Honra, a porta da prosperidade Parte Final

on . Posted in Estudos para Células

Na semana passada, vimos que quem entende o princípio da honra abre a porta para a sua prosperidade, pois a honra é a semente para prosperar. Todas as vezes que plantamos uma semente de honra temos o direito de colher o fruto da prosperidade. 

Vimos também que precisamos entrar por portas que tragam para nossa vida outra regência e nos faça líderes mais salutares na nossa vida, entendendo que honra é um princípio que desata mudança de sorte. Nesta parte final do estudo, veremos que honra é um princípio que ensina a galgar êxito e nos leva ao respeito próprio. 

2. Honra é um princípio que ensina a galgar êxito 

Quando trabalhamos o nosso caráter na concepção de que se caminharmos na honra uma porta de prosperidade se abre na nossa direção, nossa mente é aberta para exercer esse princípio maravilhoso e galgar êxito em tudo. 

A honra é o princípio para o êxito. Quantas vezes já ensinamos sobre isso! Quem se move pela honra colhe o fruto chamado êxito, essa é a consequência natural. A questão é que as pessoas confundem êxito apenas como algo muito aparente. 

O êxito começa internamente. Há pessoas que estão saudáveis na alma, harmonizadas interiormente. A inteligência emocional funciona e a resposta que dão é condigna com uma vida de êxito. 

Tenho observado as pessoas com quem convivo. Eu sou um curioso e um estudioso de comportamento. O que vejo são pessoas com estresse desnecessário. Pessoas que estouram por tudo, que não conseguem gerenciar, por exemplo, um pequeno setor no qual trabalham. E não é pelo fato de que o setor é complicado, mas porque não sabem gerenciar pessoas e, o mais agravante, não gerenciam a própria vida. O resultado é dissabor e descontentamento pessoal. 

Quando eu digo que a honra é o princípio que ensina a galgar êxito, é preciso esclarecer que só teremos êxito com os outros e êxitos externos se, antes de tudo, conseguirmos ter êxito interno e êxito nas questões que foram confiadas a nossas mãos. 

A honra é o princípio que ensina a galgar êxito, para as pessoas que entenderam que precisamos de sabedoria agregada ao nosso caráter. Quando isso acontece, dificilmente teremos deslizes e não traremos desconforto para nós nem para as pessoas que caminham na nossa direção. 

É importante que a pessoa aprenda a respeitar a si mesma para galgar êxito. E, na condição do êxito consolidado, outras pessoas que caminham ao seu redor sejam afetadas saudavelmente e mudadas plenamente. 

3. Honra é o princípio que nos leva ao respeito próprio 

O entendimento de que precisamos respeitar os outros é uma regra de ouro. As pessoas só valorizam outros, famílias e mentores, quando respeitam, primeiramente, a elas mesmas, pois há muita confusão interior. 

Como é possível colocar em prática essa regra de ouro se eu não consigo assimilar os elementos básicos da vida, como o respeito a si mesmo? Assim, é impossível respeitar os outros. 

A doutrina básica, elementar, de Jesus sobre o amor ao próximo foi ensinar que era necessário primeiro amar a si próprio. Esse é um exercício de caráter que nos leva à compreensão do sobrenatural e ao entendimento de que as coisas podem ser mudadas e ampliadas. 

A honra é um princípio que nos leva ao respeito próprio por causa da consolidação interior. Quando caminhamos com o entendimento de que nossa vida foi consolidada anteriormente e que agora compartilhamos a vida de uma forma mais saudável, melhor, conseguimos ser usados por Deus como instrumentos de mudanças na vida dos outros. Isso porque caminhamos com um caráter aprovado, ajustados emocionalmente e com a essência sedimentada, colocando-nos no ponto certo da nossa existência. Esse alcance faz com que respeitemos os que caminham ao nosso lado, as pessoas que encontramos no meio do caminho e, assim, liberemos palavras e atitudes que contribuam para o crescimento desses queridos em todas as áreas, seja no âmbito familiar, secular, etc. 

