Coração ministrável e autoministrado

on . Posted in Estudos para Células

O coração é ministrável e autoministrado, ou seja, podemos receber ministrações de outros e de nós mesmos. Quando recebemos ministrações de outros, se não for uma pessoa com coração de paz e de alegria, podemos trazer uma grande complicação para toda nossa estrutura de vida.

O que é um coração autoministrável? É você receber ministrações de você mesmo. Muitas pessoas dizem para si mesmas que não são nada, que nada vai bem, que tudo vai dar errado... São pessoas que se autoministram doenças, problemas, traumas, feridas.

Porém, o desejo de Deus é que você ministre ao seu coração as verdades da Palavra, pois você é o que a Bíblia diz que você é; você tem o que a Bíblia diz que você tem; você pode o que a Bíblia diz que você pode fazer.

A Bíblia diz, em Provérbios 23:7, que assim como o homem imagina em seu coração, assim ele é. É por isso que você precisa mudar a sua maneira de pensar, pois você será exatamente aquilo que você pensa de si mesmo. Se você mudar sua maneira de pensar, você mudará a sua maneira de agir. E essa mudança de mente tem que vir pela Palavra de Deus que deverá ser implantada em seu coração!

Eu convivo com pessoas que insistem em me provar que mudaram muito, mas eu, particularmente, não consigo ver a mudança tão falada, pouco demonstrada em ações. Você, também, com certeza, conhece pessoas que têm o mesmo comportamento: dizem que mudaram, mas não mudaram.

A Bíblia não mente nunca. Provérbios 26:23 diz que há pessoas que falam uma coisa, mas vivem outra, têm lábios amorosos, mas o coração maligno. “Como o caco de vaso coberto de escórias de prata, assim são os lábios ardentes com o coração maligno.” Essas pessoas têm habilidade de amor na boca, mas têm ódio no coração.

Quantas pessoas com lábios de “amor”, mas que são terríveis. A Bíblia diz que a fala delas são de manteiga, mas o coração é de serpente (Ezequiel 33:32). Então, há pessoas que podem ter esse coração de, na primeira oportunidade, dar o golpe.

Em Provérbios 18:12, está escrito que precisamos ter um coração de honra para aprendermos o que é ter humildade. “O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade.”

Onde há desonra, há ruína. A Bíblia está falando de um coração gaboso, soberbo, rebelde; este é um homem de ruínas. Mas o homem de coração humilde será colocado em lugares altos.

Deus está nos pedindo o coração da Noiva. Ele quer que O coloquemos como selo no coração. O coração da Noiva tem que ser um coração de honra. Deus quer encher o seu coração de honra.

O coração é a sede de receber palavras. É no coração que guardamos emoções, sentimentos, essência. O coração é um celeiro. É por isso que no coração não deve ser encontrado lixo, mas devem ser encontradas apenas coisas boas, porque dentro de você deve estar consolidada a essência do Messias. “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Mateus 6:21)

O texto de Ezequiel diz que Deus nos dá um coração novo e arranca o coração de pedra, o coração duro. Existe chance para nós, nossa família e ministério. Podemos começar um novo tempo com um coração firmado no Senhor. “E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne.” (Ezequiel 11:19).

 

O que fazer para possuir um coração modelo

1. Desejar ter um coração modelo

Se você quer ter um coração modelo, precisa desejar. Toda pessoa que tem um coração modelo atrai a glória de Deus e transporta a arca do Pai. Não há nada mais tremendo do que encontrar uma pessoa de coração bom.

Com a nova natureza em nós, somos mais que vencedores, podemos todas as coisas, porque Maior é Aquele que está em nós do que aquele que está no mundo. Que bom saber que nEle vencemos todas as coisas.

Deus nos dará um coração para nos autoministrarmos em todos os nossos caminhos. Ter um coração novo é fruto de desejo. Precisamos querer. Você precisa querer, desejar um novo coração. Em grego, telo, é querer, possuir. Então, todos os que querem, possuem.

O que nos faz mudar é ter coragem para admitir que muita coisa na nossa vida só muda a partir de um novo coração. Quando você quer, você tem direito de possuir. Os que querem, possuem.

Para que você quer um coração novo? Deve ser para enchê-lo de sabedoria. Deus diz que dará a você um novo coração e o encherá de sabedoria. Ter um coração cheio de sabedoria é projeto de Deus. “Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma, o bom siso te guardará e a inteligência te conservará...” (Provérbios 2:10-11). A sabedoria entrará no seu coração e o possuirá.

Uma pessoa cheia de sabedoria tem o conhecimento agradável, porque suas obras são aprovadas. E, por onde ela vai, as pessoas têm prazer em ouvi-la.

As pessoas conhecem quando um líder é possuído pelo espírito de sabedoria. Podemos lembrar de José e Daniel, que foram homens que governaram dotados de grande sabedoria entre os seus inimigos.

 

2. Ter um coração cheio de princípios

Você precisa de um coração cheio de princípios. A Bíblia diz que os princípios nos perseguirão. “Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração.” (Provérbios 3:3). Deus manda que escrevamos na tábua do nosso coração para achar graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens.

A sabedoria nos leva à benignidade e à fidelidade. Deus quer escrever no seu coração, mas para isso, o coração não pode estar petrificado. Seu coração precisa virar tábua, uma folha branca, para Deus escrever as novidades dEle.

O Senhor quer arrancar os atropelos e as mentiras do coração perverso que jamais achará o bem. Toda fonte procede do Senhor. Ele quer liberar do coração dEle para o seu coração, porque onde há um coração modelo, aí está a presença do Senhor, a honra e a aprovação da Noiva.

Repudie todo lixo que foi colocado no seu coração através de autoministrações ou de ministrações provenientes de outros. Receba da parte de Deus o coração de sabedoria e se aposse das bênçãos de Deus.

Peça a Deus o coração de sabedoria para não incorrer nos mesmos erros do passado e não ser flechado pelo inimigo no meio do caminho. Sabedoria é habilidade para discernir o tempo e as estações.

O que Deus fará a um homem e a uma mulher que têm o coração na mão dEle? O que o Senhor fará àquele que Lhe entregar o coração? Não haverá limites para aqueles que colocarem o coração nas mãos de Deus. Certamente, em tudo, serão bem-sucedidos. Que você seja uma dessas pessoas, em nome de Jesus!