O clamor de um justo, Deus responde!

on . Posted in Estudos para Células

“Clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei, coisas grandes e firmes que ainda não sabes.” (Jeremias 33:3)

O clamor citado no versículo acima é o poder da intercessão. A Bíblia nos ensina que devemos entrar no mundo espiritual com autoridade, pelo novo e vivo caminho que Yeshua inaugurou para nós. Esse tipo de intercessão é um grito de intensidade para que seja ouvido nas regiões celestes. Muitas vezes, somos mui tímidos, não sabemos orar, buscar a Deus e tomar posição da nossa herança.

A intercessão abre os céus sobre a nossa cabeça e traz uma bênção especial sobre a nossa vida. Deus tem projetos para filhos que geram intimidade com Ele, mas despreza os que fazem a rota da maldade. O Senhor Se alegra com um filho que sente desejo pelo caminho da intimidade com Ele, e que faz uma senda de comunhão para entrar na Sua sala e se deliciar nos Seus banquetes. Existe uma bandeira estendida sobre esses, é a bandeira do amor! “Levou-me à casa do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor.” (Cantares 2:4)

Precisamos orar para que coisas grandes e significativas aconteçam no nosso histórico. Somos construtores de histórias novas, e a intercessão é a ferramenta precípua para que esses milagres se manifestem. Por um acaso nos aconteceria uma grande mudança sem que alguém gerasse ou que tivesse sido gerada por outrem? Não! Por isso, precisamos, como justos, gerar tudo pela intercessão. Então, o que devemos fazer?

 

1. Clamar como justo, para ter uma nova história

Precisamos escrever uma nova história, a história de campeões que não se deixam abater pela corrida desonesta desta vida agitada. São homens e mulheres que têm os olhos voltados para o Trono, para o alto, para o socorro e a ajuda, que não falha jamais. “Elevo os meus olhos para os montes, de onde me vem o socorro? Meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra.” (Salmos 121:1-2). Homem, mulher, casais, que decidem caminhar para o Trono e buscar o socorro do alto. Pela oração, conhecem o Deus que responde a filhos, pois O têm como Pai.

O Senhor nos ensina a clamar, e essa palavra significa gerar com intensidade, fazer acontecer pela insistência, persistir até que a porta se abra, tomar posse de uma promessa até que se manifeste. Vemos que esse texto fala de uma atitude no mundo espiritual. Precisamos entrar com autoridade na presença de Deus. Não existem limites para quem ora. O inimigo teme um líder que ora, pois ele sabe que o canal da intimidade com o Pai estará aberto. Os gritos das intercessões – “Clama a mim!” – são estimulados pelo próprio Deus, para que possamos entrar num outro nível de comunhão.

Nenhum ser humano vai obter uma história de êxito se não ousar entrar na intimidade com Deus. A glória do mundo é passageira, a herança do justo é eterna. “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão. Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento.” (Salmos 32:1-7)

Essa é a sorte do justo. Só escreveremos uma verdadeira história se o Senhor for o pergaminho, e a Sua palavra a tinta, e a Sua mão a caneta espiritual para mudar a nossa história e nos dar uma nova alegria.

 

2. Clamar como justo, para Deus responder

‘Clama a Mim’. Para quê? Para termos respostas. Hoje o mercado está cheio de propostas da doutrina do comportamento, da confissão positiva. A ciência do comportamento está estimulando aos seus leitores, que são milhões, a entrarem numa busca sem resultado, pois é a doutrina da autoajuda e não da ajuda do Alto. Nós podemos ter uma mente programada apenas no efêmero e não no necessário. A Palavra nos estimulará a entrarmos com ousadia na presença do Senhor. Busque do Alto a ajuda! “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus...” (Hebreus 10:19)

Isso significa que uma geração vai frustrar-se de buscar ajuda em homens, em indivíduos, em coisas e em situações confortáveis. Nós precisamos de Deus. Esse clamor deve ser direcionado para o Pai. A Bíblia diz que, quando Jesus orava, olhava para o alto e dizia: Pai, eu sei que tu sempre me ouves! “E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves...” (João 11:41-42)

Precisamos fitar os nossos olhos para o alto e clamar, gerar com intensidade situações favoráveis. As realidades podem mudar quando clamamos a Deus. Ele é responsável quando o princípio é gerado. É impossível uma pessoa, por mais despreparada que seja, entrar na presença de Deus, clamar a Ele com toda a sua intensidade, e não ser ouvida. Seja o lugar mais terrível que for, se clamar, Deus ouve. “E orou Jonas ao Senhor, seu Deus, das entranhas do peixe. E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz (...) Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca.” (Jonas 2:1-10)

Por isso que, quando clamamos, sabemos que Deus nos responde. Não podemos ficar estáticos diante das circunstâncias, nem perdermos tempo diante do dia mau. Chegou o tempo da oportunidade, então vamos clamar a Deus, e as respostas estarão na nossa casa, na nossa família. Lembre-se: mesmo nas situações que não são favoráveis ou em lugares terríveis, quando clamamos, o Senhor nos responde!

 

3. Clamar como justo, para Deus nos honrar

Precisamos ser honrados. Os justos não serão desamparados. Mas o nosso clamor, o gerar com intensidade, é necessário para que a honra do Senhor nos assista. Quando guardamos o princípio, Deus tem prazer em estabelecer o Seu plano e projeto. Muitos que estão sendo alcançados por essa palavra serão poderosamente honrados por Deus. O clamor do justo toca o Trono de Deus, e a resposta dEle é honra para Seu filho.

A Palavra diz em Isaías que devemos clamar a Ele com toda força do nosso pulmão, como voz de Shofar, como voz de trombeta, e a maldição de Jacó será arrancada, e a bênção de Israel virá sobre a nossa casa e descendentes. Esse texto também afirma que nosso grito será ouvido nos céus da presença do Senhor, e a nossa cura virá apressadamente (leia atentamente o texto de Isaías 58:1-8).

Somos uma Geração de Justos, que aprendeu a gritar diante do Senhor, crédulos de que Ele nos ouvirá e mudará a nossa sorte. Ele mesmo curará a nossa ferida, ligará as nossas enfermidades, encherá de alegria a nossa casa, e romperá de glória a nossa história.

Este é o tempo da intercessão, é o tempo da busca, é o tempo da oportunidade, é o tempo da visitação. Virá uma nuvem de glória sobre a nossa casa, sobre a nossa família, sobre o nosso bairro, sobre a nossa cidade, sobre o nosso estado e sobre a nossa Nação. É uma nuvem nova sobre nós, por causa da intercessão dos justos. É um tempo de oportunidade, e haverá uma explosão de salvação, pois o tempo do Senhor chegou ao nosso arraial. Esta é a hora!

Somos justos, e o Senhor tem prazer em nos responder, e nos revelar coisas grandes e firmes. Estamos crédulos que se instalou um novo tempo sobre nós. Gerar com intensidade. Esse é o desejo de todos. Precisamos ser intensos no clamar, pois esse é o poder da intercessão de um justo.

Os justos estão gerando uma geografia nova. Este é o tempo em que Deus usará a nossa boca, e juntos mudaremos o histórico da nossa vida e daqueles que nos rodeiam. Este é o tempo de Deus construir as Suas novidades em nós. Você quer? Você está desafiado? Você deseja isso para sua vida e família?

Então, como justo, entre na presença do Senhor. “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que ainda não sabes”. Quer saber? Então, grite, clame! Chegou a sua hora! Gere situações favoráveis, pois você é um intercessor!