Um coração modelo, um coração de honra - Parte Final

on . Posted in Estudos para Células

“Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.” (Deuteronômio 6:5-9)

“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.” (Mateus 22:37)

Vimos, na semana passada, que tudo o que nós precisamos é ter um coração na direção de Deus. Aprendemos que para nosso coração ser movido por Deus e em Deus, precisamos ter a força de que Deus nos encaminhará em tudo. Essa confiança nos faz ter um coração forte, mesmo diante de notícias ruins. Hoje, na parte final deste estudo, veremos que precisamos ter o coração em Deus para destruir inimigos e aprenderemos que devemos tomar cuidado com os roubadores de coração.

 

2. Ter o coração em Deus para destruir inimigos

“E sucedeu que, ouvindo todos os reis dos amorreus, que habitavam deste lado do Jordão, ao ocidente, e todos os reis dos cananeus, que estavam ao pé do mar, que o Senhor tinha secado as águas do Jordão, de diante dos filhos de Israel, até que passamos, desmaiou-se-lhes o coração, e não houve mais alento neles, por causa dos filhos de Israel” (Josué 5:1)

Quando o seu coração está em Deus, todos os inimigos desmaiam na sua presença. Isso não é linguagem figurada. A Bíblia diz que ia adiante do povo o bom testemunho e o Deus Todo Poderoso. Todas as pessoas que olharem para você precisam ver em você um homem de Deus, uma mulher de Deus. Todas as vezes que alguém ouvir sobre seu nome saberá que você dá um bom testemunho e a sua frente está o Deus que faz os inimigos desmaiarem.

À frente do povo de Deus, vai o Senhor e o bom testemunho. Por onde você for, o Senhor irá à sua frente e o bom testemunho, por causa do novo coração. A Bíblia diz que quando os inimigos souberam que estavam chegando aqueles a quem ia o Senhor à sua frente e o bom testemunho, o coração desmaiou. E eu gostei de saber que coração desmaia!

Que bom saber que inimigos desmaiam diante de homens e mulheres de Deus! Um coração de honra destrona o inimigo. Os demônios e os espíritos familiares não podem permanecer dentro da sua casa. Você deve ungir os umbrais da porta da sua casa e proclamar que sua casa é território do Senhor e que o inimigo não tem autorização para permanecer na sua casa. A ira do inimigo não pode se acender, porque quando você derrama o óleo, você faz a ministração profética, e o inimigo não pode permanecer no seu território.

 

Cuidado com o ladrão de coração

Ter o coração em Deus é fugir do adversário que entra em nosso arraial. Quem é o adversário? Está escrito que há alguém parado à porta do templo, ou à porta da sua casa, ou da sua empresa, roubando o coração das pessoas. Não deixe ninguém roubar o seu coração. A Bíblia diz: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Provérbios 4:23)

A Bíblia diz, em II Samuel 15:6, que Absalão ficava na porta do templo roubando o coração do povo contra seu pai Davi. Então, ladrão de coração não é coisa de hoje, já existe há um bom tempo. Cuidado, pois sempre há alguém querendo roubar o seu coração!

A Bíblia diz que Absalão era belo, da ponta do pé ao último fio de cabelo; não havia nele defeito físico algum (II Samuel 14:25). Mas ele possuía um coração competidor com o pai, enfermo, doente, cheio de malignidade; ficava à porta do templo seduzindo a todos para que se desviassem do foco do seu pai Davi. Como pode um filho com tanta beleza exterior ser tão feio, tão podre por dentro?

I Samuel 15:23 diz que a rebelião e a feitiçaria são o mesmo pecado. Aquela rebelião era feitiçaria. Os ladrões de coração são feiticeiros e a Bíblia diz que os feiticeiros não herdarão o Reino de Deus. Feiticeiro é aquele que rouba coração de gente, que traz o engano, que traz a discórdia. O Senhor diz que a sétima coisa que Ele abomina são aqueles que semeiam contendas entre seus irmãos (Provérbios 6:19).

Absalão estava roubando o coração do povo e incitando uma rebelião contra seu pai. O pecado da rebelião de Absalão e o pecado da feitiçaria estavam no mesmo nível no mundo espiritual. Ladrão de coração que fica seduzindo o outro é feiticeiro no mundo espiritual. O coração de honra tem prazer em honrar seus mentores, respeita seus líderes e não fica à porta da oportunidade roubando coração.

Porém, o destino dos roubadores de coração é desmaiar diante do Todo Poderoso. Os roubadores de coração desmaiarão diante da notícia que o Deus Todo Poderoso está do lado daqueles que têm um coração de honra. “Então até o homem valente, cujo coração é como coração de leão, sem dúvida desmaiará; porque todo o Israel sabe que teu pai é valoroso, e homens valentes os que estão com ele.” (II Samuel 17:10)

Todo ladrão de coração pode ter coragem de leão para roubar coração, mas desmaiará quando souber de que lado Deus está. O profeta disse que quando a notícia de Deus chegasse ao arraial dos valentes de Absalão, até os valentes com coragem de leão desmaiariam, porque saberiam que não há herói como Davi, e que Deus é por ele, e não com aquele que rouba coração. É nesse momento que todos sabem com quem Deus está.

 

A restituição virá!

Muitos já tiveram seu coração roubado, foram enganados e ludibriados. Talvez você tenha passado por essa experiência... Talvez tenham roubado seu coração na família, nas promessas que você recebeu para sua vida, nos sonhos e projetos que o Senhor plantou em seu coração. Porém, Deus fará uma devolução daquilo que você perdeu como pessoa, como família! O que foi roubado será devolvido! Você tem direito, porque você é daqueles que andam com o valente de guerra e não com aquele que rouba coração.

Queremos ver a Igreja com um só coração, o Brasil com um só coração. Deus não deseja dois corações na família, nas células, na Igreja. O Senhor nos entregará um só coração, e todos os roubadores de coração serão abatidos pelo próprio Senhor.

Que a Palavra de Deus seja sedimentada em seu coração, pois está nascendo a geração do coração de honra para evitar os erros, os riscos e as brutalidades de um coração perverso. Tudo que foi roubado, o Senhor trará de volta e o abençoará, pois chegou a hora da restituição da geração que tem um coração de honra.