Ser servo, uma chamada de humildade

on . Posted in Estudos para Células

Sempre devemos agradecer a Deus pela Sua vida em nós, Sua bênção, pelo privilégio de servi-lO, pelo fato de sermos filhos, pois nascemos de novo. Somos filhos de aliança, vivemos o caráter do Reino, porque fazemos a vontade do Pai. 

Ser servo, para os filhos de Deus, deve ser um prazer. Ele nos chamou para tal serviço, então, o Nome dEle tem que ser exaltado através de nós. Nosso serviço ao Senhor deve ser prestado com honra. Isso tanto para Deus como para o próximo, para aqueles a quem servimos. 

Tudo o que precisamos fazer é decidir ser servo, decidir servir com excelência, entendendo o real significado daquilo para o que fomos chamados. Há duas conotações para ser servo. 

1. Chamada secular 

Há aqueles que amam servir no executivo, Legislativo e Judiciário. São servos políticos. Gostam de ajudar politicamente, têm a convicção de que essa é a sua chamada. Sabem o que se passa no cenário político e conhecem o campo de mudança no humor econômico, social, saúde e educação. São preocupados com os assuntos referentes à sua chamada e buscam responder condignamente. 

Há os que são chamados para trabalhar em setores administrativos. Gostam de servir bem em escritórios, facilitam caminhos para que outras pessoas possam desenvolver melhor o trabalho que têm. 

Existem pessoas que têm vocação para os trabalhos domésticos. São zelosos, amam o que fazem; são mordomos do que é colocado em suas mãos. Alguns têm dom para ser chefe, até chefiando outros conseguem servir. Para ser chefe, tem que saber servir, aprender a servir os que trabalham com ele. E assim há vocações para vários serviços. 

Quando alguém está estudando para fazer o ENEM, deve pensar na realização pessoal, na vocação que tem para exercer determinada profissão. Antes era assim. Hoje, infelizmente, há pessoas que ingressam em uma faculdade visando ganhar dinheiro com a profissão que irão exercer, mesmo que não tenham vocação para tal profissão. 

Alguns são chamados, vocacionados para exercer determinadas profissões, outros são representantes dos seus interesses pessoais. Então, alguns profissionais são ‘voluntários’ para um serviço do seu autochamamento, mas não são vocacionados. 

2. Chamada para o Reino 

A chamada para ser servo no Reino é igual a qualquer outra chamada como ser Apóstolo, Profeta, Evangelista, Pastor, Mestre ou outro dom que possamos executar dentro da Casa do Senhor. 

O fato de ser chamado traz uma velocidade de resposta muito maior. Quando você é chamado, responde no nível da chamada. Não é fácil ser servo. Não é fácil ser servo para trabalhar com Apóstolo, Profeta, Evangelista, Pastor, Mestre. 

Para ser o moço do Profeta ou o servo do Profeta, precisa ter graça para que não entre manipulação. Isso em todas as formas de servir, pois você responderá por aquele que está servindo. Por isso, é preciso ser chamado. 

Os servos têm graça no serviço que realizam. Há pessoas que têm a graça de servir. Isso é um dom, uma vocação. 

Há pessoas que nos ajudam de forma revelada e outras de forma oculta. Às vezes, nem nos damos conta de algumas pessoas que estão realizando serviços para nós, pois não estamos vendo. Mas, há também, aquelas que fazem tudo para ser vistas e nós não as ‘notamos’, por causa do interesse mal focalizado. Assim como há algumas que fazem tudo para que não as vejamos, mas percebemos que elas estão nos atrapalhando. 

Então, há pessoas que são voluntárias no serviço. Todos que estão ao redor percebem que esse serviço que prestam é para ajudar. Esse é um servir de forma revelada, como é o caso dos Introdutores que servem nos Templos. No MIR, temos vários Introdutores que servem. Isso é uma voluntariedade!

