O caráter do sonhador vence a prova - Parte 2

on . Posted in Estudos para Células

“Enviou adiante deles um varão; José foi vendido como escravo; feriram-lhe os pés com grilhões; puseram-no a ferro, até o tempo em que a sua palavra se cumpriu; a palavra do Senhor o provou. O rei mandou, e fez soltá-lo; o governador dos povos o libertou. Fê-lo senhor da sua casa, e governador de toda a sua fazenda, para, a seu gosto, dar ordens aos príncipes, e ensinar aos anciãos a sabedoria. Então Israel entrou no Egito, e Jacó peregrinou na terra de Cão. E o Senhor multiplicou sobremodo o seu povo, e o fez mais poderoso do que os seus inimigos. Mudou o coração destes para que odiassem o seu povo, e tratassem astutamente aos seus servos.” (Salmos 105:17-25)

Temos aprendido que sonhadores e sonhos não se concretizam sem guerra, sem lutas. Estudando o exemplo da vida de José, vemos que ele foi provado em diversas áreas e situações até que seus sonhos se realizassem. Ele foi provado na alma, no meio da sua família, mas venceu. Esta semana, veremos que José também foi provado na jornada, mas ele não desistiu. Ele também foi provado pela Palavra e foi encontrado apto e aprovado.

 

Provado na jornada para não desistir

Ainda que o inimigo queira detê-lo, Deus mandará o escape, e você não ficará preso. Não há como paralisar o sonhador que tem consciência da sua chamada. Deus mudará as circunstâncias para que você compreenda o que Ele tem para a sua vida. Quando a prova vem, não admite desistência. Nunca pare por causa da guerra.

Quando o inimigo quiser colocar o seu pé no freio para que você estanque, Deus mandará algo oposto para que você acelere e corra mais que antes. E, se por acaso, você está com os pés no freio, é chegado o tempo de você acelerar e correr em direção a Deus e aos sonhos que Ele tem colocado em seu coração. Repreenda toda a paralisia espiritual que tem freado a sua vida e avance em todos os seus projetos.

Deus quer trazer esse entendimento sobre nós para que entendamos que este é o tempo de esperar a profecia. É bem verdade que, durante o tempo da espera, vêm as provações.

As provações não são cargas, mas presentes; não são para você parar no meio do caminho, chorando e se perguntando o que aconteceu com você, mas para avançar e entender que não existe propósito de Deus que não se cumpra na Terra (Tiago 1:2-4).

Se você está sendo provado, saiba que a Palavra se cumprirá diante dos seus olhos. Você precisa entender que viverá neste Planeta como humano para depois ir para o Céu. Mas, antes, é necessário entendermos que neste Planeta só viveremos uma vez.

Todo homem passa por provações, e isso é para gerar maturidade e permitir que o sonho seja experimentado. Não há ser humano nascido no Planeta que não passe por provas. O destino das provações é que sejamos aprovados. Por mais difícil que sejam as provas, o nosso destino é ser aprovado.

Como dissemos: a prova nunca é fácil. Exige reflexão, perspicácia, inteligência e sabedoria (Tiago 1:5). Precisamos ter essas características. A prova vem no mundo espiritual, e a Bíblia diz que a nossa luta não é contra carne nem contra sangue. Precisamos vigiar. O problema é que, muitas vezes, queremos agir apenas com a nossa inteligência, quando, na verdade, o que precisamos é usar nossa inteligência na dependência do Senhor. Necessitamos da sabedoria do Senhor em nossas vidas. “E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.” (Isaías 11:2)

O sonhador José foi um homem muito provado. Ele começou a sua primeira prova com 13 anos de idade. Aos 17, passou por outra prova muito dura, foi levado para o Egito e vendido como escravo. Ele era “o filho do papai”, o queridinho, o primogênito de Raquel, o filho mais esperado. Depois passou por outra prova na casa de Potifar. Saiu da casa de Potifar e foi para a cadeia, e lá ele foi o chefe dos presos. Em todas as provas pelas quais passou, José foi aprovado.

A história de José é fascinante e mexe com a vida de todos aqueles que sonham. Não houve um momento fácil na vida desse homem até Faraó se encontrar com ele, reconhecer que, mesmo sendo o maior, era em José que estava o Espírito de Deus, e colocá-lo como o segundo em seu reino (Gênesis 41:38-44).

