Características de um líder de multidão - Parte 1

on . Posted in Estudos para os 12

Texto:"Partindo Jesus dali, chegou ao pé do mar da Galileia; e, subindo ao monte, sentou-se ali. E vieram a ele grandes multidões, trazendo consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e outros muitos, e lhos puseram aos pés; e ele os curou; de modo que a multidão se admirou, vendo mudos a falar, aleijados a ficar sãos, coxos a andar, cegos a ver; e glorificaram ao Deus de Israel." (Mt 15:29-31)

Verdade Central: Deus tem para você um coração de líder de multidão, para que você se apaixone por muitas vidas e traga para o reino físico o que Deus já lhe deu no espiritual.

Introdução: Em Mateus 15:29-31, está escrito que grandes multidões se aproximavam do Senhor, das mais distantes regiões e de diferentes classes. Alguns criam, se alegravam, eram curados, dispostos, outros não eram nada disso, eram críticos, duvidavam. 

Jesus foi um Líder que atraiu a todos, não para Sua própria glória, mas para a glória de Deus. Com que objetivo Deus lhe entregaria uma multidão? Existem vários interesses obscuros que levam alguém a querer ser líder de multidões:

- Fama. Deus nunca vai lhe tornar líder para isso, pois a glória é dEle e Ele não a divide com ninguém.

- Poder. Há líderes que desejam se mostrar aos colegas de ministério como o "poderoso", o "que tem muitas células".

- Autopromoção. Alguns líderes querem provar a si mesmos que são capazes, que conseguem o que querem.

Esses não são os interesses de Deus. O Senhor não entrega multidão a quem tem interesses egoístas e de duplo sentido. As multidões vêm a nós para que suas necessidades sejam supridas, e hoje a maior necessidade que o povo tem é fome, fome de Deus, de justiça, de amor.

Multidão laos X multidão demos

Reunir uma multidão pode até ser fácil. Basta anunciar um show, uma apresentação de alguém famoso. Mas, em Mateus 15:29-31 existe uma diferença no termo original para multidão. Esta palavra geralmente está associada à palavra demos, de onde vem democracia, democrático, cuja expressão significa manipulação, raça facilmente manipulada. Ou seja, podemos ter uma multidão para manipular.

Em Mateus 15:29-31, não há este significado e, sim, laos, que significa povo eleito. Ou seja, uma multidão pode apresentar comportamentos totalmente desenfreados, descomprometidos, na expressão demos. Porém, a Igreja do Senhor Jesus é uma multidão laos, é um povo de caráter, de compromisso.

Três características de um líder

1. Traz as multidões para o seu nível e não se amolda a elas

Nós, que conhecemos a Palavra e devemos ser o modelo, não podemos ser influenciados pelas murmurações, pelas enfermidades da alma das pessoas. É o líder que deve transformar a multidão, e não o contrário. Quando Jesus Se assentava com os pecadores, não se tornava um deles, antes os transformava em santos. O líder:

1.1 Quebra fortalezas

Numa multidão, há toda sorte de problemas, e o líder sabe que tem autoridade em Jesus para quebrar fortalezas e amarras, lembrando do decreto de Mateus 16:19: "o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus".

1.2 Molda o caráter de Cristo em cada um da multidão

O que precisa ser moldado no caráter de cada um é o caráter de Jesus. Não vamos reunir uma multidão para plantar nossos conceitos, debaixo da própria eloquência, para disseminar uma ideia humanista. Somos líderes com o objetivo de plantar a verdade de Cristo em cada coração: "Cristo em nós, a esperança da glória." (Cl 1:27)

1.3 Coloca a vida de cada discípulo aos pés do Messias

Você deve apresentar sua multidão a Jesus, porque quem vai fazer a mudança na vida dos seus liderados não é você, que não pode, é Ele, para que a glória seja dEle.

1.4 Cura, pelo Nome de Jesus, toda sorte de enfermidade

A palavra enfermidade, que aparece em Mateus 15:29-31, vem de terapeiam, de onde nasce terapia. O líder tem uma palavra de autoridade no Nome de Jesus para curar tanto o físico quanto a alma de cada pessoa. Se você se admira com o que Jesus fez, ficará mais maravilhado ainda, porque coisas maiores você fará no Nome dEle: "Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai." (Jo 14:12)

O Apóstolo Paulo soube muito bem o que era fazer esses milagres. A Bíblia fala que certa vez bastou olhar para um enfermo para ver que este era cheio de fé. Paulo nem precisou orar naquele momento, apenas deu um comando para o homem:

"Em Listra estava sentado um homem aleijado dos pés, coxo de nascença e que nunca tinha andado. Este ouvia falar Paulo, que, fitando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado, disse em alta voz: Levanta-te direito sobre os teus pés. E ele saltou, e andava." (At 14:8-10)

A multidão que Deus vai nos dar não é de pessoas que já chegam saradas, transformadas. Vamos encontrar toda sorte de pessoas, tanto com problemas físicos, quanto emocionais e espirituais. Mas, nenhuma delas precisa ficar assim. Elas virão cheias de problemas e precisamos treinar nosso coração para estar entre essas pessoas, porque elas podem mudar a atitude e se converter.