Inteligência emocional, um convite à mudança - Parte 1

on . Posted in Estudos para Células

A inteligência emocional é um convite à mudança. Líderes inteligentes não arriscam o resultado nem colocam em risco a sua descendência, seja biológica ou espiritual.

Quando entendemos que a inteligência emocional é um convite à mudança, agimos com sabedoria e nos dispomos a mudar. Na verdade, os sábios são líderes de discernimento que observam, avaliam e avançam para a direção do que Deus tem para lhes entregar.

Creio que o casamento da sabedoria com a inteligência emocional gera em nós uma liderança saudável e nos leva a formar um povo determinado nas suas conquistas.

 

M12, um Modelo que requer sabedoria e inteligência emocional

Como Igreja, fazemos parte de um modelo lindo de liderança, um modelo que nos foi ensinado pelo nosso Mestre Jesus. E claro que para exercermos com eficácia esse modelo, precisamos treinar os discípulos e moldar o caráter deles, a partir do caráter de Cristo. O M12 é um modelo que tem se revelado como uma visão sábia e possuída de inteligência.

Esse Modelo que Jesus nos entregou, o qual ensinou enquanto discipulou os Apóstolos por três anos, é um modelo que requer sabedoria e inteligência emocional. Precisamos desenvolver essa inteligência, que é a arte de raciocinar pelos Princípios da Palavra, não permitindo que uma semente contrária venha invadir ou anular toda a nossa conquista.

Um líder desprovido de inteligência emocional não conseguirá manter as suas conquistas e deixará de cumprir João 15, que diz que o fruto tem que ser permanente. E, para que isso aconteça, é necessário estarmos nEle, o Agricultor da nossa alma, Aquele que nos sustenta em Suas mãos.

Dentro do M12, nossa chamada é ser modelo e testemunho dessa visão extraordinária que Deus nos confiou. Infelizmente, muitos líderes com potencial extraordinário não souberam agir com inteligência emocional e deixaram de colocar sua esperança em Deus. O resultado foi frustração, desânimo e, alguns, até mesmo desistiram da caminhada.

A falta de inteligência emocional para permanecer com o legado que receberam deu lugar a incertezas e roubou desses amados a certeza de que é Deus quem nos dá todas as bênçãos para delas desfrutarmos. É como diz o Salmo: “Uns confiam em carros e cavalos, mas eu confiarei no Deus da minha salvação.” (Salmos 20:7)

 

Firmados na Palavra

Quando afirmo que a inteligência emocional é um convite à mudança, não estou pautada em livros, teorias (muitas corretas), mas estou me baseando na Palavra de Deus que diz em Romanos 12:1,2 que devemos transformar a nossa mente. E mente fala de alma, de emoções. Logo, tudo que devemos guardar e entesourar para o nosso futuro são os bons fundamentos da Palavra de Deus.

O líder não pode falar do que não conhece. Um líder espiritual tem como seu principal manual a Bíblia. Ele não pode ser um líder espiritual e desequilibrado nas suas emoções. Até porque trabalhamos com vidas, com tudo de mais precioso que há no mundo, tanto que Jesus Se entregou por nós. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)

Não há como dissociar a inteligência emocional da Palavra de Deus. Estar firmado nela é a certeza que temos de que Deus vai restaurar a nossa sorte, vai nos dar um novo cântico e encher de riso a nossa boca. É o conhecimento da Palavra que nos leva ao entendimento de que o Senhor vai mudar o nosso lamento em dança, vai trocar as vestes velhas por vestes novas e nos fazer jubilar de alegria.

A questão é que Deus tem realizado muitas maravilhas, mas, infelizmente, alguns dos Seus filhos estão tão enfermos emocionalmente que não conseguem enxergar. E quando enxergam, não têm um coração agradecido na direção do Pai.

O que a Igreja precisa é acreditar mais no que ela pode realizar em Deus e valorizar todo investimento que o Pai tem feito em nossas vidas. Afinal, tudo que Deus fez e faz é perfeito, e Ele criou o homem para um propósito debaixo dessa perfeição, como está escrito em Gênesis 1:27,28. “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.”

 

O propósito da nossa existência

Talvez, uma das maiores dúvidas e também a mais desnecessária na vida do ser humano seja descobrir o propósito da sua existência e viver por esse propósito.

Para que eu fui chamado por Deus? Qual o verdadeiro propósito de passar pela vida, de viver aqui na Terra? Será que essa pergunta que gera até crises existenciais em alguns não é tão-somente por causa da falta de inteligência emocional, de buscar conhecer a Palavra de Deus que tem respostas para tudo?

Uma vez que Deus criou o homem, Ele o formou com um só objetivo: criou o homem para o louvor da Sua glória. Todos nós fomos criados e escolhidos por Deus para servi-lO com intensidade, cumprindo o nosso propósito e desenvolvendo todo o potencial que Ele nos concedeu.

Deuteronômio 6:5 diz que devemos amá-lO com todo o nosso coração, com toda a nossa alma, com toda a nossa força. “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.” Tudo isso representa a intensidade e o quanto devemos estar envolvidos com Deus. Parece até que Deus é carente. Mas, a verdade é que somente sendo completamente envolvidos com Ele e nEle poderemos ser o que Ele tem para nós e cumprir, verdadeiramente, nosso propósito.

Por sermos criação de Deus, precisamos aprender a nos valorizar. Devemos pensar que somos pessoas importantes, e que o próprio Pai foi quem nos criou. Ele nos valoriza tanto que nos chama de sacerdócio real, nação santa, povo escolhido de Deus. “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (I Pedro 2:9)

Entender o propósito da nossa existência é ter inteligência emocional, é raciocinar como Deus quer que pensemos e agir em concordância com Sua Palavra.