Gerando Frutos para Deus Parte 3

on . Posted in Estudos para os 12

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.” (João 15:1,2) 

Verdade Central: Precisamos estar na Videira Verdadeira para frutificarmos e cumprirmos o chamado que recebemos do Pai. 

Introdução: Deus limpa somente aquele que vai produzir mais, aquele que se tornará uma geração de frutíferos. 

A geração de frutíferos não é de interesse pessoal, mas do interesse de Deus. É Deus quem quer levantar uma geração de homens e mulheres frutíferos. Jesus diz que é a Videira Verdadeira, e Ele está atestando que existem videiras que não são verdadeiras. 

Se você é frutífero, então, tem alguém que cuida dos frutos. O Agricultor dessa grande lavoura não é você, é o Pai. Isso quer dizer que o líder é o grande protetor do fruto. Não espere que o fruto cuide do fruto. O fruto pode ter participação com o fruto, mas quem cuida do fruto é o líder. 

Quantos frutos Deus tem lhe dado? Quem deve ter o peso de responsabilidade sobre o fruto que Deus lhe deu é você. A coletividade é importante, porque os interesses são coletivos, porém o maior preocupado com esse fruto tem que ser o líder. 

Jesus disse que era a Grande Videira frutífera e que o Pai cuidava dEle. Nem Jesus abriu mão do cuidado do Pai para que continuasse frutificando. Ele diz que todos os que estão debaixo dEle também são cuidados pelo mesmo Pai, o Agricultor, Aquele que cuida e observa para ver se a videira é frutífera, fazendo passar pelas podas normais. 

Quem poda aqueles excessos que estão como sugadores da seiva e não dão resultados é o próprio Deus. Isso representa um discipulado mais aproximado, não um discipulado distante, solto, que não pode ser tocado e que não há o interagir entre líder e discípulo. O discipulado ensinado por Jesus é um discipulado de relacionamento. 

Jesus disse que o Pai observa quem frutifica e observa, também, quem não frutifica. Então, Jesus quer apontar três situações: 

1. Cortar o consumidor da seiva que não produz 

Jesus diz que aquele que consome seiva e não produz frutos não pode mais fazer parte da videira. E o que é a seiva? É o elemento responsável para liberar todo projeto, até que o fruto apareça. Se a seiva não chega ao galho, a árvore está proibida de frutificar. Mas existem galhos que recebem seiva e não frutificam; estes, Jesus diz que não podem permanecer. 

Dentro do discipulado, a seiva é a unção que deve ser direcionada para o fruto. Não é uma unção somente para as folhas verdes ou somente para o galho viçoso, é a unção específica para frutificar. 

O líder tem essa unção específica para frutificar. O Senhor libera unção para que o Seu povo frutifique. Você não nasceu para ser somente árvore de sombra, nem para ser árvore viçosa, nem para ser árvore bonita e aprazível. Você não é árvore de natal que só serve para enfeite; você é árvore frutífera de frutos permanentes. A seiva está direcionada para sua vida e não pode ser desperdiçada. 

O Senhor diz que essa seiva é para o fruto; esse é o discurso de maior evidência no texto de João 15. Para as folhas que recebem e não dão respostas, o discurso é punitivo. Mas para quem frutifica, o discurso é positivo. Então, Jesus diz que aquele que consome a seiva, mas não produz frutos, não pode mais estar recebendo da seiva. 

Você sabe por que Jesus utilizou a videira para falar do discipulado? Porque a videira não é árvore de fruto isolado, mas é fruto de cacho. Devemos ser como a videira, dar muitos frutos, frutos como cachos, frutos da videira. 

Se você vir um cacho com uma única fruta, sabe que algo aconteceu, alguém passou por ali ou algo interrompeu o processo de crescimento, o que pode ser até mesmo uma anomalia, uma deformidade. Se deveriam existir muitos frutos, mas só tem um, é porque algo anormal aconteceu. Talvez você esteja assim, mas essa anomalia vai ser encerrada na sua vida. Você voltará a dar frutos de cachos. 

Discipulado de frutificação 

Jesus poderia ter dito que era a romã verdadeira, mas não o fez. Ele sabia que ver uma única romã é normal, mas ver uma única uva no cacho é escândalo. O seu discipulado é de frutificação. Não será isolado, mas de muitos e muitos frutos que não poderão ser contados. 

Você sabe que a videira é a árvore que precisa de poda, porque senão não dá a próxima carga. A videira precisa ser podada para fortalecer os outros galhos. Então, Deus fica observando os galhos que são viçosos, mas que não produzem. Você sabe o que acontece? Esses galhos secam naturalmente. Mesmo recebendo a seiva, eles secam, porque são infrutíferos. Por isso, é preciso tomar uma posição, mesmo que doa. 

2. Limpar o investidor da seiva 

Você é investidor da seiva que recebe. Por isso, tudo o que houver em você, que esteja roubando o que você tem, o Pai vai limpar. Há um caminho que não é você fazer o que quer, mas deixar o Pai fazer. 

Jamais esqueça que quem está de olho nos galhos é o Pai. A videira é Yeshua, os galhos somos nós, vamos frutificar a partir dEle. O Pai é o Grande investidor dessa videira. Ele sabe quem responde, quem gasta e consome, mas não responde. Porém, sabe também quem é investidor, quem recebe e produz. 

Quando o Pai vem e corta o galho, não é para punir, mas para fortalecer outro galho. O outro vai receber mais seiva, porque sabe investir no que recebe. Por isso, está escrito que uma medida recalcada, sacudida e transbordante repousará no nosso regaço. Também está escrito que, ao que muito tem, ser-lhe-á dado. Essa é a medida do Reino. No Reino, quem mais dá é quem mais recebe. 

Você sabe que os mares do Brasil não correm para o Amazonas porque a resposta é que o Amazonas é menor do que o mar. O destino do Amazonas é correr para o que tem mais. Essa é a lei da semeadura. Aqueles que têm serão acrescentados, mas os que não têm, até o que têm será tirado. 

Existem algumas pessoas que, a cada dia, percebemos que têm menos, menos, menos. É porque o Pai está olhando e dizendo que são sugadoras de seiva. Portanto, é hora da Igreja começar a responder, segurar a seiva, não ser como consumidor e desperdiçador da seiva, mas como aquele que recebe e responde com frutos de cachos. 

O Pai limpa a videira. Os galhos que não produzem sujam a Videira, corrompem a Videira, depõem contra a Videira. Por isso, Jesus, o Agricultor que julga com retidão, sabe quem é e quem não é. Ele não vai fazer injustiça. E, assim como Deus usa canais humanos para promover a frutificação, Ele usa canais humanos para também cortar aqueles que roubam a seiva e não dão resultados.