Leviatã fecha os céus através da murmuração - Parte final

on . Posted in Estudos para os 12

Leviatã fecha os céus através da murmuração

Parte Final

Texto: Números 21: 4-9

Verdade Central: As pessoas podem atrair Leviatã, escorpiões e serpentes quando desonram a Deus e ao líder. Elas não conseguem romper nem avançar quando desonram a Deus a ao líder, pois desonra é pecado.

Introdução: Em Números 21, o povo descobriu e confessou que havia pecado contra Deus e contra o líder. Como prosperar se há pecado de desonra a Deus e ao líder? O pecado contra Deus e contra o líder fecha os céus da oportunidade e serpentes abrasadoras são enviadas.

No estudo passado, vimos que devemos tomar cuidado com a murmuração, pois as palavras têm o poder de construir e de destruir. A palavra que você lança através da murmuração e da inquietação, atrai serpentes e quem estiver na frente será picado. A serpente que aparece no texto de Números 21, serpente abrasadora, possui três objetivos morder, envenenar e matar.

 

2. Envenenar

A serpente causa envenenamento por um tempo. A Bíblia diz que o povo ficou envenenado por um tempo, até que Moisés conseguiu fazer um ato profético para desenvenenar o povo. Algumas pessoas ficam por um tempo mordidas e, outras, por um tempo envenenadas.

Moisés precisava fazer alguma coisa. Então, o povo foi até Moisés e pediu para que ele orasse, intercedesse e removesse o veneno das serpentes. A solução, o antídoto, o desenvenenamento está na mão do líder, isso se ele não estiver contaminado, envenenado pela serpente. Sabe qual a solução para remover o veneno daquele discípulo que está doente, envenenado? O líder orar e interceder por ele.

A ordem que Deus deu a Moisés era que a pessoa precisava conseguir olhar para a serpente, então seria curada. Sabe por quê? Uma pessoa picada e envenenada por uma serpente, a primeira coisa que perde é a visão. A Bíblia está dizendo que, se eles conseguissem olhar e reconhecer quem os havia picado, seriam curados. Ou seja, se você conseguir detectar quem ou o que o envenenou, receberá cura.

A primeira área afetada em uma pessoa picada por uma serpente é a visão. A visão reduz para três metros. Por isso, muitos que eram picados não conseguiam olhar para a serpente e, por isso, morriam.

Se o discípulo não consegue ver quem o envenenou, morre. É preciso reconhecer a serpente que o picou, saber onde ela está. Deus não mandou fazer serpentes para adoração, mas para que o povo identificasse quem o havia picado e envenenado, e buscasse a cura.

Se você anda na rota de um líder, de uma pessoa que o envenena, fuja, corra. Há pessoas que são malignas, têm elaborações mentais, por onde passam destroem as pessoas com seus venenos mentirosos; são filhos da serpente. Criam histórias mentirosas e fazem com que as pessoas acreditem em suas mentiras como verdades.

É preciso tirar as pessoas da mordida do envenenamento e transportá-las para o arraial dos curados. Você é o líder que deve tirar o veneno que já está correndo no sangue dos seus discípulos, e que já reduziu a visão, prejudicou o raciocínio e tem feito com que falem muita bobagem. Caso contrário, haverá morte.

Se você é um ungido de Deus, as serpentes podem até entrar no arraial, mas você não será nem mordido nem envenenado. Você é o líder. O líder tem o antídoto para identificar os que foram mordidos e levar a cura a estes.

O problema é que o líder precisa identificar a serpente e evitar as rotas que podem levá-lo ao veneno. O líder deve ser o antídoto para os discípulos. Quando o líder não identifica a serpente, fica envenenado, contamina o raciocínio, a visão, as vísceras.

Você sabe que muitos já morreram e outros estão morrendo. Mas a verdade é que Deus sempre é com o líder. Então, não permita que as pessoas envenenem sua credibilidade e a unção e você fique assistindo sem fazer nada. Denuncie! Estamos tratando de coisas sérias. Somos os representantes oficiais do Reino de Deus. Cuidado com os venenos. Se há veneno no arraial, significa que há perigo de morte. E o problema não está em ser mordido e envenenado, mas na morte.

 

3. Matar

Matar o líder é o maior alvo da serpente. A serpente não quer apenas morder e envenenar, mas matar o líder. A Bíblia diz que muitos do povo morreram. Entre eles, com certeza, estavam líderes, homens nobres.

A serpente escolhe os lugares onde picar. O lugar preferido pela serpente é o calcanhar, pois imobiliza a pessoa e a impede de andar. Se a pessoa fica paralisada de imediato, não tem como buscar socorro.

Observe que na roça as pessoas usam botas para proteger o calcanhar. Elas sabem que para cada calcanhar há uma serpente na mira. Não se iluda: existe uma serpente em busca do seu calcanhar, para imobilizar que você ande, conquiste, avance.

O alvo da serpente é pegá-lo no lugar certeiro. Se você não caminha mais na velocidade em que caminhava, saiba que não é porque ficou mais velho, é porque uma serpente o picou e o alvo dela não é apenas deixá-lo mordido e envenenado. A serpente decretou morte para você. Fuja dela e não permita que o seu calcanhar seja mira da serpente. Não seja mais um.

Somos conhecedores de que um dos nomes da serpente é Neustã – aquele que domina. O que domina a sua vida? Mordidas, venenos, murmuração, impaciência? O texto de João 10:10 expressa bem o trabalho da serpente. O diabo vem para roubar, matar e destruir. O envenenamento rouba algo, assim como a mordida. Quem está envenenado foi roubado na paz, na esperança. A serpente destrói quando mexe na visão e no raciocínio. Um homem sem visão é um homem sem sonho. Mas o alvo final é sempre matar. O nome da serpente é diabo, Lúcifer, que rouba, destrói e mata.

Yeshua é o antídoto. E Ele veio para dar vida e vida em abundância. Roubar a promessa, destruir o relacionamento, matar os sonhos é o alvo da serpente. Como homens de Deus, estamos para ser ressuscitados nas promessas, nos relacionamentos e nos sonhos. O diabo jamais ganhará de Deus. No dia em que você pisar na cabeça do diabo, descobrirá que ainda que ele tenha ferido o seu calcanhar, você tem poder para feri-lo na cabeça. Para calcanhar ferido, há cura, mas não há cura para a cabeça esmagada da serpente.

Deus quer que você seja um esmagador da cabeça da serpente para que a murmuração e a impaciência não façam parte da sua vida. Assim, não haverá espaço para serpentes abrasadoras, e todo envenenamento que chegou a sua vida, sua casa, serão removidos. Deus não o criou para ser reduto de serpente, muito menos recipiente para veneno.

A Bíblia diz em João 3:14, que do mesmo modo que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo aquele que nEle crê tenha a vida eterna.

A serpente foi levantada como um símbolo de quem envenenou. Jesus foi levantado como sinal do antídoto. Se a serpente pode envenenar, existe Alguém muito mais poderoso que a serpente. Jesus é o Único que pode arrancar o veneno que estava sobre a sua vida, que Leviatã tentou trazer no seu arraial.