Consolidar no espírito para vencer a obra da carne Parte Final

on . Posted in Estudos para Células

“Portanto, assim diz o Senhor, o Deus dos Exércitos, o Senhor: Em todas as ruas haverá pranto, e em todas as estradas dirão: Ai! Ai! E ao lavrador chamarão para choro, e para pranto os que souberem prantear. E em todas as vinhas haverá pranto; porque passarei pelo meio de ti, diz o Senhor. Ai daqueles que desejam o dia do Senhor! Para que quereis vós este dia do Senhor? Será de trevas e não de luz. É como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se entrando numa casa, a sua mão encostasse à parede, e fosse mordido por uma cobra. Não será, pois, o dia do Senhor trevas e não luz, e escuridão, sem que haja resplendor.” (Amós 5:16-20) 

Vimos na semana passada que precisamos ser consolidados no espírito e não na carne, porque somos homens de Deus, somos espirituais. Biblicamente, o urso é desconsolidador de uma visão. Tudo o que o urso quer é entrar e destilar carnalidade. Quando ele entra, desconsolida a visão no âmbito pessoal e coletivo, porque consegue desarticular tudo que está montado como projeto do coração de Deus. 

Dentro da Teologia, da visão bíblica, o urso é carnal, desestruturador de um projeto; ele suga os projetos para ter a atenção voltada para ele. O urso é destruidor de sonhos. Então, tudo que o urso quer é entrar e destruir o seu sonho, porque tudo que é espiritual pode ser competido com a carne.  

Na consolidação do espírito, vencemos a obra da carne 

A Bíblia diz que na guerra entre o espírito e a carne vence o que estiver mais forte. Se a carne estiver mais fortalecida que o espírito, ela vence. É melhor entrar no céu pelos nossos exageros de cuidado e vencer o espírito da carnalidade, do que ficar dando vazão à carne e não entrar no Reino. 

Dar vazão à carne pode custar muito caro e tragar uma geração. Porque quem libera urso para tragar uma geração é Profeta. A Bíblia diz que Eliseu, o mesmo profeta que fez 14 milagres, um dia, ao ser chamado de calvo, amaldiçoou 42 crianças que foram comidas por duas ursas. Comentarei um pouco sobre o assunto no capítulo seguinte. 

Mas, desde já, quero adiantar que você pode ser um homem muito santo, mas na hora em que mexerem em suas feridas, você se tornar carnal. Sabemos que ninguém fez nada contra Eliseu, porque ele era o profeta da época. Então, podemos ter uma posição elevada e usá-la para matar outros. Eliseu não soube fazer bom uso do dom que estava sobre a sua vida. E deve ter sido muito difícil para aquele povo entender a atitude do profeta. 

Você pode ser um homem de Deus e destilar carnalidade. Não podemos usar nossa unção e destilar carnalidade, porque devemos ser geração consolidadora. O espírito vingativo deve sair das nossas vidas. Quantas vezes você usou sua unção para tirar as pessoas que estavam na sua rota? 

Eliseu exterminou os futuros profetas de Israel. A geração de profetas foi comida pela carne, virou alimento para urso, porque o mentor maior utilizou sua ferida e segurança para matar a geração que estava ensaiando chegar. Você não precisa ser um demolidor de geração. Tenha mais medo do profeta, em algumas situações, do que do urso, porque se o profeta não for curado, pode matar tanto quanto o urso. 

Você tem medo das pessoas tomarem o seu lugar e competirem com você? Não tenha medo, Deus está lhe dizendo que você não pode usar da sua posição para humilhar ninguém. Você não pode ser competidor, mas consolidador de uma geração.

Um líder que não é seguro se prevalece da unção que está sobre para machucar as pessoas que estão sob sua cobertura. Eliseu fez isso com Geazi. Mas Deus levantará uma geração que será plenamente sarada para não ser comida pelo urso, mas se tornar vida para trazer o Messias de volta. 

Eliseu consolidou reis, súditos, limpou lepra de homens de guerra. Um homem tremendo, mas não deixou barato quando Geazi, seu discípulo, levou um recado no nome dele a Naamã. Ao confrontar o discípulo, este disse que era verdade. E a Bíblia diz que quem confessa e deixa, alcança misericórdia. E como profetas, devemos ser da linha de Deus. 

Mesmo assim, vendo que Geazi admitira seu erro, Eliseu declarou que a mesma lepra que estava sobre Naamã, viria sobre o discípulo e sobre todos os seus descendentes. Debaixo da ira, Eliseu profetizou lepra para o discípulo e descendentes. Deus quer que sejamos profetas que limpam as lepras e não que colocam mais lepra nas ovelhas. 

Somos a geração que será tomada pelo Espírito Santo a tal ponto que toda lepra que houver sobre nossos discípulos será removida. Seremos bloqueadores das lepras na direção da nossa geração. Seremos tomados pelo Espírito e não vencidos pela nossa carnalidade. 

Ursos não nos tragarão e lepras não virão sobre nós. Deus nos dará uma força sobrenatural para entendermos o que Davi fez quando se apresentou a Saul, como também comento no capítulo posterior. 

Fazemos parte da geração da consolidação que está nascendo. Arrancaremos nossos discípulos das garras do urso e os levaremos para os braços do Messias. Que geração é esta? É a geração que paga preço para arriscar a vida, paga preço com a própria vida para que o urso não fique com a ovelha. 

Você precisa deixar o Senhor arrancar toda carnalidade, arrancar o espírito maligno que faz com que líder se levante contra líder, discípulo se levante contra líder, discípulo se levante contra discípulo, tudo para competirem entre si. Esse desejo de competição sairá do nosso arraial. 

Davi disse a Saul que ele tirava as ovelhas das garras do urso. Esse discurso convenceu Saul a deixá-lo lutar contra Golias. Quem consegue tirar ovelhas das garras do urso recebe de Deus unção e capacitação para matar Golias. 

Lute contra o inimigo para libertar a ovelha. Os ursos não vencerão a nossa gente nem o nosso povo. Numa das visões de Daniel vemos que quando o povo entrou em aliança, o urso que estava para aniquilá-los foi vencido (Daniel 7:5,11,12). Deus nos dará graça para que o urso não fique mais em nosso território. 

Deus nos tirará dos braços do urso, para que arranquemos outras centenas de vidas das garras do urso. A carne não tragará nossa geração. Somos da geração que socorre e consolida. Venceremos a carne e impediremos a morte de outras ovelhas que já estavam nas garras do urso. 

Faremos o que for preciso para ver sair nossa geração das garras do urso. Seremos consolidados no espírito para vencer toda a obra da carne. Faça parte da nova geração que está nascendo e escrevendo uma nova história.