Verdade é que os servos que menos vemos são os servos da estrutura. Há pessoas que não estamos vendo, mas que nos servem de inúmeras formas, porque sempre existirá alguém nos bastidores. Estes são os servos base. Uma grande construção, por exemplo, pode ter um telhado ornado, mas, ao olhar para ele, muitos não lembram que para estar ali bem sustentado é preciso que haja uma base embaixo. 

Entendendo o que é o servo 

Na guerra do Vietnã, um piloto chamado Charles teve seu avião atingido. Ao ser jogado para fora do avião, o paraquedas abriu, mas como o vento era contrário, ele caiu no campo do inimigo. Ali ficou por sete anos, como prisioneiro de guerra. Após receber liberdade, ele viajou o mundo contando como sofreu enquanto prisioneiro de guerra. 

Sua história emocionava a muitos e convencia outros a guardar a pátria mesmo sendo prisioneiro de guerra. Um dia, ele entrou em um restaurante e foi reconhecido por um homem que estava no local. Este disse que ficava muito emocionado com a história de Charles. No decorrer da conversa, aquele homem se revelou como o responsável por dobrar diariamente o paraquedas de Charles. 

Se no dia do acidente com o avião de Charles aquele homem não tivesse realizado seu serviço da forma correta, o piloto não teria sobrevivido. Naquele momento, Charles entendeu que aquele homem, através de um serviço que ele não via, era o responsável pelo fato de o paraquedas ter aberto. 

A reflexão que podemos fazer a partir desta história é: Quem dobra o seu paraquedas e de quem você está dobrando o paraquedas? Seu êxito depende de quem está dobrando seu paraquedas. Isso é fundamental para que você tenha êxito nas suas guerras. Quem dobra o paraquedas traz um desatar sobrenatural ou não.

 

Há pessoas que, infelizmente, dobram o paraquedas de forma errada. Quando o líder precisa usar o paraquedas, por ter seu avião atingido, cai. Muitos fazem do paraquedas do líder, sua brincadeira pessoal e, por isso, trazem constrangimento. É necessário aprender a dobrar o paraquedas do nosso líder. 

Aquele que é servo deve evitar qualquer tipo de queda do líder, qualquer tipo de vergonha do líder, qualquer tipo de vexame. Ele tem o coração para proteger o líder. Isso é chamada ou voluntariedade, opção. Ou você foi chamado, ou se tornou voluntário para servi-lo. Mas, mesmo na chamada ou na voluntariedade, você deve fazê-lo com verdade, da melhor maneira possível. 

Jesus disse que o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate de muitos (Mateus 20:28). Essa é a vocação do Filho do Homem, essa é a vocação para os verdadeiros servos de Deus. Os servos de Deus precisam estar aptos para servir. 

No serviço que você está realizando, precisa entender que quanto mais servo você se tornar, mais filho também se tornará. Aquele a quem você honra, dele se torna servo. Se você honra a Nação, torna-se servo dela. Se você honra seus líderes, torna-se servo deles. Se você honra sua Igreja, torna-se servo dela. Se você ama a sua chamada, dela você se torna servo. Nunca nos tornamos servos daquilo que reprovamos. Nunca nos tornamos servos daquilo que não gostamos. 

A chamada de Jesus para ser servo foi uma chamada de humildade. O servo não é aquele que quer mostrar um bom serviço para humilhar os outros ou para sobressair sobre outros. O servo trabalha por humildade. Jesus, em tudo, teve êxito porque segundo a Sua característica de chamada, teve um caráter de humildade (Filipenses 2:5-11). 

O caráter do servo é tão poderoso, é tão sério, que todo servo termina o seu histórico aprovado, com um nome honrado e com o caráter de filho. Você é servo por chamado ou voluntariedade. Seja como for, faça o seu melhor. 

Que você seja a revelação da graça de Deus no serviço que presta ao Senhor, ao Reino, aos homens de Deus e ao próximo.