Herança e aliança em Deus

on . Posted in Estudos para Células

"Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos." (Efésios 1:18)

Pela fé, temos uma herança, que firma o nosso pacto com Deus. O livro de Gênesis relata a resolução de Deus em criar o homem à Sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26). Então, dentro dos nossos direitos de herança, descobrimos que fomos feitos para parecermos com Deus.

1. A herança de parecermos com Deus

Você foi criado um pouco menor do que Elohim, e foi coroado de glória e de honra (Salmo 8). Ninguém pode roubar essa herança, foi Deus quem deu a você. Você não precisa andar confundido sobre o biotipo de Deus, pois em João 1:12-14, descobrimos que Ele Se fez carne, tornou-Se gente, ou seja, Ele veio mostrar a imagem e semelhança dEle. Não é Ele que Se parece conosco; nós é que fomos criados à semelhança dEle.

Deus, em Sua infinita sabedoria, resolveu Se parecer conosco, para que, nesse direito de herança, compreendamos a verdade do Reino e comecemos a ter interesse em sermos semelhantes a Ele. Porque apesar de sermos feitos à Sua imagem e à Sua semelhança, decidimos parecer com nós mesmos, o que não é bom. Na realidade, o homem fez um ato vergonhoso ao não afirmar que se parecia com Deus, mas Deus veio Se parecer conosco, para nos reconciliar com Ele.

2. O homem foi criado para dominar

O texto de Gênesis continua dizendo: "... que o homem domine". Domínio é autoridade trabalhada. A primeira palavra que Deus usou para o homem foi sobre o domínio. "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a Terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a Terra." (Gênesis 1:26)

A palavra domínio tem duas associações:

. Demoscratórias, que significa um povo que está debaixo de um governo. O prefixo demo aqui é o mesmo de democracia, democrático. Você, como filho de Deus, tem a unção para ouvir as pessoas e deve ter uma postura de exercer a autoridade.

. Cosmoscratórias, que é o governo das causas físicas, das organizações deste mundo. Você tem, em Cristo, o poder de ser uma pessoa organizada e de ter uma família organizada que trabalha por ordem de comando. Quando Deus disse que derramaria Seu Espírito sobre toda carne, houve uma organização (Joel 2:1). Deus primeiramente organizou um exército. Você e a sua casa não devem ser desorganizados, pois Deus não dá bênção na desorganização.

Organize-se, sabendo que você tem autoridade sobre as causas físicas e espirituais. Você tem poder para organizar as coisas. Foi Deus quem mandou você dominar a Terra. Tenha uma organização com fins específicos. Para você conseguir tomar o território que Deus lhe entregou, organize-se e defina seus alvos.

Agora, para se organizar, você precisa saber onde está; o que está fazendo; por que está fazendo; como está fazendo; para quem está fazendo; que precisa ter domínio e autoridade sobre o que está fazendo.

3. Crescer, frutificar e multiplicar

Uma pessoa nunca fica estática. Sempre está evoluindo. Este é um fator cíclico, tanto no físico quanto no espiritual. Você, agora, não é mais o mesmo de quando começou a ler este estudo, pois houve um acréscimo de conhecimento.

Só cresceremos, frutificaremos e multiplicaremos quando compreendermos o que é crescimento. A ordem é crescer e depois multiplicar. Quem não entende essa verdade apenas aglomera um grupo de pessoas que não tem a consciência que Deus quer que tenhamos. A frutificação nos mostra como somos e com que tipo de pessoas estamos nos relacionando.

A Bíblia diz que conhecemos o tipo da árvore pelo fruto que ela dá. Algumas árvores são facilmente reconhecidas, outras não. Frutificação é doutrina, caráter e santidade. Quando crescemos no ministério, começamos a influenciar as pessoas, implantando uma doutrina no coração delas.

Deus fez uma chamada a Abrão e ele atendeu, teve seu nome mudado para Abraão (Gênesis 17:5-6). Em Gálatas 3, vemos que temos direito à mesma herança que o Senhor deu a Abraão: "Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o Evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão" (Gálatas 3:8,9). "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro. Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo..." (Gálatas 3:13,14)

Você tem respaldo mediante o novo nascimento, para adquirir o direito à herança e à aliança. O homem pecou e havia perdido todos os seus direitos de liderar, mas Jesus veio e restaurou tudo isso. Então, líder, você tem direito às promessas agora não só por causa da herança, mas também da aliança feita através do sangue de Jesus, que é eterna.

Sobre você há o mesmo decreto de Gênesis 17:7. Creia, porque de você sairão governos, autoridades, príncipes, domínio e liderança. A promessa feita a Adão por herança, Deus repetiu a Abraão por aliança, e foi extensiva a nós. Portanto, prossiga, faça discípulos de todas as nações. E jamais esqueça: Jesus está conosco todos os dias, até tudo ser consumado.