Consolidação: a ferramenta de Deus para conservar o crescimento - Parte 1

on . Posted in Estudos para os 12

Texto: “E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos.” (At 2:47b)

Verdade Central: Todos nós estamos envolvidos com vidas, uns com mais intensidade, outros procurando fazer o melhor, porém alguns ainda não entenderam o verdadeiro sentido da Visão, e o mais traumático, alguns estão questionando a sua própria existência. Estão sempre se avaliando, não se sentem qualificados, estão constantemente se punindo, e facilmente se tornam presas fáceis do inimigo, pois subestimam a capacidade que o Senhor lhes deu de enfrentar e vencer todo e qualquer problema.

Introdução: Todo cristão precisa entender o seu verdadeiro papel no corpo de Cristo, só assim poderá sair de toda e qualquer intimidação, e ser ativado pelo Espírito Santo a ser exatamente o que Deus planejou para a sua vida. O mais absurdo nesse processo é que as pessoas são mais receptíveis às mentiras do inimigo do que às promessas de Deus. Porém, a Bíblia diz que você pode todas as coisas naquele que o fortalece (Fp 4:13). O inimigo está derrotado e não tem poder sobre a sua vida, ele está debaixo dos nossos pés (Ef 1:22-23). Anime-se a tomar uma nova posição em Cristo, sabendo que maior é o que está em você do que o que está no mundo (I Jo 4:4). Lembre-se a cada dia que você nasceu para ser mais do que vencedor em Cristo Jesus, e o pecado não tem mais domínio sobre a sua vida (Rm 8:37 e 6:14).

Não ande desmotivado, como quem não tem mais propósito, sonhos e alvos a serem realizados. Deus está falando com você! Você que perdeu o primeiro amor, deixou o ânimo de lado, voltou a crucificar Jesus pelas suas atitudes, que está dentro da comunidade, mas se comporta como o irmão do filho pródigo que não saiu de casa, mas condena o irmão, está sempre julgando, não sabe mais o direito de herança que tem, precisa de um renovo, ou seja, precisa ser verdadeiramente consolidado.

 

Todos precisam de consolidação

O tema consolidação, além de ser restaurador, traz consigo muita motivação. Qual é o ser humano que não está precisando ser consolidado, amparado, ajudado, socorrido em uma área específica? Nós não podemos nos esquecer de fatores que são de fundamental importância para não falharmos no processo consolidador.

A consolidação é como o verbo no gerúndio, uma ação contínua, que está sempre indo ao encontro de. Não é algo estático, mas dinâmico, processual. E não podemos nos esquecer jamais dessas características. É algo que precisa estar muito claro em nossas mentes.

Quando começamos a cuidar de vidas, além de enfrentarmos a guerra que o cotidiano nos apresenta, somos levados a tirar a ovelha, o discípulo da boca do lobo diariamente. Então, além da nossa guerra pessoal, temos que tomar as guerras dos outros. Alguns dizem: Eu não tenho condições de cuidar da minha própria vida, como cuidarei da vida dos outros? Para muitos, essa afirmação é uma verdade. Realmente precisam ainda de consolidação para, depois, consolidarem os demais. Quem não foi consolidado, não está apto para consolidar, e quem não está sendo constantemente consolidado, não saberá consolidar os mais carentes.

Outros, porém, têm usado isso como desculpa para nunca se envolverem com a obra do Senhor. Estão na Igreja há anos, apenas recebendo e nunca se sentem preparados para cuidar de vidas... Deus quer despertá-lo!   

 

A consolidação é uma ferramenta de Deus

A Visão sem consolidação é como um bebê sem alimento, que vai se desnutrindo até chegar ao óbito. Por que muitos não têm alcançado sucesso na Visão? Porque não atentaram para essa chave maravilhosa chamada Consolidação.

Uma Igreja em crescimento não pode se olvidar desse processo, pois a Consolidação não é um gabinete enfeitado, uma ficha cadastral bem preenchida, um grupo adestrado tecnicamente. Tudo isso é importante, mas não é fundamental. O fundamental é o investimento contínuo. Aquele que começa a obra tem que completá-la. Aquele que começou a consolidar tem que cumprir o seu papel até o final.

A consolidação é similar ao processo de crescimento de uma pessoa - da educação básica até o amadurecimento para um matrimônio. A consolidação é a base da formação. Sem ela o crescimento não é verdadeiro e a multiplicação nunca acontecerá, pois é nessa formação que nascem os 12.

Quando estamos responsáveis por uma vida, é nosso dever alimentá-la até que esteja madura para tomar decisões, ciente que uma pessoa que é discípula nunca sai de debaixo de conselho, sempre busca ajuda para estar caminhando com mais segurança.

 

Como fazer uma consolidação com sucesso?

1. Saber o valor de cada vida

O coração de Deus está cheio de almas perdidas. Então, se eu amo vidas, é minha obrigação buscá-las. Ou amamos vidas ou morremos (Gn 30:1). Cada vida vale mais que todo o universo. Se nós levarmos esse princípio a sério, com certeza o nosso caráter consolidador será ajustado e a nossa responsabilidade dobrada. Devemos crer que ganhar vidas reflete um espírito de sabedoria, pois quem ganha almas é sábio (Pv 11:30).

 

2. Investir incansavelmente

Muitos ainda desistem facilmente. Imagine algo: Se a cada cara feia que você fizesse, a cada mau humor que você deixasse escapar, a cada grosseria que você denunciasse no comportamento, a cada ofensa que você liberasse para as pessoas, a cada ação negativa do seu comportamento, você recebesse um julgamento e Deus desistisse de investir em você, o que seria da sua vida? Sei que nós já fizemos muitas coisas feias, desagradáveis, reprováveis e muito vergonhosas, porém Deus continuou acreditando e vai sempre acreditar em nós!

Se Deus decidiu investir na minha vida, vou correr atrás daquele que está desistido, vou socorrê-lo, vou ministrar-lhe um novo ânimo, vou ajudá-lo a administrar os prejuízos e as consequências dos seus erros; serei a ferramenta consolidadora usada pela mão do próprio Deus para trazer de volta os que estão distantes, e serei usado para manter firmes os que estão perto. Tudo isso lembrando sempre que a consolidação é um processo contínuo, que mantém os que estão perto e busca os que saíram!

Faça-se uma pergunta: De quantos Jesus desistiu? Jesus nunca desistiu de ninguém. Para Ele uma vida é tão importante que Ele decidiu morrer só para nos salvar. Então, a consolidação bíblica não aceita perder, pois a perda é a derrota! "Enquanto eu estava com eles, eu os guardava no Teu nome que me deste; e os conservei, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.” (Jo 17:12)