A Lei da Base - Sólida Sinais de líderes em perigo - Parte Final

on . Posted in Estudos para os 12

Texto: “Quem anda em integridade anda seguro, mas o que perverte o seu caminho será conhecido” (Provérbios 10:9)

Verdade Central: Sempre existem sinais de que um líder não está numa base sólida.

Introdução: A história de sucesso ou fracasso de um líder faz uma grande diferença para sua credibilidade. Tudo está na decisão tomada, na postura que o líder decide ter em relação ao êxito. Caminhamos debaixo do poder de decisão e normalmente temos a tendência de esquecermos o certo e irrompermos no que é errado.

Nenhum líder se vê atado sem que primeiro tenha passado por sinais que indicassem que ele estava entrando em território perigoso. A questão é que, na maioria das vezes, os líderes não buscam ajuda no momento em que mais precisam dela. Satanás tem trabalhado no discipulado através da rebeldia, do orgulho, da vergonha, do medo, para impossibilitar e atar a liderança, impedindo-a de frutificar.

Quando os líderes dão início ao processo de erosão da base sólida da liderança em que se pode confiar, normalmente exibem pelo menos um sinal, indicando que estão em dificuldade. Tal como Sansão, os líderes com problemas tomam algumas atitudes que, no final, tornam-se desastrosas.

Na semana passada, vimos que o líder em perigo, deixam de enfrentar fraquezas de caráter muito claras, fazem uso da mentira para preservarem a si mesmos e agem impulsivamente.

Neste estudo, veremos outros sinais que alertam que o líder está em perigo: fazem mau uso dos dons dados por Deus e são derrotados por causa de um ponto fraco. Porém, veremos também que a sua vida não precisa ter o mesmo fim desastroso de Sansão.

 

4. Fazem mau uso dos dons dados por Deus

Sansão possuía uma incrível força e a unção divina, mas desprezou ambas. O fato é que, em alguns momentos, usou sua influência para fazer brincadeiras para seu próprio deleite. Depois que o sogro de Sansão deu sua esposa ao seu padrinho, Sansão explorou este fato com um propósito de vingança pessoal, em detrimento ao que o Senhor tencionava para a libertação do Seu povo. Esse fato provocou as mortes do sogro de Sansão e da filha filisteia daquele homem.

Deus dá os dons para Seus propósitos, e eles são sempre maiores que a pessoa que os possui. Mas quando um líder faz mau uso dos dons e recursos que Deus lhe provê, as consequências são sempre indesejáveis.

Entristecemos o Senhor quando somos infiéis aos dons que recebemos. Não ganhar vidas, não ministrar nas células e Encontros, não responder às solicitações recebidas quando está em nossas mãos o poder de fazê-lo... Tudo isso é fazer mau uso dos dons dados por Deus. Guardar os dons é o mesmo que enterrá-los.

 

5. São derrotados por causa de um ponto fraco

Aqueles que dão liberdade total a seus pecados terminam sendo consumidos por eles. Satanás sempre vai querer pegá-lo em sua área débil. Vigie! Sua forma de agir quase sempre é a mesma. Faz o líder pensar que não necessita de ajuda em sua debilidade, ou que mesmo precisando de auxílio, é capaz de resolver sem que ninguém saiba o que se passa. Ledo engano. É onde o diabo os traga. Foi assim com Sansão. Ao encontrar Dalila, finalmente se viu diante de uma igual. O enganador foi enganado; o sedutor, seduzido. Ele brincou com ela, mesmo ciente de que a mulher trabalhava para o inimigo. Mas ela conseguiu o melhor dele, atiçando-o a falar o que estava em seu coração (Jz 16:18). Foi um jogo perigoso, o qual ele perdeu, custando-lhe tudo o que tinha, inclusive o ministério e a vida.

Algumas pessoas gostam de acreditar que suas fraquezas particulares não têm consequências públicas, mas isso sempre acontece. É impossível caminharmos com máscaras sem sermos descobertos. A Bíblia diz que tudo o que está em oculto há de ser revelado.

Não se engane. Nenhum líder pode escapar daquilo que realmente é, e o que ele faz na escuridão é revelado pela luz. Se o que fazem é bom, isso constrói seu caráter e aumenta a confiança do povo. Porém, se o que ele faz é ruim, então tudo é afetado, até que tudo ao seu redor seja demolido. Foi assim que Sansão morreu à vista de todo o povo.

Sua vida não precisa ter o mesmo fim desastroso de Sansão. Como um líder de êxito, decida agir diferentemente do comportamento de Sansão. Não faça uso da mentira nem aja impulsivamente. Não negue suas fraquezas, antes as coloque diante de Deus e confesse-as para seu discipulador a fim de receber ajuda e tratamento. Dessa forma, o inimigo não terá como usar seus pontos fracos para destruí-lo. Como um líder que anda sempre com as brechas fechadas, seus dons e talentos estarão a serviço do Reino e você cumprirá a missão e o ministério que o Senhor lhe confiou.