Uma das coisas mais salutares na vida da humanidade é encontrar uma pessoa com caráter plenamente ajustado para nos ajudar, encorajar e nos fazer entender o fator da vida e a seriedade com a qual devemos caminhar. Quando isso acontece, é porque a pessoa conseguiu ser, de direito e de fato, o que Deus projetou para ela. Essa pessoa não vive debaixo de vergonha nem de sinalizações que trazem vexame para a sua vida e história. 

Quem entende o princípio da honra abre a porta da prosperidade e, claro, esse respeito próprio é consolidado no seu caráter. As pessoas gostam, admiram e respeitam indivíduos que dão a si mesmos a oportunidade de crescer. 

Quando aprendemos a rota do crescimento pessoal, que vai além de conhecimento intelectual, mas, principalmente, a gerência emocional, as pessoas que caminham ao nosso lado nos respeitam e nos fazem acreditar que somos pessoas melhores em todas as áreas, porque nos permitimos crescer. 

Só que ninguém nunca cresce de forma isolada. As pessoas que crescem não podem esquecer que tal crescimento se deu pela formação de um líder, um mentor mais maduro. E assim será durante toda a caminhada, pois sempre necessitaremos de ajuda, de auxílio. 

Tenho visto que, dentro da questão do crescimento biológico, começamos a vida dependendo de pessoas e terminamos a vida na mesma dependência, ainda que de outras pessoas. Não devemos terminar a vida sozinhos, mas com alguém ao nosso lado. Mas, a maneira como celebramos a vida e respeitamos os códigos de honra determinam e sinalizam a forma como vamos terminar a vida: neurotizados e sozinhos ou celebrado com muitas pessoas. 

Quando envelhecemos e parecemos inúteis em algumas áreas ou para alguns é, na verdade, o momento do nosso encontro com todas as sementes que plantamos e deram frutos. E é por isso que precisamos também trabalhar o princípio da honra para que, quando esse momento delicado da nossa vida, que é tão complicado para alguns, bater à nossa porta, tenhamos pessoas que nos amem e respeitem por tudo que representamos e pelo bem que fizemos a elas. 

Se respeitamos as pessoas, mostramos que temos respeito próprio e que a honra é um princípio consolidado no nosso caráter, na nossa vida, porque a honra é um princípio que nos leva ao respeito próprio. E a consequência desse respeito próprio é levar outras pessoas ao mesmo entendimento, de forma que respeitem pessoas e coisas. 

Se isso for colocado em prática, a porta da prosperidade será aberta em todas as áreas. Isso é uma verdade, porque a honra desata mudança de sorte e amplia entendimento para galgar o êxito e levar o indivíduo a respeitar a própria vida e a vida daqueles que caminham ao lado. Assim, cumprimos um dos papéis mais lindos da vida que é fundamentar a vida daqueles que caminham ao nosso lado e dos que passam pela nossa história. 

Quando trabalhamos pelo código da honra, as pessoas que estão ao nosso lado são abençoadas. A honra é uma semente abençoadora da geografia onde estamos implementados. As pessoas que convivem conosco são abençoadas e coisas que estão conosco são respeitadas. Debaixo do entendimento de que a vida é feita de pessoas e coisas que nos favorecem, respeitamos as pessoas e as coisas que nos favorecem, como a natureza, o alimento, porque a vida é celebrada em um todo. 

Tudo que foi feito é para o louvor do Eterno e para servir o homem mortal que o Eterno criou. Por isso, não podemos menosprezar ou jogar fora tudo que o Senhor construiu para o nosso favor. Antes, devemos compreender o princípio da honra que abre portas de prosperidade e ver que tudo que está ao nosso redor é um convite para desatar essa prosperidade e essa mudança de sorte. 

Que nosso entendimento seja aberto e a nossa visão ampliada e consolidada nesse território que o Senhor confiou em nossas mãos, de forma que o inimigo não ganhe vantagem. E que tudo que façamos seja para honrar a vida que o Pai nos deu e celebrar a vida daqueles que estão ao nosso lado. 

Se assim fizermos, claro que as portas que se abrirão na nossa direção não serão fechadas e a prosperidade será instalada em nosso caráter, porque a honra é o princípio que atrai a prosperidade. Que essa seja uma verdade e não um discurso, porque a honra deve se tornar uma semente de mudança integral na vida pessoal para atingir todos aqueles a quem nós amamos.