Através da vida desse homem, vemos o que é realmente alguém ser provado e aprovado. José foi um homem invencível a despeito das circunstâncias que o cercaram.

Às vezes, a prova parece muito difícil, mas a Bíblia diz que nunca a prova consegue ser maior que o provado. O destino de todo aquele que é provado é a aprovação. Com a provação, vem o legado da aprovação.

 

Provados pela Palavra

“...até o tempo em que a sua palavra se cumpriu; a palavra do Senhor o provou.” (Salmos 105:19)

Seremos provados pela Palavra. Mas quem é a Palavra? O próprio Deus é a Palavra, Jesus é a Palavra e é Ele quem nos prova através da Palavra. Ele quer que saibamos que estamos aptos para a chamada que Ele nos fez. A provação não é para nos inibir, frear, matar, assombrar, desaprovar, é para medição de fé, para que conheçamos qual é o nível de fé que temos e como está o nosso relacionamento com Deus. Não é para você sair dizendo que o Senhor o execrou, acabou com você e agora não tem mais nada.

Muitos, ao serem provados, pensam que Deus os está humilhando, sentem-se abandonados e não compreendem que as provações têm um único sentido, que é fazê-los saber qual é o seu nível de fé e, após ser aprovado, receber os benefícios. Os caminhos de Deus não possuem atalhos, eles são caminhos perfeitos e é exatamente nas dificuldades que vem a perfeição. É na provação que negamos ou afirmamos os nossos sonhos.

Não há como alguém obter vitória sem antes passar por provas. Deus não transpõe os Seus propósitos. A questão é que alguns querem apenas os benefícios que surgem após a crise. Porém, Deus não age dessa forma.

Os caminhos de Deus são perfeitos. É exatamente em meio às dificuldades que somos formados. Não existe um homem de êxito que não tenha um histórico de prova.

Há pessoas que precisam passar por algumas penúrias para aprenderem a valorizar o que Deus lhes tem entregado. Quantos não valorizam, não conhecem o que já está nas suas mãos, o que o Senhor já colocou em suas mãos. Estão como aqueles filhos que herdam, mas que não trabalharam pela herança e, por isso, não valorizam o que têm. O contrário acontece com os filhos que trabalham pela herança, eles a valorizam e, ao recebê-la, fazem-na crescer. Essa é a diferença entre os que estão envolvidos e os que estão de fora.

Muitos não têm valorizado o que receberam porque receberam de graça, não passaram por provas. Há ainda os que querem começar por onde outros estão terminando. Precisamos aprender que todos têm que passar por provas, passar por dificuldades.

Quando recebemos algo de graça, sem enfrentarmos uma prova, muitas vezes, não valorizamos o que o Senhor tem nos entregado e está nos entregando. Na verdade, somos facilitadores de caminhos para que outros tenham êxito, mas isso não isenta a guerra que cada um passará.

Quando José nasceu, houve grande alegria para os seus pais, mas antes disso, quantas vergonhas e vexames Raquel havia passado! Ela passou por momentos muito difíceis. Porém, aquele filho tão esperado, pelo qual ela enfrentou tanta zombaria, tornou-se administrador do Egito e alimentou todas as nações da Terra.

Mas por onde ele passou antes? Qual foi a trilha da prova? Ele foi provado pelo próprio Deus. Deus e a Palavra são a mesma coisa e caminham juntos. Deus permitiu que José fosse provado para que a profecia ganhasse vida. O nascimento de José em nossa vida pode ser representado como o nascimento de um novo tempo para todos os que sonham. José foi um homem provado pela Palavra. Era necessário que se cumprisse a Palavra. A Bíblia diz: “Enviou adiante deles um varão; José foi vendido como escravo; feriram-lhe os pés com grilhões; puseram-no a ferro, até o tempo em que a sua palavra se cumpriu; a palavra do Senhor o provou.” (Salmos 105:17-19). Até a profecia se cumprir, virão provas. Porém, o mais saboroso é que, ao final das provas, nasce o sonhador.

Se Deus o está provando, que dificuldades você terá em vencer?! O maior interessado em que você vença é o Senhor. Ele não perde nunca, pois o Seu nome é Vencedor. Quando você estiver passando pela prova, creia que Ele está ao seu lado e que o sonhador está sendo formado dentro de você.