Proteja a sua alma Parte 1

on . Posted in Estudos para Células

“A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos. O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.” (Salmos 19:7-10) 

Durante a nossa vida, encontraremos pessoas com conceitos totalmente diferenciados dos nossos. Isso ocorre porque a alma é cheia de conceitos. Alguns são “autoconceitos”, outros são conceitos que nós mesmos permitimos que entrem através de influências externas, como, por exemplo, pela mídia falada, escrita ou televisiva. 

Todas as vezes que estamos envolvidos em qualquer que seja o contexto, há uma exposição natural da alma em relação aos ensinamentos que recebemos. Isso independe do meio no qual vivemos, seja social, político, familiar. 

A alma tem uma capacidade incrível de absorver rapidamente conceitos e o mais notável é que eles não pedem licença para povoá-la. Cabe a nós fecharmos ou abrirmos a janela da alma para tais conceitos. 

Infelizmente a nossa inteligência está arrefecida por conceitos humanistas, demoníacos e por aqueles criados por nós mesmos, chamados “autoconceitos”. Não é difícil encontrar pessoas experientes, mas que carregam conceitos totalmente diferentes das demais. 

Às vezes até aplaudimos essas pessoas e dizemos: que cabeça extraordinária! Porém, conceitos que não têm inspiração divina têm sua concepção gerada diabólica ou humanisticamente. Portanto, atenção dobrada! Possuímos uma vasta inteligência, dividida em emocional e lógica, e haverá sempre uma guerra em que a emocional tentará manipular a lógica. 

Nunca pense que você possui uma alma resolvida, pois se assim fosse, essa atitude o denunciaria como alguém que não está aberto ao confronto e tratamento de caráter. A alma foi criada para receber os princípios de Deus e não para absorver os padrões do mundo. 

Os autoconceitos e conceitos seculares têm trazido enfermidades para a alma quando sofrem influência de doutrinas que não condizem com a Palavra. Quando começamos a conhecer os Princípios Bíblicos, observamos que eles atuam como mísseis, que vão destruindo as fortalezas do engano que desejam prender as pessoas em seus autoconceitos. 

Aprendemos, então, que muitos pensamentos, aparentemente bons, devem passar por um processo de reconstrução e outros precisam ser removidos. Criamos conceitos e fazemos deles nosso estilo de vida. Isso decorre um risco, porque tentamos padronizar esses conceitos na família, no setor de trabalho, enfim, no meio no qual vivemos. 

Podemos querer plasmar nas pessoas conceitos que em nada se assemelham aos nossos comportamentos. Essas atitudes demonstram uma alma desprotegida, que por mais que tente esconder, acaba sendo denunciada. Deus quer nos ensinar a proteger a nossa alma, a alma da família e a alma dos discípulos. 

Família 

A família é a célula principal, portanto requer maior atenção. O fato de ser casado não dá o direito de cometer tolices na aliança. Não se deve maltratar o cônjuge e os filhos. Porém, quando a pessoa tem uma alma desprotegida, o cônjuge e os filhos são, justamente, os que mais sofrem. 

Se um cônjuge não sabe proteger a alma do outro, não possui condições de proteger a alma de mais ninguém. A aliança mais profunda, após a que temos com Deus, é o casamento. Se alguém consegue ser violento com o cônjuge, a qualquer momento denunciará essa alma a todos. 

Discípulos 

Observe que Satanás sempre quer armar uma cilada através de uma má notícia. Ele manda emissários para provar a sua alma. Às vezes, ocorre de você ir à Reunião de Célula e alguém comentar com você algo desagradável ou mesmo uma má notícia. Se você não tiver maturidade para digerir essa informação, ‘vomitará’ a angústia da alma no primeiro que aparecer. 

Hoje queremos chamar sua atenção para algo muito importante: Trabalhamos pelo mesmo Reino, apesar de nossas particularidades, discípulo e discipulador. Vigie suas atitudes, mais tarde seus discípulos parecerão com você. Não pense que porque você ainda não está liderando uma Célula não influencia a vida de outros. 

Você é um agente influenciador. O ser humano tem a tendência natural de parecer com quem mais o influencia, com as pessoas com as quais ele mais convive. Na convivência, vamos amadurecendo e entendendo que nossas diferenças, quando somadas, tornam-se uma preciosidade para o Reino. 

Colocando em ordem as emoções 

Precisamos colocar em ordem nossas emoções, caso contrário, traumatizamos aqueles que convivem conosco. Se não vigiarmos, podemos, até mesmo, levá-los à queda. É preciso respeitar os Princípios Bíblicos para ter as emoções ajustadas. 

O modelo celular tem uma proposta de libertação e cura interior, pois sua chamada não é apenas profética, mas também sacerdotal. Por isso, cuidado! Sempre estaremos lidando com vidas e cuidando de vidas! 

Não devemos andar segundo o que achamos ou pensamos, mas conforme o que a Bíblia diz. É fantástico caminhar com alguém que cita a Bíblia em qualquer circunstância. Você pergunta algo para essa pessoa e ela sempre responde com a Palavra. 

Conhecer a Bíblia para proteger a alma 

Conhecer os livros de Eclesiastes e Provérbios, por exemplo, traz riquezas para o dia a dia, pois estão recheados de princípios que protegem a alma. Meditar nesses livros diariamente e memorizar seus versículos é trazer, para qualquer situação da vida, uma palavra rhema. Dentro da ética hebraica, eles são considerados princípios. 

Outro livro saboroso é o de Salmos, pois também contêm princípios, muitos deles através de denúncias, feitas pelo próprio salmista. Isso nos importa dizer: eu quero viver o que a Bíblia diz e, não o que eu acho ou penso. Esse é o segredo. 

Então, quando alguém perguntar o que você acha sobre determinado assunto, a resposta deve ser: o que eu acho não é importante, eu quero lhe dizer o que a Bíblia diz. O que está contido na Palavra precisa ser nosso verdadeiro estilo de vida. 

Quando alguém chega até você para compartilhar algo, independente do que seja, o que você acha deve desaparecer e a análise da situação deve ter como base o que a Bíblia diz. Você precisa conhecer os princípios bíblicos para que o julgamento em relação às diversas situações que surgem não seja realizado de forma errada. 

Continua...