Construindo uma mente favorável para Deus Parte 1

on . Posted in Estudos para Células

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4:8) 

Deus construirá em você uma mente favorável através da Palavra que o oriente a pensar em tudo o que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, de boa fama, virtuoso, louvável, ou seja, em tudo que vem de Deus. São as coisas de Deus que devem ocupar o nosso pensamento. 

Deus tem alvos e metas. O Senhor quer construir em você uma mente favorável para Ele mesmo. Para tanto, você precisa expor sua mente ao conhecimento da Palavra. Você é um tremendo Filho de Deus, alguém que possui muito valor para Deus, mas o Senhor quer mudar radicalmente a sua vida e a sua história e essa mudança começará a partir da transformação da sua mente. 

Deus construirá em você uma mente favorável através da Palavra que tem o poder de penetrar o mais profundo do ser. “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.” (Hebreus 4:12,13) 

Agora reflita e questione sobre o que você tem na mente para ser favorável ao Espírito Santo. O conteúdo e a essência da sua mente, daquilo que permeia os seus pensamentos, têm sido pensamentos de vida e não de morte, de paz e não de guerra, pensamentos do bem e não do mal, pensamentos que honram ao Senhor? Ele diz que nos tem dado pensamentos de paz e não de mal (Jeremias 29:11-13). 

O Senhor tem pensamentos de vida para o Seu povo, para a Sua Igreja. É preciso, pelo poder do Nome de Jesus, desfazer o ninho da serpente em nosso pensamento, pensamentos errôneos que ocupam a mente. 

A serpente povoou a mente do primeiro Adão, a mente de Eva. Através da comunicação entre a serpente e a mulher, o primeiro casal recebeu um conteúdo contrário à essência; a serpente provocou uma antítese contra a tese de Deus, ela colocou dúvida na palavra que Deus havia proferido. 

A mente do homem se tornou perigosa, porque deixou o controle de Deus para ser controlada pela serpente. É isto que ocorre quando a mente está vulnerável: fica debaixo do controle da serpente. Porém, a vontade de Deus é que a mente humana seja plenamente controlada pelo Espírito Santo. 

Deus quer que a partir da hora que o relógio desperta pela manhã, e você acorda, e ora agradecendo a Ele pelo dia, você não apenas reconheça que Ele é quem o faz deitar e acordar, mas que dependa dEle para tudo, e que sua mente seja construída de forma favorável a Ele. 

A vontade de Deus é que até enquanto você dorme, o Espírito Santo ministre a sua mente. Ele quer que a sua mente seja tomada pela mente do Senhor Jesus Cristo. Essa é a única forma de você ter uma mente ungida. O Senhor quer promover libertação e cura na mente para que nenhum de Seus filhos durma perturbado, com sono agitado, outros submetidos a remédios e a situações que contrariam a natureza daqueles que nasceram de novo, não por uma questão patológica, mas espiritual. 

A mente do filho de Deus deve ser vulnerável somente a Deus, jamais deve estar vulnerável ao inimigo. Quantas pessoas investindo horas do seu tempo em frente à TV, alguns até dormindo com a TV ligada, expostos a filmes de terror, guerra, violência ou mesmo romances mundanos, que têm mais de sexo do que de romance. Dormem e se esquecem de que, enquanto dormem, o espírito se mantém acordado e a alma recebe todas as informações que estão próximas, pois a alma fica receptiva. Ao acordar, pela manhã, levantam cheios de angústia, raiva e outros com um sentimento ruim como se fosse de morte. 

A mente pode estar exposta e ter pensamentos que não são favoráveis à natureza de Cristo. É por isso que existem cristãos que pensam em suicídio e outros que, infelizmente, praticaram-no. Ficamos perguntando o que aconteceu. Muitos nem compreendem o porquê de estarem em determinadas situações... 

A mente precisa ser construída de forma que se torne uma mente favorável a Deus, uma mente que possa ser trabalhada pelo Espírito Santo. Todo nascido de novo precisa permitir que o Senhor construa uma mente favorável a Ele. A mente favorável evita confusões tolas. 

Hoje encontramos, na Igreja, muitas pessoas angustiadas, desequilibradas e desajustadas emocionalmente. Isso não agrada a Deus. Ele não enviou Jesus para nos salvar e continuarmos com os mesmos dissabores do passado. Não! Por isso Deus quer nos dar uma mente ajustada, correta, com a qual as pessoas tenham o prazer de conversar. 

A Bíblia diz que aqueles que têm uma mente favorável aborrecem o tempo de menino e passam a ter estatura da medida de Cristo. Qual a problemática da Igreja? É a mente exposta à serpente que consegue, com o tempo, estabelecer seu ninho. 

Hoje o Senhor quer remover o ninho da serpente e trazer para sua mente a base da graça do Reino. Assim, em você, será encontrada uma mente favorável em que o Espírito Santo possa construir os pensamentos de Deus. 

Como construir uma mente favorável 

A forma de construir uma mente favorável a Deus é através de palavras favoráveis ao Evangelho. Você precisa, além de ensinar aos seus discípulos, ter primeiro, em sua vida, o bom hábito de estar, em todo o tempo, ouvindo palavras que tragam vida a sua vida, louvando e adorando a Deus. Caso contrário, terá uma vida vazia do Reino e cheia do mundo. 

Você deve saber selecionar o que ouve. Isso precisa ser feito de acordo com o verdadeiro Evangelho – o poder de Deus que é salvação para todo o que crê. 

O Evangelho é a boa notícia do Reino. Quando você se enche das coisas do mundo, automaticamente você se contamina com coisas ruins. Mas Deus tem uma boa notícia à Sua Igreja: Ele quer fazer em cada um de nós uma mente favorável a Ele.