Sião, nossa origem para ser Modelo - Parte 1

on . Posted in Estudos para os 12

Texto: “E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.” (Is 2:2,3)

Verdade Central: Precisamos saber de onde viemos, compreendendo que Sião é nossa origem para que sejamos Modelo por onde passarmos. E, para isso, faz-se necessário descobrir a nossa essência.

Introdução: Dizem que o ser humano tem três crises: 1. Quem eu sou. 2. De onde eu vim. 3. Para onde eu vou. Nós, Corpo de Cristo, líderes por confiança e graça imerecida, não vivemos em crise, mas em Cristo.

Em Jeremias 31:6 está escrito: “Porque haverá um dia em que gritarão os vigias sobre o monte de Efraim: Levantai-vos, e subamos a Sião, ao Senhor nosso Deus.” A nossa origem veio de Sião, a nossa origem brotou de Jerusalém. E a nossa origem veio para fazer algo fundamental no Planeta: tornar-nos modelo.

 

Sua origem: ser Modelo

A nossa origem e a nossa forma, a nossa essência e a nossa imagem, vêm de Deus, do Deus de Israel. Fomos feitos à imagem e semelhança dAquele que nos criou. E fomos criados debaixo de decretos.

Os decretos de Deus para o homem, segundo Gênesis, foram: ser fecundo, crescer e multiplicar. Fomos chamados por Deus para sermos fecundos, crescermos e multiplicarmos, o que nos leva, posteriormente, a conquistar. E não apenas isso, Deus disse que nos dava poder e domínio sobre os territórios.

“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.” (Gênesis 1:27-30)

Então, desde Gênesis, na criação do homem, existem decretos da parte de Deus. O homem tem autoridade para dominar o território que Deus entregou a ele. Existe, da parte do Senhor, um decreto estabelecido que Ele não muda.

Precisamos ser convictos de que não somos obra do acaso, somos criação de Deus. Não estamos ligados a nenhuma doutrina Pós-modernista e nem doutrina humanista. A nossa essência é voltar ao Criacionismo, de onde saímos, para identificarmos de quem somos. Somos semelhantes Àquele que nos formou.

 

12, Governo de Deus

12 é o governo de Deus. Está escrito, em Gênesis 1:16, que Deus fez dois grandes luminares, um para governar o dia e outro para governar a noite. Governo para o dia e governo para a noite. Assim, ninguém teria necessidade de tropeçar.

Jesus, tomando essa palavra, diz: “... Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo.” (Jo 11:9). Jesus estava dizendo que as 12 horas do dia são para evitar tropeços e andar na luz.

Deus nos deu um Modelo para caminhar na luz e evitar tropeços. Então, não podemos ser modelo de tropeços, tropeçando um no outro e desmentindo a Palavra de Deus, a promessa da origem e da semelhança.

Está escrito em Joel 3:14, que haverá uma multidão no vale da decisão. Mas o capítulo 2 diz que essa multidão não vai se atrapalhar na hora da guerra. Todos estarão alinhados e ninguém tropeçará na hora da guerra.

Pela Palavra, percebemos claramente que fomos criados para ser Modelo, nossa origem não permite tropeços, não permite atropelar um a outro, não permite gerar desconforto um no outro. Até porque para se conquistar territórios novos, não se deve traumatizar relacionamentos. Quando isso ocorre, a conquista não é verdadeira.

Todas as pessoas que traumatizam relacionamentos para alcançar novos territórios entram em maldição. O território legítimo deve ser tomado debaixo de guerra. E para guerrear com dignidade, é preciso ter sabedoria. Com sabedoria, conquistam-se novos territórios.

 

Guerrear para conquistar

Na guerra para a conquista, levamos uma semente que nos permite levantar a bandeira da vitória. Ninguém conquista um território sem antes travar uma guerra. Batalhas são fases, guerra é uma completude.

Então, passamos por fases e por momentos completos para alcançar o nosso alvo: conquistar. Porém, na guerra, enfrentamos, pelo menos, nove batalhas. Até a guerra ser concluída, passamos por nove batalhas. Às vezes, em algumas guerras, em uma só batalha, você obtém a vitória. Mas sabemos que há pessoas que estão numa guerra há décadas e não conseguiram ainda sair dela. Mas tudo é uma questão de tempo e estratégia.

Há um momento que chega o basta de Deus. E quando o basta de Deus chega, a guerra termina, é sinalizada uma trégua para, depois, começar outra. Isso porque as guerras são de fases: pessoais, na liderança, na cidade, no estado, na nação. Não importa a guerra, o importante é alcançar o alvo de forma honesta, sendo Modelo sem esquecer a origem.