Sião, nossa origem para ser Modelo - Parte final

on . Posted in Estudos para os 12

“E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.” (Is 2:2,3) 

Verdade Central: Precisamos saber de onde viemos, compreendendo que Sião é nossa origem para que sejamos Modelo por onde passarmos. E, para isso, faz-se necessário descobrir a nossa essência. 

Introdução: Dizem que o ser humano tem três crises: 1. Quem eu sou. 2. De onde eu vim. 3. Para onde eu vou. Nós, Corpo de Cristo, líderes por confiança e graça imerecida, não vivemos em crise, mas em Cristo. 

Em Jeremias 31:6 está escrito: “Porque haverá um dia em que gritarão os vigias sobre o monte de Efraim: Levantai-vos, e subamos a Sião, ao Senhor nosso Deus.” A nossa origem veio de Sião, a nossa origem brotou de Jerusalém. E a nossa origem veio para fazer algo fundamental no Planeta: tornar-nos modelo. 

Ser Modelo exige algumas renúncias e muitos desafios pela frente, como as guerras que vimos no estudo anterior. Contudo, quando estabelecemos os territórios, vamos ganhando cada vez mais e mais discípulos. Estes vêm com o desejo de trabalhar para Jesus, viver para Ele e ter a essência dEle. 

Ser Modelo para Deus e para os homens 

Ninguém se autoafirma modelo. Mas todos, sem exceção, são modelos, seja para Deus e para os homens, ou para o diabo e para os homens. Você escolheu ser um Modelo para Deus, mas, infelizmente, conhece pessoas que escolheram ser modelo para o diabo. 

Em Lucas 6:12-16, Jesus escolhe 12 homens para serem Modelo, Apóstolos de um poderoso avivamento. E foi o que aconteceu. Mas, no verso 16, encontramos um homem, Judas, que era Modelo, mas que decidiu se transformar em um modelo diferente. Judas se fez traidor. 

As pessoas podem ser modelo da vida de Deus e se tornarem, por decisão, modelo de traição. Como também, podem ser um modelo deturpado, mas permitirem que Deus entre em suas vidas e as transforme em líderes de avivamento. Essa é a minha história, essa é a sua história. 

A nossa história é voltar para a origem de Deus em nós, para não sermos modelo como os Zelotes. 

Modelo Zelote 

Alguma vez você depositou o coração em alguém e depois percebeu que essa pessoa não era o que você imaginava? Certamente, isso já aconteceu com você. Esses são os zelotes. 

Os zelote eram um grupo político que existia na época de Jesus, mas que parecem estar vivos até hoje, pois muitas pessoas vivem apunhalando outras de certa forma. Zelote abraça numa alegria tão grande, para depois matar por trás. Há pessoas que são zelotes, esperam a hora de apunhalar. É difícil conviver com essas pessoas. Elas são ‘maravilhosas’, mas podem ser traidoras. 

Jesus disse que escolhera os discípulos em número de 12, mas um deles era o diabo. Nessa hora Jesus entrou no autojulgamento. Cada um tinha que julgar o tipo de diabo que havia dentro de si. Só Jesus sabia o que eles tinham no coração. A Bíblia diz que o que temos em nosso coração é o nosso tesouro. 

O modelo zelote é aquele que caminha conosco, mas possui valores invertidos. Este espera a hora para nos apunhalar. São os ‘crentes’ difíceis de serem tratados. Passamos a vida derramando de Deus no caráter deles e eles não querem. Eles preferem outra origem e optam por outra semelhança. 

O Modelo que devemos ser 

Devemos ser um modelo segundo o coração de Deus. Eu creio que você pode ser tão curado, restaurado, santo, que as pessoas desejarão parecer com você. Porque você não é de origem definida é de origem definitiva. Definitivamente você está decidido a seguir Aquele que morreu por você. 

Precisamos ser como o Apóstolo Paulo. Ele ensinava que as pessoas deviam imitá-lo porque ele imitava Cristo. É muita coragem! Hoje está fácil querer imitar a história de alguns sem conhecer o histórico da bagagem. Talvez você olhe e até deseje se parecer comigo ou com outro líder de êxito, mas será que você está disposto a passar pelo que nós passamos para chegar onde chegamos? 

Hoje eu tenho um bom carro, uma boa casa, mas antes eu não tinha, sequer, uma bicicleta. Minha mulher, grávida de nove meses, precisava correr para pegar o ônibus. Está tudo bonito hoje, mas existe história, pois não existe profeta sem história. 

Construir história para ser Modelo 

Construir história para ser modelo é o nosso legado. Eu tenho legado para colher o que eu plantei. Por isso, eu sei que chegará um dia no qual as pessoas olharão para você e terão prazer em segui-lo porque verão que você é um conquistador de territórios. 

Construa a sua história sobre o que Deus estabelecerá na sua vida. Ele construirá coisas novas em você. Você nasceu para ser Modelo, mas precisa conhecer a sua origem. Conhecemos a nossa origem quando revelamos a nossa história. 

Você nasceu para ser Modelo de um poderoso avivamento. Seremos modelo para milhares de milhares em nossa geração. Esse é o nosso legado. Essa será a construção da nossa história como modelo que conhece a sua origem, e a nossa origem é Sião. 

É preciso que o mundo olhe para nós e veja um Modelo. A origem exige que sejamos Modelo. O Modelo é uma inspiração para centenas e milhares que estão perdidos no mundo, buscando um referencial. Você é a escolha do coração de Deus para este momento!