Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.” (I Coríntios 9:19). A Bíblia diz ainda que o justo viverá da fé e que para aqueles que recuam, Deus não tem prazer neles. Você está servo para servir a fé. Você se faz servo para ganhar milhares.

Faça-se servo para ganhar milhares. “E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar.” (Hebreus 3:5). O texto de Hebreus 3:5 diz que quando você se fizer servo, entenderá que terá de fazer o que Deus mandou e não o que você quer. É uma dedicação. Seja dedicado para fazer o que Deus mandou e não o que você quer.

Torne-se servo de outros. “E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.” (Romanos 6:18). Torne-se servo de outros para galgar a vida eterna de Cristo Jesus, entendendo que somos servos uns dos outros, como está escrito em Romanos 6:22. “Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.”

Você foi transformado por Deus para servi-lO e servir outros. Somos servos uns dos outros, esse é o nosso chamado.

 

O legado do patriarca dos servos

O legado do patriarca dos servos e do servo da fé foi que ele olhou para um homem que buscava a Deus e se permitiu ser nivelado no serviço que prestava. Enquanto Abraão buscava a Deus, Eliezer procurava mergulhar na mesma busca para melhor servi-lo.

Seja nivelado para servir. Seja nivelado com o seu senhor. Deus quer fazer isso entre vocês. Homens de fé servem líderes de fé e não misturam sua fé com nada e ninguém. Entenda qual é o nível do seu serviço. Porque você foi liberto do pecado, o Senhor o transformou em servo para dar frutos santos e receber dEle a vida eterna.

Você é um servo que se quiser, terá uma geração perpetuada. Por causa da transformação de Deus na sua vida, hoje você é um servo de excelência. O serviço é uma entrega, uma responsabilidade de caráter que eterniza o ministro diante de Deus e suas gerações. Como Jesus foi aprovado, que assim seja na sua vida.

Você foi chamado para ser ministro. Cumpra a sua chamada e usufrua tudo o que o Senhor tem lhe prometido.