Filhos Legítimos

on . Posted in Estudos para os 12

Texto: Gênesis 25:1-6

Verdade Central: Somos filhos legítimos e temos uma promessa da parte do Pai. Para nós, há uma herança do Senhor. Essa herança não é para pessoas estranhas, mas para os filhos.

Introdução: A Bíblia diz que, por causa de Jesus, a herança que temos é resultado de aliança. Ela é a cara e a face da graça. Deus nos dá uma herança por causa da graça do Senhor que repousa sobre nós. Isso não ocorre porque somos merecedores, mas porque precisamos da herança em Cristo Jesus.

Todas as pessoas que estão debaixo de aliança herdam o caráter da aliança que é, exatamente, a herança. A herança é o caráter manifesto da aliança que foi feita porque toda aliança dá fruto.

 

Aliança no casamento

Quem é casado, por exemplo, sabe que não apenas eles, mas as pessoas, de modo geral, esperam os frutos do casamento. E o nome desses frutos são filhos. Na mistura da aliança, o fruto sai com a identidade dos dois. É inegável o resultado da identidade. A aliança é para caracterizar o fruto. Por isso, quando o filho nasce, possui as características dos pais.

 

Aliança na empresa

Em uma empresa, quando dois sócios se unem, o que esperam como resultado da aliança que estão fazendo são os lucros. Esse é o fruto da aliança de empresários. Pode ser uma grande ou pequena empresa, não importa, o fruto da aliança será o lucro. Eles esperarão por ver lucro no final do mês.

 

Aliança na Visão Celular

Na Visão Celular, a aliança está firmada entre discipulador e discípulo, líder e liderado. Entre eles há um pacto firmado que trará como resultado almas, Células, famílias. Eles esperam que haja sempre multiplicação de discípulos.

Toda aliança exige fruto. A sociedade cobra frutos da aliança, independente de que parte seja feita. Na verdade, o fruto da aliança é cobrado pela sociedade, mas também pela família.

A aliança permite que a geração conheça sua paternidade. Os Patriarcas eram pais até a 4ª geração. Abraão foi pai de Isaque, de Jacó e dos 12 filhos de Jacó. É preciso preservar a geração através da memória do patriarca.

Deus vai reativar a nossa memória para guardarmos nossa história. Mas, para quê? Porque quem guarda a memória dos pais guardará a memória para os filhos, netos, bisnetos e tataranetos.

A nossa geração levará o caráter, a impressão da glória de Deus no caráter, de forma que o diabo não possa utilizar nenhuma situação complicada para roubar nem a nossa herança nem a herança dos nossos filhos. Sabemos que o inimigo trabalha para manchar a moral. É preciso vigiar para se manter sempre por cabeça e não por cauda.

Temos que lutar para que nada venha manchar nossa herança e macular nossa herança. Precisamos frutificar na aliança para testemunhar a força e o poder da aliança. Todas as vezes que nasce o fruto, independente da aliança, seja ela no casamento, na empresa ou na Visão Celular, o fruto é o testemunho, a força e o poder da aliança.

Quando o fruto não nasce, a aliança fica sem vida. Existe aliança, mas falta vida, falta o resultado da aliança, o fruto. Se não há fruto, a aliança é de desonra, não de alegria, mas de tristeza.

A Bíblia diz que, enquanto Isaque não havia nascido, Sara tinha um semblante triste, assim como Abraão. No dia em que Deus confirmou que Sara conceberia, houve uma alegria para ela e para Abraão. A partir de então, tudo mudou, houve alegria plena. O próprio nome Isaque significa alegria.

Deus quer que você tenha fruto como resultado da aliança que fez. Seja ela no casamento, na empresa, na Visão Celular, o Senhor quer que haja alegria e não tristeza. Você frutificará e toda tristeza será removida. O prazer de Deus é liberar a unção de filhos legítimos debaixo da aliança sobre a nossa vida.

O fruto vem para mudar o humor da aliança. Deus vai mudar sua história, seu humor. Ele vai registrar a alegria no seu coração, ampliar a sua aliança e ratificá-la com o fruto. O fruto da aliança será para provar que passou o tempo da tristeza e a hora da alegria se inaugurou.

A alegria será inaugurada na sua aliança. Onde você estiver, será devolvida, e o fruto o encherá de alegria. Sua vida será visitada com a mesma unção de alegria que visitou Abraão quando nasceu Isaque.

Observe que a Bíblia não faz registro de que houve alegria quando nasceu Ismael ou os filhos de Quetura. Mas, em Gênesis 20 e 21, há registro da alegria que Abraão teve quando nasceu Isaque. Ele deu banquete quando Sara estava grávida, quando o menino nasceu, quando ele foi desmamado. Isso ocorreu, porque há alegria quando o fruto é legítimo.

Na sua vida, os frutos virão e serão legítimos. Como Igreja, celebraremos de alegria por ver o nascimento dos frutos no casamento, na empresa, na Visão Celular e em todas as áreas que Deus nos abençoar. Nós nos moveremos na unção de alegria porque conquistaremos.

Haverá uma celebração pelo nascimento dos frutos e seremos acrescentados na descendência e o acréscimo do Reino não terá fim, porque estamos gerando filhos legítimos.