Vivendo a legitimidade de ser filho de Deus

on . Posted in Estudos para Células

“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Romanos 8:16)

Estamos estudando sobre a importância de viver a legitimidade de ser filho de Deus. Sabemos que essa é a chamada do Pai para a Sua Igreja. Mas, para vivermos como filhos legítimos, é necessário seguir os padrões divinos e não se submeter aos conceitos e padrões deste mundo.

Na semana passada, estudamos alguns pontos que podem, se não estivermos atentos, destruir nosso conceito de filho legítimo e nos impedir de viver essa verdade como: Conceitos errados, Não atentar para a legitimidade, Deixar de viver a vida de Deus.

Agora veremos os pontos que nos ajudarão a compreender melhor as verdades do Pai e as mentiras deste mundo.

 

Não assumir a sua natureza de filho

Há uma história que diz que um escorpião queria atravessar o rio e, ao ver um sapo, pediu a sua ajuda. O sapo, ao ver o escorpião, foi para dentro da água, pois sabia que escorpião não entra em água. Dentro da água, o sapo perguntou o que ele queria. Naquele momento, tudo o que o escorpião queria era atravessar o rio, mas com a ajuda do sapo.

O sapo se negou a ajudá-lo porque temia que o escorpião acabasse picando em suas costas no momento da travessia. O sapo sabia que por ser um réptil, a sua natureza facilitava com que o escorpião fosse tentado a picá-lo.

Depois de uma longa conversa entre os dois, e após o escorpião dar a sua palavra de que não faria nenhum mal ao sapo, este decide carregá-lo em suas costas para levá-lo ao outro lado do rio, afinal, o escorpião havia dado a sua palavra de que não lhe faria nenhum mal.

No momento da travessia, o escorpião começou a se agoniar e dizer ao sapo que não queria sentir o que estava sentindo e que não queria fazer o que estava com vontade: picar o sapo. E o sapo, sem entender disse a ele que não estava compreendendo o porquê daquela situação já que havia uma palavra acordada entre eles.

O escorpião continuava a afirmar que não queria fazer aquilo... E crash!!! O sapo gemeu e ambos morreram. Você pode estar se perguntando: Como isso aconteceu? Na verdade, o escorpião havia empenhado a sua palavra com o sapo, porém a natureza dele era contrária à sua palavra.

Você sabe o que é que tem matado o povo? É porque o povo tem uma palavra, mas uma natureza contrária à palavra; diz uma coisa e faz outra. Há muita coisa dentro, que faz parte da natureza humana que, se não for curada, chega uma hora em que explodirá.

Todo discurso sem ter uma natureza transformada não significa nada. É melhor ter a natureza transformada pelo novo homem e não ter o discurso do que ter o discurso e não ter a natureza.

 

Dureza de coração

Infelizmente, muitos filhos serão engolidos pela dureza de coração. Eles decidiram que apesar de conhecerem o que Deus tem para suas vidas e saberem ser o melhor, preferem caminhar com a natureza mal formada seguindo o modelo imposto pelo mundo.

A Bíblia diz que conhecemos quem é filho de Deus pelo testemunho que a pessoa dá. Muitos podem até dizer que são filhos de Deus, mas os conheceremos pelas atitudes se são mesmo o que dizem ser.

É o que temos dentro de nós que testificará o que somos e o que dizemos que somos. A Bíblia diz que ser filho legítimo é uma testificação interior. Podemos ser chamados de filhos, mas a resposta verdadeira está dentro de nós.

Como filhos, precisamos deixar que o Pai forme em nós a natureza de filhos legítimos que vivem pela promessa e se expressam como sacerdotes do Reino de Deus. Deus quer formar uma geração de pais autênticos e de filhos legítimos.

Quem diz que somos o que somos é o próprio Espírito de Deus. Não é você fazendo autoafirmações, mas o Espírito que testifica que temos a nova natureza. Deus não quer apenas plasmar o discurso, mas dar a você uma natureza nova para que você seja um filho que anda e segue em direção a Ele.

A vida de Deus não é reflexo do que você fala, mas do que você vive. Os filhos do Reino precisam ter o discurso e uma essência condizente com o que falam. E se você pensa que para você é mais difícil por causa do seu temperamento, modo de ser, etc, isso não é verdade.

Você pode ser guiado pelo Espírito Santo, você tem essa garantia pela Palavra. E mais, a Bíblia diz que aquele que guarda a sua língua, governa a sua boca, livra a alma da angústia. Cuidado!

Você é um filho de Deus testificado pelo Espírito. Não permita que nada roube essa verdade tremenda da sua vida. O testemunho do Espírito sobre a sua vida é maior do que o testemunho de todos aqueles que o reconhecem como homem de Deus, como um servo do Deus Altíssimo. O testemunho do Espírito não permite confusão.

O Espírito Santo colocou sobre você o selo da salvação (Efésios 1:13). Você tem o passaporte para a vida eterna. Quando o diabo se levantar contra a sua vida, ele verá que até pode intentar algo contra você, mas saberá que você é selado pelo Espírito Santo da promessa.