Reuniões da Visão Celular no Modelo dos 12

on . Posted in Estudos para os 12

Parte 1

Textos: “E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” (Atos 2:46-47)

“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” (Hebreus 10:25)

Verdade Central: Todas as Reuniões da Visão Celular no Modelo dos 12 têm o objetivo de que não se perca o alvo da Visão: Levantar Famílias para Deus.

Introdução: Existem várias reuniões que julgamos importantes, dentro da Visão Celular no Modelo dos 12 e que você precisa ter conhecimento, para que ensine corretamente os seus líderes e liderados e cumpra com eficácia o objetivo de envolver a Família no Reino de Deus.

 

1. REUNIÃO DE MENTORES

A Reunião de Mentores é considerada a mais importante da Visão Celular. Nela o líder recebe doutrina, palavra, direção, correção, vara e cajado, diretamente do Pastor Presidente da Igreja.

Todo o destino da Visão Celular sai da Reunião de Mentores; isso faz com que ela seja a Reunião mais importante dentro da Visão Celular no Modelo dos 12.

O líder ministra diretamente para os 12, líderes de Células e todos os que estão encaminhados para serem 12 e para serem líderes de Células.

 

2. REUNIÃO DE M12

A Reunião de M12 é a Reunião da Equipe de 12, é de extrema importância dentro da Visão Celular. Há muito tempo descobrimos que 12 não são 6, não são 7, não são 9. 12 são 12. O líder precisa reunir com os seus 12.

Quem ainda não formou os seus 12 não tem esse privilégio. Participa da 1ª reunião mais importante por ser 12 ou líder de Célula, mas ainda não conhece qual o sabor que tem sentar com os seus 12, ministrar para eles...

Pelos 12, a Igreja multiplica, isso você já aprendeu. Quem quiser ver a Igreja explodindo em multiplicação terá que entender e ler que precisa ser 12 e ter os 12. Se você é 12, você é Modelo. Se você não tem 12, você não tem o Modelo. Então, se você é 12, você é Modelo para alguém, mas você não tem o Modelo para você. Você precisa ser 12 de um líder e precisa ter 12 para discipular.

Na Reunião de M12, o discipulado é efetivo. O líder da Equipe de 12 investe tempo no discipulado com o discípulo. Isso é investimento de caráter, é plantar vida de Deus no discípulo. É uma Reunião de formação.

Na Reunião de M12, o discípulo é formado no caráter. O líder tem que entrar pesado no quesito formação de caráter, libertação, cura, palavra profética – porque os 12 são maduros para julgar. Os 12 devem ter um potencial desatado, maturidade para saber como receber as palavras que lhe são direcionadas para que não se torne de cunho desastroso.

 

3. REUNIÃO DE CÉLULA

Na Reunião de Célula, o líder desenvolve o seu discipulado indireto. O líder de célula é uma espécie de discipulador, mas não é, ainda, o discipulador, de fato e de direito, daquelas vidas que participam da Reunião Celular.

A Reunião de Célula é uma reunião de edificação. Pelas Células, a Igreja cresce. As Células são uma provocação de crescimento. Na Reunião Celular, o novo convertido é construído na sua edificação. Diretamente, não é mexido no caráter das pessoas. Indiretamente, isso acontece, as vidas são transformadas a partir do poder de Deus, mas não de forma direta, incisiva.

É preciso saber como tratar o novo convertido, aquele que ainda não entendeu que precisa de tratamento, o que tem dura cerviz, o que não quer ser tratado, aquele que só vai à Célula, mas ainda não frequenta a Igreja, etc. É por isso que as Células possuem formação evangelística, a tônica é edificação.

O estudo da Reunião de Célula deve ser direcionado, leve, tranquilo, para não estressar os participantes, os visitantes, os vizinhos. Em uma hora, o líder de Célula deve desenvolver toda a programação: orar, louvar, ministrar a Palavra, ter um tempo rápido de testemunho, recolher a oferta da Célula e fazer a oração final para que todos voltem contentes para as suas casas.

 

4. REUNIÃO DE MACROCÉLULA

A Reunião de Macrocélula é uma Reunião de pescaria de líderes, daqueles que podem fazer parte da sua Equipe de 12. É nessa Reunião que você conhece a potencialidade de alguns líderes, os quais só de olhar e conviver com eles nos Cultos, você não consegue enxergar.

Comece a reunir todas as Células através da Reunião de Macrocélula e descubra quais são os líderes mais desatados em crescimento que você tem. Assim, também, nessa Reunião, você vê líderes que têm todo o potencial para desatar, mas que não passam do que já alcançaram. Isso nem sempre se dá por causa de pecado ou preguiça, mas a falta da efetivação de colocar em prática os conceitos da Visão e fazer com que as estratégias funcionem.

O líder deve ter duas coisas: sonho e hábito, e os dois precisam caminhar juntos. O que ocorre é que muitos têm o sonho, mas não formam o hábito para que esse sonho se realize. É por isso que encontramos líderes que dizem que têm um sonho de ganhar a cidade, mas não trabalham para isso.

O hábito conquista mais que o sonho, que a visão, que o projeto. Você pode ter muito sonho no papel, muita visão no papel, muito projeto no papel, mas não conquistar porque não sai do papel. Em contrapartida, há pessoas que estão conquistando porque saíram do papel e criaram o hábito de trabalhar para ver o sonho, a visão e o projeto sendo realizados.

É preciso sair do papel e correr na direção de uma grande conquista, e isso só é possível se agir e criar o hábito para ver acontecer.

Você precisa ser um indivíduo que tem hábito de resposta. Há pessoas que não criam bons hábitos. E na Visão Celular, o que traz êxito para a sua vida é o hábito de reunir as suas Células, os seus 12, as Macrocélulas, as Gerações... Tudo para buscar e pescar novos líderes. Os novos líderes desatados aparecerão quando você fizer a Macrocélula.

A Macrocélula é como se fosse o seu Fruto Fiel particular. Experimente ‘uniformizar’ seus líderes nas Macrocélulas e você descobrirá pérolas preciosíssimas que estão diante dos seus olhos e você não estava vendo. Traga-os para perto de você e, então, verá a explosão. É na Macrocélula que você verá a resposta verdadeira da sua Equipe. A Macrocélula traz uma multidão de novos líderes para você.