Características de um líder de multidão - Parte Final

on . Posted in Estudos para os 12

Texto:"Partindo Jesus dali, chegou ao pé do mar da Galileia; e, subindo ao monte, sentou-se ali. E vieram a ele grandes multidões, trazendo consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e outros muitos, e lhos puseram aos pés; e ele os curou; de modo que a multidão se admirou, vendo mudos a falar, aleijados a ficar sãos, coxos a andar, cegos a ver; e glorificaram ao Deus de Israel." (Mt 15:29-31)

 


Verdade Central: Deus tem para você um coração de líder de multidão, para que você se apaixone por muitas vidas e traga para o reino físico o que Deus já lhe deu no espiritual.

Introdução: Em Mateus 15:29-31, está escrito que grandes multidões se aproximavam do Senhor, das mais distantes regiões e de diferentes classes. Alguns criam, se alegravam, eram curados, dispostos, outros não eram nada disso, eram críticos, duvidavam. 

 

Analisando o texto de Mateus 15:29-31, vimos que a multidão que Deus vai nos dar não é de pessoas perfeitas, e precisamos ter um coração que compreenda isso. Geralmente a palavra multidão está associada ao termo original demos, que significa uma raça facilmente manipulada. Mas, em Mateus 15:29-31 não há este significado e, sim, laos, que significa povo eleito, que é a Igreja do Senhor Jesus, com um caráter de compromisso. Como primeira característica de um líder, vimos que ele traz as multidões para o seu nível e não se amolda a elas. Agora, veremos as outras duas características.

2. Faz das multidões um só povo

 

Mateus 15 diz no verso 29 "grandes multidões", e, no verso 31, "a multidão". Podemos chegar no Reino como multidões, mas o líder de êxito transforma essas multidões em um só povo, a herança de Deus. Quando as pessoas vêm, estão cheias de conceitos e pré-conceitos, confusas na mente, mas todos eles se tornarão um só povo. Quando falamos do Reino de Deus, não há duas linguagens, nem dois sentimentos, temos um só coração e um só pensamento (At 4:32). Essa multidão não será chamada de massa manipulada e, sim, Povo Eleito de Deus. Nesse pensamento, o líder:

 

2.1. Move-se no Espírito de Deus e leva todos ao mesmo mover. O líder sabe que os milagres que vão ocorrer não dependem dele, mas do Senhor.

 

2.2. Concentra todos num só propósito. Na Visão Celular no Modelo dos 12, o propósito é Ganhar, Consolidar, Discipular e Enviar.

 

2.3. Ministra de igual modo a todos. Não podemos dar privilégios a uns e menosprezar outros. Um líder é apaixonado por gente, independente da classe social das pessoas.

 

3. Leva a multidão a glorificar a Deus

 

Quando chegamos como multidões, viemos debaixo de um interesse pessoal. Queremos que Deus supra as nossas necessidades. Não estamos atrás do Deus da bênção, mas das bênçãos de Deus. Quando Deus atinge nossos corações e arranca os interesses pessoais, passamos a ser o povo conformado à imagem dele. Enquanto somos massa, buscamos interesses individuais. 

 

"...a multidão se admirou, vendo mudos a falar, aleijados a ficar sãos, coxos a andar, cegos a ver; e glorificaram ao Deus de Israel." (Mt 15:31)

 

Quando passamos a ser povo, todos glorificam a Deus. Se não levarmos o povo a essa glorificação, estamos em dívida. Quando o fazemos, nossa humanidade sai de ação e o Espírito de Deus Se move para a operação. O líder que consegue fazer o povo glorificar a Deus:

 

3.1. Traz as maravilhas do Pai para o povo. A palavra "maravilha" significa um milagre específico. É isso que Deus faz através de um líder cheio do Espírito Santo. Um decreto que este líder disser se transformará em maravilha de Deus, que será glorificado. Deus quer que você entenda quais são os projetos que Ele tem para sua vida, para que os milagres específicos aconteçam em e através de você. Quando Deus faz milagres, nós nos maravilhamos e glorificamos, mas quando descobrimos que nós podemos ser usados para que os milagres aconteçam, falamos: "Quem? Eu?". É isso mesmo: VOCÊ!

 

Mateus 15:29-31 é a parte em que Jesus operou. Nos versículos 32 a 39, vemos Jesus transferindo a unção para os discípulos operarem as maravilhas: multipliquem os pães e os peixes para alimentar a multidão. A responsabilidade nesse momento repousava sobre os discípulos, ou seja, o Senhor curou toda a sorte de enfermidade no físico e na alma, e agora ungia os discípulos para alimentar a multidão:

 

"Jesus chamou os seus discípulos, e disse: Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que eles estão comigo, e não têm o que comer; e não quero despedi-los em jejum, para que não desfaleçam no caminho. Disseram-lhe os discípulos: Donde nos viriam num deserto tantos pães, para fartar tamanha multidão? Perguntou-lhes Jesus: Quantos pães tendes? E responderam: Sete, e alguns peixinhos. E tendo ele ordenado ao povo que se sentasse no chão, tomou os sete pães e os peixes, e havendo dado graças, partiu-os, e os entregava aos discípulos, e os discípulos á multidão. Assim todos comeram, e se fartaram; e do que sobejou dos pedaços levantaram sete alcofas cheias. Ora, os que tinham comido eram quatro mil homens além de mulheres e crianças. E havendo Jesus despedido a multidão, entrou no barco, e foi para os confins de Magadã."

3.2. Traz para o povo fidelidade de aliança. Peixe, na Bíblia, significa aliança. Quando Jesus chamou Seus primeiros discípulos, eles estavam pescando. Depois de ressuscitar e aparecer aos discípulos, Jesus pergunta se há alguma coisa para comer, e havia peixe. Quando apareceu aos discípulos na Galileia e restituiu Pedro, que O havia negado, estava comendo peixe. 

 

3.3. Descobre os recursos que Deus colocou nas mãos da Igreja. A Igreja tem que ousar a fé, resgatá-la e ativá-la, usando os recursos que Deus já lhe deu para investir no Reino.

 

3.4. Está pronto para uma grande pescaria. Um líder tem que estar preparado para isso, para ter um crescimento sem precedentes no seu ministério, porque a colheita desse tempo será enorme e você, pai ou mãe de multidão, tem a responsabilidade de apresentar a Deus as vidas que Ele mesmo lhe entregou para que fossem cuidadas por você.

Hoje, deparamo-nos com multidões com vários tipos de fome: moral, ética, física e fome e sede de ouvir a Palavra de Deus. Jesus nos chamou para saciar tudo isso. A Igreja deve ser um local onde ninguém deve faltar por necessidade financeira, material, nem um local onde falta alimento espiritual puro. As Células vão suprir a necessidade de todos, guerreando contra o espírito da pobreza, ruína e miséria e trazer libertação para o povo.