Um líder curado

on . Posted in Estudos para os 12

Texto: Filipenses 2:5-11

Verdade Central: Nesta Igreja, cada discípulo é um líder em potencial. Jesus é o Líder exemplo, é o Filho exemplo, é o Discipulador exemplo. E, nós, como uma família de muitos filhos à semelhança de Jesus, temos nEle o nosso referencial para sermos libertos e curados.

Introdução: Existem muitos tipos de líderes, muitos tipos de pais e muitos tipos de filhos. Existem filhos mais obedientes, outros mais carinhosos, outros mais impetuosos, outros agressivos, outros conselheiros. Porém, independentemente do comportamento, TODOS são filhos.

Um filho não pode dar bom resultado ouvindo palavras negativas. A nossa alma não foi feita para torturas, foi feita para receber vida e direção. Deus quer arrancar da nossa alma a tortura; Ele quer renová-lo e vivificá-lo. Submeta-se a essa cura, porque feridas não se curam com o tempo, elas envelhecem, viram câncer e matam as pessoas.

A Bíblia nos apresenta o modelo correto de líder, de pai, de filho. Ninguém na Terra teve um pai biológico perfeito, porque ele não existe. Se seu pai ou sua mãe não foram melhores é porque lhes faltou instrução. Porém, você hoje tem a oportunidade de ser um excelente pai, um excelente filho, porque Deus está lhe dando todas as instruções e uma nova mentalidade.

Muitos filhos carregam na alma marcas violentas de palavras que os demoliram. Muitos têm lembranças do pai ébrio, neurótico, desequilibrado, abusador, espancador, omisso. Porém, não há nada que Deus não possa resolver. Ele quer lhe trazer cura e libertação. Você pode ir ao Encontro para receber cura, mas o que trará êxito à sua vida como líder é a continuidade desse processo. Você precisa se submeter à libertação e à cura. Só então a vida de Deus entrará em você. No dia que isso acontecer, você deixará de viver a sua vida para viver a vida dEle.

Nós tivemos pais e familiares que falharam. Mas, nós temos um Pai perfeito que nos ama. “Se meu pai e minha mãe me abandonarem, então o Senhor me acolherá.” (Salmos 27:10). “Pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti.” (Isaías 49:15). Você tem um Pai que não o rejeita. Deus jamais Se esquecerá de você.

Muitos filhos foram rejeitados pelo pai biológico, e por isso não conseguem se relacionar com Deus Pai. Deus quer curar isso. Não foi Deus quem estragou seus pais, foi o pecado. Se as pessoas caminhassem em retidão diante de Deus, não teriam sido destruídas. Deus quer que você seja santo no mesmo nível que Ele é Santo. Você pode ser esse filho santo. Aprenda com Jesus a ser esse filho exemplo. Veja, com base em Filipenses 2, o que você precisa fazer para ser esse filho:

 

1. Agir independentemente do que está sentindo e vendo

Você precisa agir independente do que está sentindo e vendo. Você não pode ser almático. Não pode ser dominado por suas emoções, mas pelo Espírito de Deus.

 

2. Ter uma nova vida, uma vida de transparência

Você precisa ser, em todo o tempo e em todo o lugar, uma pessoa transparente. Porém, isso não significa que irá ferir as pessoas. Transparência não tem nada a ver com grosseria ou má educação.

 

3. Ter o desejo de ser exatamente o que Deus planejou

Você é filho de Deus. Não abra mão dessa bênção. Você não é qualquer pessoa. É a escolha do coração do Pai. Isso é uma grande honra. Não pode ser desperdiçada.

 

4. Ter a coragem de se autoesvaziar

Ter menos de si e mais de Deus. Quando as pessoas olharem para você, precisam ver menos do que você é e mais de Deus.

 

5. Ter a forma de servo

Devemos ter a forma, o jeito, a maneira, a vida de servo. Alguns querem ser senhores sem ser servos e outros querem ser pais sem aprender a ser filhos. É tempo de mudança.

 

6. Ter a forma de gente

Você é gente, mas você é santo. Você é ajustado, justificado pelo Senhor. Jamais esqueça essa verdade. Não queira ser aquilo que você não pode ser. Mas, também, não seja menos do que o Senhor estabeleceu para você enquanto gente.

 

7. Ter forma de figura humana, mas de alguém restaurado

Algumas pessoas quando se convertem pensam que já não moram mais neste mundo. Isso não é verdade. Você é uma nova criatura, uma pessoa restaurada, mas não virou anjo. Continua sendo gente, tendo forma humana.

 

8. Ter um coração humilde

Quanto custa ser humilde? Custa deixar de ser arrogante, prepotente, ensimesmado. Deus quer passar a lixa e curá-lo. Para ter um coração humilde, é necessário buscar a Deus. Quando você se esvaziar e se tornar humilde, Deus vai exaltá-lo sobremaneira e lhe dar um nome de excelência. Humildade não é sinônimo de pobreza, é tratamento de alma, é simplicidade de coração.

 

9. Ter uma vida de obediência

Vida de obediência é abrir mão da própria vida para viver a vida de Deus. Quem não obedece vive de perdas, vive de luto. Quem desobedece assina o óbito, morre. Em algum âmbito e nível, ocorre a morte. Ocorre morte nas emoções, nos relacionamentos, nas finanças, etc. Não existe um que desobedeça que não sofra as consequências da desobediência. Quando papai e mamãe disserem: Não vá. Não vá, amado! Obedeça!

 

10. Ter consciência de que Deus o exaltará e não os homens

Você precisa lembrar que a característica de um líder curado é ter a certeza de que a exaltação e a honra vêm de Deus e não dos homens. Há pessoas querendo reconhecimento humano. Você precisa aprender o caminho do Trono. Se você conhecer o caminho do Trono, encontrará solução para todas as coisas. Tire a confiança do homem e ponha a confiança em Deus. Não espere a glória humana, pois é Deus quem vai honrá-lo. A sua alma vale muito e o diabo intenta destruí-la. Às vezes, as pessoas querem honras humanas e, de tanto esperarem em homens, recebem frustrações. Nós precisamos dos nossos líderes, mas nossa dependência está em Deus. Tire o coração da motivação errada.

 

11. Ter um nome honrado

A Bíblia diz que mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas (Provérbios 22:1). Isso significa dizer que você, como filho de Deus, deve ter um nome honrado, limpo. Como anda o seu nome pela praça? Se você precisa fazer alguns consertos, creia que Deus restituirá o seu bom nome; o seu nome será honrado.

 

12. Ter uma vida que leva uma geração a confessar Jesus

Só podemos ser plenamente curados se passarmos pelo novo nascimento. Quando Deus fez o homem, soprou nele o fôlego da vida. Quando o homem abriu os olhos, a primeira coisa que ele viu foi o Pai e deu um sorriso. Deus lhe disse: Você é autoridade, você é um líder, dominará sobre os animais da Terra. Depois do pecado, Adão envergonhou-se de ver Deus. Hoje, todos que nascem não riem, choram, pois a Terra está sujeita ao pecado. Porém, Deus tem a promessa de estancar o nosso choro. Quando nascemos de novo, temos novamente a promessa de vê-lO face a face.

Deus é um Pai perfeito, amável, sem feridas. Nós chegamos diante dEle cheios de feridas e Ele nos cura. A função do diabo é nos traumatizar através das autoridades que estão sobre nós. Mas, podemos encontrar em Deus um Pai amável e amigo. Por intermédio de Jesus, podemos ser filhos sarados. Essa é a chamada que dEle recebemos.