Obediência e renúncia: Requisitos para um Líder de Êxito

on . Posted in Estudos para os 12

Textos: Filipenses 2:5-11 / Mateus 8:5-10

Verdade Central: Quem quiser ser líder de uma multidão terá que renunciar uma "multidão" de coisas. Tudo na vida tem um preço, seja você nascido de novo ou não.

Introdução: A nossa salvação, que nos é dada pela graça de Deus, custou o preço mais alto do Universo: o sangue de Jesus, derramado na Cruz do Calvário. Então, se você quer ser um líder da Visão Celular no Modelo dos 12, se você quer ter sucesso com Deus, tem que seguir três passos: renunciar, continuar renunciando e viver renunciado.

Renunciar, então, é dizer sim pra Deus sempre. Todas as vezes que você disser "sim" para Deus, renuncia alguma coisa. Não existe ninguém que tenha dito este "sim", sem que tenha algo para consertar ou para deixar para trás.

A renúncia e a obediência caminham juntas. No Reino de Deus, não existe ninguém que renuncie sem ter o caráter de obediência. Para renunciarmos, precisamos conhecer a rota do obedecer. A maioria de nós tem duas heranças de desobediência:

 

1. A adâmica

Desde o Éden, o homem decidiu desobedecer e a primeira pessoa que ele decidiu desobedecer foi Deus, que representa a maior figura de autoridade. Quando falamos de desobediência, falamos de quebra de princípios de autoridade. Um exemplo dessa quebra é o desrespeito dos filhos aos pais.

 

2. A da falta de educação

A nossa sociedade é doente porque não foi educada em casa. Muitos pais não tiveram - ou não têm - voz de autoridade sobre os filhos, que cause impacto sobre a vida deles. Às vezes, nós mesmos subjugamos ou subestimamos a voz de autoridade de nossos pais. Por isso, o mundo está neste nível de desobediência.

Existe uma babá eletrônica chamada televisão, carregada de ingerências malignas na sua programação, que está formando os nossos filhos e influenciando-os, para transformá-los em pessoas com a mente totalmente voltada para as coisas mundanas e afastá-los de Deus. Por isso, dentro da nossa casa, lutaremos para ter homens e mulheres reeducados, com a natureza de Adão quebrada, recebendo a natureza de Cristo.

Para sermos obedientes, precisamos renunciar a herança adâmica que durante tanto tempo influenciou gerações rumo ao desespero e ao pecado. Também precisamos reconhecer que Deus nos libertou do jugo do pecado e que "nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus..." (Romanos 8:1). Vamos quebrar o jugo adâmico e o da má educação, que levou gerações ao caos, e reassumir a postura de restauradores dos valores de Deus na vida do homem.

 

O que é ser obediente?

É ter submissão à autoridade legítima; é se sujeitar e ter docilidade (dicionário Michaelis). Obedecer também não é concordar. Quantas vezes você não concordou com seu chefe, mas teve que obedecer?

O maior exemplo de obediência é o de Jesus, que deixou a Sua glória e resolveu vir à Terra, sofrer, morrer e ressuscitar para nos salvar. Humanamente falando, achamos que Deus Pai poderia ter escolhido outro meio para salvar a humanidade, mas, na Sua infinita sabedoria e por Seu amor que excede todo entendimento, Ele resolveu que Seu Filho deveria passar por todo aquele sofrimento. E, Seu Filho obedeceu, para que todos nós pudéssemos ter vida através dEle (Filipenses 2:8, Mateus 8:5-10).

 

O limite da obediência

A obediência tem um limite: até a morte (Filipenses 2:5). Não é para estabelecermos nossas próprias cláusulas, artigos, etc. Se procedermos em obediência, sempre teremos uma recompensa tremenda: seremos exaltados.

Um dia, um centurião romano foi até Jesus buscar a cura de um servo muito enfermo (Mateus 8:5-10). Nesse texto o centurião fala sobre obediência e autoridade, e Jesus não questionou. Se fosse outra pessoa, poderia dizer: Quem és tu, para me ensinares sobre obediência? Mas, a Bíblia diz que Jesus Se admirou, ou seja, ficou maravilhado com a fé daquele homem, que resultou na cura do servo, sem Jesus nem mesmo ir à casa do centurião, e este estrangeiro acabou sendo honrado no meio dos judeus.

 

A recompensa da obediência

O Senhor Jesus é o nosso maior exemplo de obediência. Este texto bíblico resume a recompensa que o obediente recebe da parte do Senhor: "E, achado na forma de homem, (Jesus) humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." (Filipenses 2:8-11)

 

Conclusão

Se nós entendermos essas cláusulas, viveremos o êxito. Além de rejeitarmos a herança adâmica com os seus apelos e nuances, devemos rejeitar também a má educação. Quando essas realidades acontecerem, então compreenderemos o que é obediência. Aprenderemos o limite da obediência e, por fim, teremos a recompensa da obediência.